terça-feira, 31 de julho de 2012

Conab realiza concurso para renovar quadro de servidores



Medida faz parte do processo de reestruturação do órgão, que é fundamental na regulação dos estoques e na armazenagem no país






Órgão essencial na regulação dos estoques e armazenagem no país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está passando por uma reestruturação. Além das trocas na diretoria, um novo concurso, para preencher 155 vagas, será realizado este ano. O governo conta com a renovação no quadro para sanar a crise na estatal. 


Dos 4400 servidores de todo o país, pelo menos 1000 estão cedidos para outros órgãos ou em licença, e apenas 810 possuem curso superior.  Em dois anos, 80% do quadro de funcionários deve se aposentar.
O último concurso para estatal foi em 2005. A nova seleção, prevista para setembro, abrirá 155 vagas para o cargo de analista, em diferentes áreas de formação, o que deve resolver apenas parte do problema.
De acordo com o superintendente da Conab, Thiago Lima, atualmente, os servidores que compõem o quadro de funcionários possuem uma idade avançada. Para Lima, a entrada novas pessoas, principalmente com idade mais baixa e conhecimento externo do mercado privado ou público, deve promover uma oxigenação da companhia.  


Para o economista Roberto Pisciteli, as contratações deveriam ser constantes. Segundo ele, a realização de concursos é esporádica e feita de forma aleatória.


– Quando as pessoas são admitidas, é quase de improviso, ou seja, não há uma preparação – alega o especialista.
A defasagem no quadro da Conab também preocupa a entidade que representa os pequenos agricultores.  
– No momento que você está com o produto pronto para aquisição, caso esses projetos que foram colocados nas mãos da Conab não tiverem a vazão necessária, fatalmente os agricultores vão acabar perdendo a produção – explica o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.


A falta de pessoal não é o único problema na Companhia. Em novembro de 2011, a Controladoria Geral da União apontou irregularidades na destinação de recursos dos prêmios de escoamento da produção, como o pagamento para empresas em nome de laranjas. A crise culminou com a saída, em fevereiro, do então presidente Evangevaldo dos Santos. Nos últimos três anos, a Conab teve três presidentes diferentes.   


Segundo a assessora de gestão do órgão, Alúdima Mendes, para quem trabalha em uma estrutura como a da Companhia há a necessidade de ter uma estabilidade maior dos seus atores principais. Para a assessora, a troca de gestores implica em parar processo de trabalhos e retroceder. 
As inscrições para o concurso da Conab vão até o dia dois de agosto.


CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário