quinta-feira, 19 de julho de 2012

Turismo rural e agroindústria é tema de reunião de ministro com secretários municipais




O turismo rural pode ser uma alternativa de agregação de valor para a agricultura familiar. Foi o que ressaltou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante reunião na tarde desta quarta-feira, 18, em Brasília, com representantes da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur). Eles debateram o turismo rural e o fortalecimento das agroindústrias familiares como instrumentos para o desenvolvimento no campo.

O ministro também enfatizou a Lei 11.326/06 que permite aos agricultores familiares outras fontes de renda – até 49% do total de rendimentos. “Temos um amplo espaço para que o agricultor desenvolva outras atividades e aumente sua renda”, afirmou.

Para Pepe Vargas são necessários ajustes na legislação que, atualmente, não motiva os agricultores a abrirem uma agroindústria ou empreendimentos turísticos. A explicação é que ao se regularizarem como micro ou pequena empresa, os produtores perdem a condição de segurado especial da Previdência Social.
A secretária de Turismo de Bento Gonçalves (RS), Ivane Fávero, citou que a agricultura familiar tem uma forte ligação com o turismo, como nas comunidades que se desenvolveram a partir de projetos voltados ao turismo rural agregado a agroindústrias. “Em Bento Gonçalves, as localidades de São Pedro e do Vale dos Vinhedos se transformaram em modelos de desenvolvimento depois de investir no turismo rural. Queremos levar essa experiência para outras regiões do país”, explicou.

MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário