quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MINAS AJUDA A ÁFRICA

Através de um Termo de Cooperação Técnica entre a Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, a EMATER-MG e a UFV conduziram uma missão técnica àquele país de 16 a 25 de setembro. O objetivo da missão foi o de apoiar técnicos do Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural na implantação do Programa Nacional de Extensão Rural – PRONER.
Estiveram presentes o Engº Agrº Gelson Soares Lemes pela EMATER-MG e o sociólogo José Norberto Muniz pela UFV.
O trabalho consistiu na criação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Rural – CADR que será a estrutura do Ministério que irá conceber, articular, coordenar e executar as atividades de assistência técnica e extensão rural naquele país.
Foram construídos o Estatuto e o Regimento Interno do CADR, que será enviado na primeira semana de outubro ao Conselho de Ministros para a sua aprovação e imediata implantação.
Também foram elaboradas peças de divulgação do PRONER junto aos diferentes públicos-alvo, esclarecendo a sua forma de implantação organizacional e estrutural no âmbito da estrutura governamental da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Já está em fase avançada a licitação para compra de veículos e equipamentos de informática e a contratação de técnicos para o serviço de ATER.
Ainda este ano a EMATER-MG e a UFV enviarão mais 02 missões àquele país para capacitação de técnicos santomenses em Planejamento Estratégico dos serviços de extensão rural e para criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com produtos da Agricultura Familiar.
É mais uma ajuda da Extensão Rural para um mundo mais justo e solidário.

Um comentário:

  1. Presidente,

    Em um comentário feito o hoje a tarde, o Senhor falava da presença feminina no Blog, e comentava também, sobre o número de acessos ao Blog. É bom a gente ver um homem reconhecendo a importância do novo papel que a mulher assumiu na sociedade. As brasileiras vão caminhando e demonstrando que são capazes de desempenhar múltiplos papéis. E isso é muito bom.

    Dizem que supervalorizo o trabalho com a EXTENSÃO RURAL, mas acho que não. Eu observei, que no meu município o trabalho feito com a Extensão Rural colaborou e muito para a ruptura com o "paradigma machista" que reinava por aqui. O trabalho realizado pelas EXTENSIONISTAS que por aqui passaram, foi o grande responsável pela o reconhecimento que "mulher não entende só de tanque e fogão." Sempre há grande casos a serem contados sobre a: CÉLIA DA EMATER, MÁRCIA DA EMATER, e, INEGAVELMENTE, sobre ANA PAULA DO MARES GUIA, que segundo os produtores era "pequeninha", mas valia por uns 10 homens, pela força, garra e determinação que conduzia o seu trabalho. VALEU, MENINAS!

    Quantos aos acessos ao blog, é muito bom saber, que há muita gente interessada em seu trabalho. De minha parte só posso dizer, que trabalhei e fiz bastante economia, para instalar a INTERNET em casa para poder seguir esse blog. Até então, acessar, na nossa única Lan House, atendia minhas necessidades. E está valendo muito a pena, porque, aqui, eu tenho crescido muito como ser humano, além de corroborar uma idéia que formei desde os primeiros dias que prestei serviço a EMATER-MG: _ o PRESIDENTE DA EMATER-MG É UM GRANDE HOMEM, PORQUE É SIMPLES E ACESSÍVEL.

    Bem, com sua presença na EMATER-MG, Minas não está só ajudando a África, mas está ensinando muita gente a readquirir o direito de viver, não só de sobreviver.

    Um grande abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir