segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Transformar é modelo em Mato Grosso

No período de 14 a 18 de setembro foi realizado no município de Araputanga-MT o programa-piloto de capacitação de jovens rurais. A coordenadora estadual do Projeto Transformar da Emater de Minas Gerais, Maria Helena Alves Silva, e o Extensionista Geraldo Agostinho de Jesus foram os facilitadores na capacitação da etapa presencial do Projeto “Jovem no campo”, realizado pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Emater de Minas Gerais, Coopernoroeste e Banco do Brasil.

Foram capacitados 26 jovens, filhos e filhas de agricultores familiares cooperados, e 12 extensionistas da Empaer e da Coopernoroeste, que serão multiplicadores em outros municípios do Estado do Mato Grosso.

A capacitação tem duração de 100 horas, sendo 32 horas de aulas teóricas em sala de aula e mais 68 horas em atividades de campo, monitoradas pelos técnicos. Com essa capacitação, os jovens estarão habilitados a conseguir uma linha de crédito especifica, junto ao Banco do Brasil, que é o Pronaf Jovem, com um crédito de até sete mil reais para investimento, com juros de 1% ao ano e até 10 anos para pagar.

2 comentários:

  1. Boa Noite, Presidente,
    Boa Noite amigos do Blog,

    Investir nos jovens rurais é a melhor opção. Não se pode comparar os jovens do passado com os, dos dias atuais. Com o avanço tecnológico e todas as mudanças provocadas em virtude dele, o imediatismo está no ar.

    A natureza não obedece as regras impostas pelo mundo moderno; tudo tem seu tempo. E, o jovem rural tem um grande desafio a ser enfrentado: _ conciliar o novo e a cultura rural, que traz consigo como bagagem. Sem uma base bem formada, e a certeza que ficar no campo não "significa perder o trem da história," é fácil demais optar pela migração, uma péssima opção no contexto histórico que atravessamos.

    O Pronaf Jovem é com certeza uma excelente opção para estimular o jovem a ficar no campo, seja em Minas ou no Mato Grosso.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Migrações são processos normais, e a troca de costumes e rituais exercem um fascínio especial nos jovens. Ademais, uma boa forma de atenuar a migração é ajudar o jovem rural a compreender a riqueza do seu lugar: da atividade agropecuária ao conforto das amenidades rurais.

    E a capacitação permanente e continuada é uma boa maneira de preparar o jovem para o contraditório e o exercício da cidadania igual, enfim para descobrir seu lugar na distribuição da riqueza e da renda e assim melhorar sua posição social, ter vida digna.

    Um abraço, Marcos Dantas (ABER - ALAGOAS). Arapiraca/AL, 28/09/2009

    ResponderExcluir