quarta-feira, 18 de julho de 2012

Brasil fecha acordo com Angola em piscicultura familiar e aqüicultura e instalará fábrica de remédios para Aids em Moçambique




O governo brasileiro fechou um acordo com Angola para incrementar a piscicultura familiar e a aquicultura naquele país. O compromisso foi firmado nesta terça-feira (17) pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e pelo embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, representando o Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IPA), do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas angolanos.
"Esse acordo se insere dentro de um contexto maior de parcerias entre Brasil e Angola, e é de extrema importância, tendo em vista que o trabalho do IPA trará impactos sociais [positivos] para Angola, proporcionando emprego e renda para a população", afirmou o embaixador angolano, Nelson Manuel Cosme.

Dez técnicos angolanos serão capacitados durante seis meses, com instruções sobre técnicas de propagação artificial e criação de peixes. O treinamento prevê ainda ensinamentos sobre a conservação ambiental e a limnologia, que é um estudo científico das águas dos lagos e lagoas quanto às suas condições físicas, químicas, meteorológicas e biológicas.

"É uma grande honra poder compartilhar com Angola nossa experiência nas áreas de piscicultura e aquicultura. Espero que os técnicos angolanos possam tirar grande proveito do intercâmbio – e que esse seja apenas o início de outros acordos que possamos vir a firmar com o país", afirmou o presidente da Codevasf.

Africanos buscam experiência brasileira na agricultura
Os avanços brasileiros na agricultura também atraem os africanos. Nesta quarta-feira (18), representantes do governo de Burkina Faso vêm ao Brasil buscar informações sobre políticas públicas da área de agricultura. O ministro da Agricultura de Burkina Faso, Laurent Sedogo, visitará a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para conhecer a experiência brasileira sobre as políticas de abastecimento.
Um dos principais interesses do país africano é em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. A comitiva também quer saber sobre a compra e a doação de alimentos e maquinários agrícolas.

De acordo com o diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, a reunião faz parte de uma orientação do governo de estabelecer relações mais próximas com países do continente africano. "Já fizemos algumas doações de alimentos para Burkina Faso, referentes a ajuda humanitária, e estamos preparados para ouvir as demandas daquele país e apresentar a experiência brasileira em relação à segurança alimentar e agricultura", afirmou.

Burkina Faso é um país com alta densidade demográfica. Mais de 80% da população depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas.

CPLP debate desafios da segurança alimentar
O vice-presidente da República, Michel Temer, estará em Maputo, capital de Moçambique, no dia 20 de julho, para participar da IX Conferência de Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que vai debater os desafios da segurança alimentar e nutricional.

Os países que integram a cúpula são: Brasil, Angola, Cabe Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fábrica de antirretrovirais em Moçambique
Temer também vai inaugurar em Maputo, no dia (21), uma fábrica de remédios em Moçambique para tratamento da Aids na África. De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, mais pessoas morreram de Aids entre 1999 e 2000 na África do que em todas as guerras no continente.

Em 2010, o Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) informou uma queda significativa no número de jovens infectados em 56 países, mas a Aids continua sendo considerada como uma grave ameaça à saúde pública na região.

A fábrica que será inaugurada pelo vice-presidente brasileiro produzirá 21 remédios diferentes que ajudarão no combate à doença. Moçambique é um dos países que mais registra casos de Aids no mundo.  A proporção de infectados é de um para cada três habitantes.

Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário