quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Independência da Extensão Rural

Mais um debate sobre a Lei Geral de ATER aconteceu hoje, na Câmera Federal. A audiência na Comissão de Agricultura foi coordenada pelo Deputado Wanderkolk Gonçalves (PA), autor do requerimento. Além de mim, foram expositores Argileu Silva, do Dater - Ministério do Desenvolvimento Agrário; Antoninho Rovaris, da Contag; Elisangela Oliveira, da Fetraf; Eugênio Ferrari, da Associação Nacional de Agroecologia – Ana e Raimundo Ribeiro, da Emater do Pará.


Vários parlamentares estiveram presentes, tais como: Deputados Pedro Eugênio, Antonio Andrade, Geraldo Simões, Marcio Reinaldo – Presidente da Frente Parlamentar da ATER, Valdir Colatto – Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Lira Maia, Leonardo Vilela, Luciana Costa, Tatico, Waldemir Moka, Fernando Nascimento, Zé Geraldo, Senador Augusto Botelho, Camilo Cola, Eduardo Amorim, Zonta, a Secretária de Estado de Agricultura do Mato Grosso do Sul - Tereza Cristina, além de dirigentes de ATER de vários estados (Paraná, Paraiba, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Norte) ,Hur Ben Correia da ABER e Cícero da FASER.


Pela Asbraer defendemos que, com base nos resultados e nas ações da extensão rural, o serviço seja institucionalizado como essencial. Que a semana da independência seja também um marco histórico da independência da Extensão Rural.


Sem uma extensão rural forte, as inovações e as novas tecnologias não chegarão aos agricultores, especialmente aqueles de menor renda. Sem uma extensão rural forte, não haverá redução das desigualdades entre pessoas e regiões, e os agricultores também não terão acesso às políticas públicas, para desenvolverem com sustentabilidade a agricultura brasileira.


Dentre as proposições apresentandas para a Lei estão a necessidade de comprovação de experiência mínima de 5 (cinco anos) para as entidades que não sejam públicas e que todos os recursos do Orçamento Geral da União – OGU, para ATER ,sejam geridos pelo programa a ser criado pela Lei.


Mais detalhes é só consultar o site da ASBRAER (www.asbraer.org.br).


E o debate continua...

9 comentários:

  1. BOA NOITE CARO JOSÉ SILVA, COMO VAI?????????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MUITO IMPORTANTE O SEU PENSAMENTO DE QUE AS INOVAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS CHEGUEM AOS DE BAIXA RENDA, QUANTA COISA BOA VAI ACONTECER E DEVEMOS APROVEITAR ESSE MOMENTO PARA COLOCAR A AGROECOLOGIA MAIS AINDA EM PRÁTICA , POIS TENHO CERTEZA QUE ESSES PEQUENOS TEM UMA VISÃO GRANDE SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PLANETA POIS VIVEM A VIDA GOSTOSA DO CAMPO!!!!!!!!!!
    REDUZIR DESIGUALDADES ENTRE PESSOAS, QUE MARAVILHA, VIVA ESSES PENSAMENTOS TAMBÉM E QUE SEJAM BREVES SUA REALIDADE OU SEJA A DESIGUALDADE E ESTAMOS PRONTOS A FAZER ESSA EXTENSÃO FORTE E QUE FARÁ CHEGAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS AQUELES QUE DELA PRECISAM.
    SUCESSO JOSÉ SILVA, DEUS TOME CONTA E O RESULTADO SERÁ DIVINO.
    E SE FALANDO EM SUSTENTABILIDADE, TEMOS QUE MOVER CÉUS E MONTANHAS PARA QUE ISSO SEJA REAL IMEDIATAMENTE, POIS AINDA ESTÃO ACONTECENDO COISA ABSURDAS COM O MEIO AMBIENTE.
    NÓS PODEMOS E VAMOS CONSEGUIR.
    ABRAÇÃO E FICA COM DEUS!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Eder,
    Realmente para fazermos as transformações é necessário mover montanhas de desafios. Mas com certeza, por ser uma causa muito justa, não nos faltará energia...
    Agora esperamos que até o dia 18 de setembro de 2009, a Camara Federal realize a votação deste projeto de lei e definitivamente seja o primeiro passo para a independência da Extensâo Rural.
    Sds.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA JOSÉ SILVA, COMO PASSOU??????
    COMO SEMPRE DESEJO QUE ESSE AO CHEGAR O ENCONTRE EM PAZ!!!!!!
    O QUE NÓS EXTENSIONISTAS PODEMOS FAZER PARA AJUDAR ESSA LEI A SER APROVADA?????????????
    QUANTO A MOVER MONTANHAS TEMOS SIM QUE SER FORTES E COM CERTEZA VAMOS CONSEGUIR POIS TEMOS UM GRANDE DEUS AO NOSSO LADO E ELE VAI AGIR E AS PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NELE E ESTÃO FAZENDO COISAS RUINS, QUANDO PODERIAM FAZER BOAS, AINDA MAIS AQUELES QUE TEM O PODER DE FAZER , AÍ SIM QUANDO ELES ACORDAREM PODE SER QUE ARREPENDAM MUITO DE NÃO TER FEITO ALGO DE BOM, QUANDO PODERIAM FAZÊ-LO.
    NA VERDADE AS COISAS ERRADAS QUE ESTÃO SENDO FEITAS É PORQUE NÃO DEIXAM MAIS DEUS ENTRAR NAS ESCOLAS, NAS CASAS E PRINCIPALMENTE NOS PALÁCIOS E GABINETES E ACREDITO QUE PODEMOS INVERTER ESSA SITUAÇÃO UM DIA.
    CONTINUE COM ESSA ENERGIA, DE NOSSA PARTE ESTAREMOS EM ORAÇÃO PELO SENHOR E PELA SUA CAUSA.
    DEUS O PROTEJA.
    ABRAÇÃO.
    EDER!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, Presidente Zé Silva!
    Boa Noite, Presidente Éder!

    Bem, desde que conheci o trabalho com a Extensão Rural feito na EMATER-MG, que realmente, eu me declaro uma apaixonada pela "causa" da Extensão Rural. É um amor incondiconal.

    Os apaixonados são meio bobos mesmos, não é novidade para ninguém. Então entre amigos, eu sempre brinquei, que esta Empresa tem tudo a ver comigo, e que comemoramos datas especiais em comum.

    No meu aniversário de 40 anos, em 18 de setembro de 2007, o Presidente Zé Silva e outros membros de sua Equipe foram a São Paulo, receber o Prêmio de melhor Empresa do Brasil no setor de desenvolvimento agropecuário da Revista Globo Rural.

    Bem, pela reposta dada ao Éder pelo Presidente, quem sabe terei um motivo a mais para comemorar no dia 18 de setembro desse ano, afinal a aprovação da Lei Geral de Ater será um marco na história da Extensão Rural no Brasil!

    Bom fim de semana a todos!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA QUERIDA COLEGA ROSANA!!!!!!!
    COMO VAI?????????
    COMO SEMPRE DESEJO QUE ESSE AO SER LIDO A ENCONTRE FELIZ, SAUDÁVEL E CHEIA DE SONHOS BONS E QUE POSSAM SIM SE REALIZAR!!!!!!!!!!!
    NÃO MUITO DIFÍCIL(PERSISTÊNCIA) ROSANA ,MAS SE A METADE DAS PESSOAS DO PLANETA E MAIS UM ESTIVEREM COM PENSAMENTOS BONS, O UNIVERSO MOVE TUDO PARA QUE ISSO SEJA REAL E ESSE É UM DOS MEUS SONHOS, VER UM MUNDO ILUMINADO POR ENERGIAS BENÉFICAS QUE TRANSFORMARÃO A MANEIRA DE EXISTIR DOS SERES HUMANOS NA TERRA, PORQUE CREIO QUE NINGUÉM PODE ESTAR FELIZ, VENDO AS COISAS QUE TEM ACONTECIDO, MAS SEJAMOS OTIMISTAS E CONTINUEMOS A NOS TRATAR COM ESSE CARINHO E ESSE RESPEITO QUE VOCÊ TRATA NOSSO PRESIDENTE DA EMATER E DEMAIS COLEGAS, ISSO QUE FAZ A GENTE ACREDITAR QUE TEM MUITAS CONQUISTAS E QUE PODEMOS SIM FAZER UM FILME COM UM FINAL MARAVILHOSAMENTE FELIZ!!!!!!!!!!!
    GOSTO MUITO DO TEU JEITO E TENHO CERTEZA QUE JOSÉ SILVA TAMBÉM, E COM CERTEZA ESSAS SEMENTINHAS LANÇADAS GERMINARÃO, CRESCERÃO E DARÃO FRUTOS PRÓSPEROS E ABUNDANTES.
    VAMOS LÁ EMATERIANOS, NÓS PODEMOS E VAMOS CONSEGUIR!!!!!!!!
    TENHA UMA EXCELENTE FINAL DE SEMANA ROSANA E UM FERIADO ABENÇOADO E CONTINUE ASSIM, COM ESSE CORAÇÃO SONHADOR COMO JESUS TEVE E APESAR DELE TER MORRIDO HUMANAMENTE, ELE É O REI DO UNIVERSO E ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA E SE ACREDITARMOS ELE VAI NOS AJUDAR!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS!!!!!!!!! SEJA FELIZ!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!

    5 de Setembro de 2009 11:56

    ResponderExcluir
  8. Éder,

    Obrigada demais, pelo carinho que você demonstra por mim.
    Desejo a você e a toda sua família em dobro todo bem que você a mim deseja.

    Nossa, minha Matemática anda ruinzinha, caro Éder, o prêmio da EMATER-MG e os meus 40 chegaram em 18 de setembro de 2006, junto. Não sei, porque cargas d´água quando o assunto é o período que iniciei a Prestação de serviço no ESLOC DE ABRE CAMPO, eu troco o 2006 com o 2007. Deixa isso lá com Freud, porque deve ser psicológico.

    Éder, estou lendo um relendo um livro que adorei: "Gestão do Organizações" de Ivan Rocha Neto. Não vou prometer de mandá-lo para você no seu Esloc, porque com uso da INTERNET perdi o hábito de ir ao Correio, e, só me lembro que tenho algo para enviar quando já estou passando em frente ao mesmo. Tem sido assim, com livro que quero enviar para Márcia Pimentel há meses. Vou só te recomendar a Obra. A Editora é Atlas e o ano 2003.

    O Ivan Rocha Neto se declara um sonhador como nós. Na página 217, há dois parágrafos que considero que tem tudo a ver com o nosso jeito de ver a vida. Tenho certeza que você vai adorar:

    "Alguns podem dizer que tudo isso é apenas um sonho ou uma impossibilidade, mas, como escreveu John Lenon: 'Você pode dizer que sou um sonhador...sim!...mas não sou o único.'

    Talvez sejamos mesmo ingênuos, mas...por uma boa causa. Não estamos sozinhos nesta luta. Além do mais, como viver sem uma utopia que valha a pena? Como disse Clarice Lispector: o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo."

    Um grande abraço,
    Bom Feriado, a vc e toda sua família.

    Ah, mais uma coisa: vou começar enviar meus e-mails aos Deputados Federais amanhã e vou procurar uns amigos e pedir para fazer o mesmo. E você?

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE ROSANA, TUDO BOM????????????
    QUE ESSE A ENCONTRE MARAVILHOSAMENTE ABENÇOADA!!
    CLARO QUE VOU ENVIAR E-MAIS AOS DEPUTADOS,MAS ANTES DE ENVIAR OS MESMOS JÁ OS ESTOU COLOCANDO NAS MÃOS DE DEUS, FAÇA ISSO VOCÊ TAMBÉM E PEÇA AOS SEUS AMIGOS QUE FAÇAM O MESMO, PORQUE ASSIM TENHO PLENA CERTEZA QUE ELES RECEBERÃO ESSAS ONDAS POSITIVAS DOS NOSSOS PENSAMENTOS E COMO JÁ ESCREVI MAIS CEDO SE ESSA ONDAS DO BEM FOREM MAIOR PODE TER CERTEZA QUE CONSEGUIREMOS O RESULTADO DESEJADO.
    AS VEZES ATÉ MINHA ESPOSA ME CHAMA DE INGÊNUO, MAS VOCÊ DISSE BEM, POR UMA BOA CAUSA E NÃO ESTAMOS MESMO COMO DISSE SÓZINHOS, SE PUSÉSSEMOS FAZER UMA LISTA DESSES SERES TERÍAMOS UMA GRANDE SURPRESA DO NÚMERO DE SONHADORES QUE TEM NESSE PLANETA E QUE ACREDITAM NESSA BUSCA DE UMA VIDA MELHOR, QUANDO CONSEGUÍRMOS UNIR A TODOS E ACONTECER AQUILO QUE TE FALEI 50% +1, TEREMOS A VITÓRIA DESEJADA, VOCÊ NÃO ACHA ROSANA???????
    QUERO SIM O LIVRO, NÃO ACEITO A DESCULPA DO CORREIO E JÁ ENVIO A VOCÊ O ENDEREÇO PARA ISSO:
    APARECIDO EDER GRESPAN
    RUA MAJOR BONIFÁCIO,112, CASA DA AGRICULTURA
    CEP:37.795-000 - ANDRADAS - MINAS GERAIS
    TENHA UM EXCELENTE SÁBADO, UM ÓTIMO DOMINGO, UMA SEGUNDA DE PAZ E UMA VIDA PRÓSPERA E FELIZ!!!!!!!!!!!!!
    COMO OS PRODUTORES ACABAM VIRANDO AMIGOS E UMA GRANDE FAMÍLIA EMATERIANA, AMANHÃ ESTAREI COM MINHA FAMÍLIA ALMOÇANDO NA CASA DE UM DESSES AMIGOS SABOREANDO UMA DELÍCIOSA LEITOA COM PÃO FEITO NO FORNO A LENHA!!!!!(ACEITA????????)
    ABRAÇÃO ROSANA E FICA COM DEUS!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir