domingo, 13 de setembro de 2009

Minas Sem Fome em Taiobeiras e Salinas

Nesta segunda-feira, dia 14, estarei em Taiobeiras e Salinas para entrega de equipamentos do Minas Sem Fome, que vão beneficiar dezenas de famílias da região, agregando valor à produção e melhorando a qualidade de vida das pessoas. O Minas Sem Fome é um projeto estadual de apoio à agricultura familiar no Brasil. Possui como eixos principais de ação: projetos produtivos de lavouras, pomares e horta, por meio da disponibilização de sementes e insumos agrícolas; realização de capacitações; implantação de agroindústrias para processamento e beneficiamento de alimentos; implantação de tanques comunitários de resfriamento de leite; e implementação de sistemas comunitários de abastecimento de água no semi-árido mineiro.

O Minas Sem Fome inova na implementação de Políticas Públicas direcionadas ao fomento e autonomia dos mineiros e mineiras. Ultrapassa o atendimento meramente assistencialista ao estabelecer como foco de sua ação a implementação de projetos produtivos voltados para a produção de alimentos e agregação de valor aos produtos, o incentivo ao associativismo e o empoderamento das pessoas.

Um comentário:

  1. Presidente Zé Silva,

    Não restam dúvidas, para mim, que o PROGRAMA MINAS SEM FOME não "DÁ O PEIXE, ELE ENSINA A PESCAR".

    Na realidade, tenho visto que o termo assistencialismo, hoje, com o novo enfoque dado ao trabalho com a Extensão Rural feita em Minas, ganhou um sentido mais amplo, pois dar suporte para que alguém adquira novos conhecimentos é acima de tudo um ato de reconhecimento que os produtores são capazes de ampliarem seus horizontes e se tornarem seres humanos melhores.

    O desenvolvimento da auto-estima dos produtores é um passo grande rumo a autonomia e ao exercício da cidadania.

    Não posso deixar de dizer que o grande "TANCREDO NEVES" estaria orgulhoso de ver um descendente seu, ajudando a disseminar a justiça social em Minas.

    Penso que quando um líder escolhe os homens e mulheres que o representarão e estarão a seu lado transformando projetos em ações concretas, ele revela sua capacidade de adminstrar eficazmente e reafirma seu compromisso com a população que governa.

    Quero que saibas, que conhecendo seu trabalho na EMATER-MG, meu respeito e admiração pelo Governador Aécio Neves cresceu e muito, pois eu quero sempre o melhor, para o meu ESTADO e para o meu PAÍS. E a EMATER-MG tem um excelente líder... uma alegria para os mineiros.

    Boa semana,
    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir