segunda-feira, 9 de julho de 2012

Minas Gerais fortalece produção de própolis verde para aumentar exportação


Produto é um dos que apresentam maior potencial de renda para os produtores



 A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) prevê crescimento das exportações mineiras de própolis verde, produto mais valorizado da apicultura e um dos que apresentam maior potencial de renda para os produtores. Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que a comercialização da própolis especial no exterior com o selo de Minas, entre janeiro e maio de 2012, movimentou cerca de US$ 1,5 milhão.

A própolis é utilizada pelas abelhas para proteger a colmeia. Trata-se de uma substância produzida com a resina encontrada em algumas plantas, sendo mais cotada no mercado a procedente do alecrim do campo. Da produção anual de própolis verde no Estado (cerca de 29 toneladas em 2011, segundo estimativa da Emater-MG, vinculada à Seapa), cerca de 13 toneladas foram destinadas aos países asiáticos. O maior volume foi embarcado para o Japão, mas destinos como a Malásia, Hong Kong e China, recentemente acrescentados à relação dos compradores de Minas, poderão reforçar as exportações.

Para o presidente da Federação Mineira de Apicultura (Femap), Irone Martins Sampaio, os resultados obtidos com as exportações de própolis merecem comemoração.

– A demanda internacional é uma consequência natural do esforço dos produtores mineiros para oferecer um produto de alta qualidade – afirma.

Por isso, segundo Sampaio, a cotação média da própolis verde de Minas no exterior, atualmente, é da ordem de US$ 120 o quilo, o que torna o produto um dos mais valorizados do agronegócio estadual na relação preço/quilo.

Sampaio explica que os apicultores do Estado podem apostar na progressão de suas receitas com a exportação de própolis porque o produto, considerado um antibiótico natural, continua despertando o interesse de pesquisadores como os da Universidade de Nagoia, no Japão. Na Fundação Ezequiel Dias (Funed), também são realizados estudos para o desenvolvimento de medicamentos a partir da própolis.

Fonte: SEAGRO/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário