sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Na era do conhecimento!


Na manhã desta sexta-feira, dia 25, fizemos o lançamento do Campo Digital, um projeto de inclusão digital dos jovens rurais, contribuindo para a
formação de uma nova geração de agricultores familiares. O projeto tem como meta capacitar 300 jovens rurais dos municípios de Minas Novas, Montalvânia e Jequitinhonha. Participarão jovens entre 14 e 29 anos, filhos de agricultores, residentes no meio rural. Extensionistas locais da Emater-MG fizeram mapeamento da demanda na região, para a seleção dos beneficiados.

Os cursos de inclusão digital para jovens rurais no Estado de Minas Gerais serão realizados por meio dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A experiência piloto com estes três municípios tem como objetivo principal ajustar a proposta à realidade de cada CVT e município, e de identificar ajustes no projeto final.

Minas Sem Fome

Agora à tarde, estaremos em Bonfim e Piedade dos Gerais, levando os benefícios do Minas Sem Fome para dezenas de famílias. Em Piedade dos Gerais, além da entrega aos produtores de 100 sacos de sementes de milho e 100 de feijão, será feita a doação de dois tanques de resfriamento de leite, que beneficiarão 30 famílias de pecuaristas de leite do município. Com os equipamentos, será possível manter por mais tempo a qualidade do leite produzido nas pequenas propriedades rurais, além de agregar valor ao produto, aumentando a geração de renda para as famílias.

Em Bonfim serão doados aos produtores 40 sacos de sementes de milho e 40 de feijão, além de três máquinas de costura para a Associação Mineira de Produtores de Bucha Vegetal. A bucha é um produto típico do município e serve de matéria-prima para diversos produtos artesanais, como bonecas decorativas, buchas de banho, chinelos e outros.

Nos eventos desta sexta-feira, nos dois municípios, será formalizada ainda a adesão de dez propriedades de cada um no Programa Minas Leite, que tem como objetivo apromorar a gestão na cadeia produtiva do leite.

Um comentário:

  1. "A pior humilhação que se pode aplicar a um povo é privá-lo de conhecimento" (Abin al Taleb).

    Levar a albetização digital ao campo: um avanço e tanto! É A EMATER contribuindo para que Minas seja, realmente, "cada dia mais, um melhor lugar pra se viver."


    Bom fim de semana para todos!

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir