segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Extensão Rural em São Tomé e Príncipe

Encontra-se em São Tomé e Príncipe o extensionista Gelson Lemos- gerente da unidade de planejamento e gestão da Emater-MG, juntamente com o professor Norberto da Universidade Federal de Viçosa –MG. Eles estão numa região localizada em frente a costa oeste da África, no golfo da Guiné. As ilhas de São Tomé e Príncipe foram colonizadas por portugueses no século XV e, a partir desse período, inseriram-se na economia colonial, primeiramente pela produção de açúcar e, no século XIX, pelo café e pelo cacau, possibilitadas por um clima tropical úmido, com uma estação chuvosa, de outubro a maio. A independência foi alcançada em 1975. O desafio da economia tem sido prover as necessidades básicas da população por meio de limitados recursos naturais e econômicos e capacitá-la para a competição no mercado internacional. Do lado brasileiro a coordenação é da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores , do lado do Governo de São Tomé e Príncipe, o Ministério da Economia – Direção de Agricultura.É mais uma conquista da Extensão Rural brasileira. E vale lembrar que a ASBRAER celebrou recentemente uma parceria com a ABC-Agência Brasileira de Cooperação, com intuito realizar este tipo de ajuda humanitária, especialmente aos países africanos. Eles estão lá para implantação de um programa de assistência técnica e extensão rural. Temos muita convicção de que vamos conseguir criar lá uma entidade nacional de extensão rural....

6 comentários:

  1. Caro José,
    Mais uma nova é importante conquista para ATER.
    Esta conquista é resultado do esforço,da garra e determinação dos extensionistas e principalmente da oportunidade(misto de sorte e destino)que temos em ter vc construindo estas oportunidades.
    Penso na alegria das famílias, dos jovens que terão oportunidade de ver resgatado com a ATER de parte de sua cultura e dar condições de melhor alimentação.
    Forte Abraço, Eugênia Mara

    ResponderExcluir
  2. Prezado Presidente,
    sem dúvidas é um grande passo para consolidar a extensão rural como norteadora de ações governamentais que possam possibilitar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida através da extensão rural. E mais, acredito que as Ilhas são só o teste, depois a extensão rural no modelo MINEIRO de ser, adentrará a África e conquistará novos mundos como a Ásia e o restante da América do sul e central.
    Parabéns a extensão e a você Sr. José Silva que está fazendo com que a extensão rural, acredito que mais especificamente no jeito mineiro de ser, passe a ser reconhecida globalmente.

    ResponderExcluir
  3. Presidente

    Uma das mais importantes virtudes de um grande líder é a Empatia. Ver com os olhar dos outros um determinado problema ou oportunidade, sentir com o coração alheio. Abstrair do mundo globalizado civilizado (pseudo modernizado) o mundo africano, representa ver com olhos visionários um continente que será libertado por seu próprio povo. A extensão rural, nesta hora, não pode se esquivar de seu pioneirismo. E percebo que não só em Minas Gerais, não só no Brasil, os agricultores e extensionistas prescindem de um grupo de líderes que faça acontecer. Essa causa é muito nobre e necessita de gente com muita energia. Parabéns, mais uma vez, por essa iniciativa e estamos, mais que torcendo, mas trabalhando muito para que a Extensão Rural possa inundar o Brasil e a África de novas idéias e novos fluidos do desenvolvimento sustentável.

    Abraços

    Antônio Carlos Quaresma

    ResponderExcluir
  4. Prezado Presidente Zé Silva,

    Tantas notícias boas, aqui, recebemos, mas essa em relação a São Tomé e Príncipe me emocionou. Saber que portas estão se abrindo para espantar a miséria desse povo tão sofrido me traz lágrimas nos olhos de alegria.

    A perspectiva da criação de uma Entidade Nacional de Extensão Rural nas ilhas, guiadas por mãos brasileiras me enche de orgulho dos meus compatriotas que são capazes, parafraseando o QUARESMA, "de sentir com o coração do outro."

    Dos navios negreiros ao Século XXI, há muitas conquistas a serem feitas pelos negros, não só da África, mas que estão espalhados em tantas partes do mundo. Infelizmente, Pobreza e Negritude continuam, como sempre, vinculadas.

    NÃO ACREDITO QUE SOMOS TODOS IGUAIS, pois cada ser humano é único. Cada descendente de uma raça traz intrínseco em si, além das características físicas, os valores de seus antepassados. Acredito sim, que é em nossas diferenças que nos completamos e formamos O "EU" UNIVERSAL. Essa é minha visão, talvez seja fruto da convivência em uma legítima família brasileira onde brancos, negros, mulatos, ruivos e loiros convivem cercados pela única arma capaz de derrubar qualquer preconceito: O AMOR! Amor esse, maior que os laços de sangue que nos une.

    Louvo atitudes como essas, que estimulam a autoestima desses africanos. Que levam conhecimentos, que têm, usando novamente, aqui, o QUARESMA, a visão de que não se liberta um povo, o que se pode fazer é oferecer recursos que contribuam na busca da própria libertação.

    Enfim, É A EXTENSÃO RURAL BRASILEIRA, sem barrismo, A MINEIRA, ajudando o continente africano a reescrever a sua própria história.

    Peço ao Senhor, por favor, que nos mantenha informados sobre os trabalhos realizados pelo Extensionista Gelson e pelo professor Noberto, pois deve estar sendo uma experiência ímpar para ambos, e, muita história deve haver para ser contada.

    Um grande abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Quaresma,

    Maravilhoso o seu comentário. Sensibilidade e compromisso concretos, ali, revelados.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa _ Abre Campo - Localizado ás margens da BR 262.

    ResponderExcluir
  6. Aos 07 integrantes que, ontem, no Blog chegaram um grande abraço. E ainda dizem, que sete é conta de mentiroso. (rsrs), mas ontem eram 200.

    Em homenagem a vocês, ao Quaresma e ao Éder Grespan, meu companheiro contante, aqui, no Blog, um trecho do letra do belíssimo hino de São Tomé e Príncipe, cuja melodia é de Villa-Lobos.

    "(...)Trabalhando, lutando e vencendo
    Caminhamos a passos gigantes
    Na cruzada dos povos africanos
    (...) Ser herói na hora do perigo
    Ser herói no ressurgir do país
    Independência total
    Glorioso canto do povo
    Independência total
    Hino sagrado combate
    Dinamismo
    Na luta nacional
    Juramento eterno
    No país soberano
    De São Tomé e Príncipe."

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir