terça-feira, 29 de setembro de 2009

EXTENSÃO RURAL COMO AJUDA HUMANITÁRIA

Desde que comecei os meus primeiros dias, lá nos rinções do triângulo mineiro, na comunidade rural de água amarela,todas vezes que ia para a horta, ouvia uma agricultora dizer: Quem planta e cria, colhe, e tem alegria.Esta agricultora é a dona Chica- Minha mãe. Já no inicio da minha carreira de extensionista rural, no primeiro assentamento pós governo militar, comecei a perceber que ser extensionista, é mais que uma profissão, é um compromisso social. Na ASBRAER, o desafio, é a conquista do espaço da Extensão Rural como um serviço essencial. Nos últimos meses, a extensão começa a consolidar como uma ajuda humanitária.
vejam os fatos: O Extensionista Gelson esteve na África, em São Tomé e Príncipe, O Marcelo, coordenador técnico no sul de Minas, na Bolívia, A Laura , coordenadora do Departamento Técnico,estará indo para Jamaica, O Ewerton-Extensionista em Datas no vale do Jequitinhonha e um extensionista do Rio Grande do Sul estarão indo para dois estados da região do Caribe. Todos para implantar projetos de cooperação técnica e ajuda aos outros países.Hoje estarei consolidando um projeto de cooperação com o Governo Peruano, para que a Exensão Rural contribua com a redução do plantio de coca, incentivando os agricultores a plantar café e cacau. O projeto irá treinar extensionistas, agricultores e pequenos empresários. A região que o projeto será implantado,tem área equivalente ao dobro da área do estado de Minas Gerais. É cercada pela cordilheira dos andes. É chamada de VRAE- Vale dos rios Apurimac e Ene. Lá os agricultores tem propriedades com tamanho médio de 3 ha. Cultivam de forma rudimentar, café, cacau , palmito e coca. A área de cafe é de aproximadamente 30.000 ha, de cacau 30.000 ha e de coca 17.000 ha. Neste projeto Minas e Bahia se unem na ajuda. A CEPLAC da Bahia será a executora do projeto de cacau, a EMATER-MG do projeto de café. Estes projetos é resultado da parceria da ASBRAER com a ABC-Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério da Relações Exteriores, que é financiadora. Assim confirma-se : EXTENSÃO RURAL É MAIS QUE UM SERVIÇO ESSENCIAL, É UMA AJUDA HUMANITÁRIA.

7 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,
    Bom dia! Que o Senhor tenha um dia abençoado!

    Espero que as negociações com o governo Peruano sejam bem-sucedidas. Essa questão do plantio da coca é complexa, pois além do consumo pelos nativos, há a questão dos aproveitadores que têm usado esta matéria-prima para o enriquecimento ilícito.

    Que ao invés de cultivar a coca com função DE ser um anestésico contra a fome, que se plante o que virá ser o verdadeiro alimento.

    Presidente, quando o Senhor diz: EXTENSÃO RURAL É MAIS QUE UM SERVIÇO, É UMA AJUDA HUMANITÁRIA. Dentro de minha interpretação, e concedo ao Senhor, toda a liberdade de me corrigir se estiver errada, mas leio nas entrelinhas que o Senhor acredita que o primeiro pre-requisito para se ser um Extensionista Rural bem-sucedido é ser capaz de ser sensível ao outro. Afinal, é ser humano lidando com ser humano. Pessoas capazes, usando aí, as brllhantes palavras do QUARESMA, de "ver com os olhar dos outros um determinado problema ou oportunidade, e sentir com o coração alheio."

    Ao Gelson, a Laura, ao Marcelo, ao Ewerton e a todos os homens e mulheres que prestam serviço a essa Empresa e fazem da "EXTENSÃO RURAL UMA AJUDA HUMANITÁRIA", meu muito obrigada!

    Transmita a Dona Chica um grande abraço, junto com meu muito OBRIGADA, pois um grande homem, só poderia ser filho de uma GRANDE MULHER; de uma mulher que soube ensiná-lo: "a plantar", "a criar", "a colher" e a cultivar os sonhos, que afinal só existem dentro daqueles que desconhecem a amargura e conduzem a vida, apesar dos entraves, com alegria.

    Um grande abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Caro presidente Zé Silva e Cara Rosana,
    Ao ler essas informações e considerações com foco humanitário, me recordo de duas falas que tive a oportunidade de ouvir recentemente: "Depois que eu conheci a Emater eu virei gente" (Me disse uma mulher rural com lágrimas nos olhos de emoção e diria também de satisfação e gratidão) e "Vaca, pasto, leite...tudo isso é uma ponte, um pretesto, para se chegar ao nosso objetivo final: o "Homem" "(destacou um professor universário em uma entrevista na TV)

    Patricia Freitas

    ResponderExcluir
  3. Presidente,

    É, não foi hoje que se votou a Lei de ATER. Observei que a justificativa é a mesma. Por essa razão gostaria que o Senhor me respondesse a seguinte pergunta:

    _ se o prazo para se votar a MPV 466/09 já está encerrado, quais são os procedimentos que devem ocorrer agora?

    ResponderExcluir
  4. Patrícia,

    Um abraço!
    Espero que você siga sempre priorizando o seu semelhante, afinal somos todos feitos da mesma matéria.


    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Caro Presidente,

    Muito pertinente essas colocações,todos os dias no campo, nos deparamos com agricultores carentes não só de conhecimento técnico, o que muitos fazem com propriedade usando o senso comum, mais muitos querem direção, afeto, apoio. Vivenciamos momentos importantes dessas famílias e em muitos momentos acabamos sendo um referêncial, um espelho, e como ja disse para o senhor anteriormente,muitas vezes também somos a única fonte de informação. A qualidade da vida humana, na minha opinião, é o nosso foco enquanto extensionista, para isso, nós nos desdobramos e o interessante é que isso vicia...fica no sangue.
    Um abraço!

    Ana Laura

    ResponderExcluir
  6. Ana Laura,

    Bom dia!

    "(...) vicia...fica no sangue."

    Menina, eu o que diga. Há quase dois anos sem prestar serviço a EMATER-MG, estou mais do que nunca ligada a essa Empresa. Aos que me perguntam o porquê, eu digo: - MEU DNA ASSIMILOU, FAZER O QUÊ?

    Brincadeira a parte, achei maravilhosa sua colocação em relação ao trabalho com a Extensão Rural feito na EMATER. Quanta sorte têm os produtores que você atende. PAIXÃO É FUNDAMENTAL!

    A criação desse blog para mim foi uma bênção. Saudade da Empresa há todos os dias. Então, eu canalizei todo meu afeto, todo meu carinho, toda a dedicação que tinha com o Esloc que trabalhei para aqui, por isso esta presença constante. E a necessidade de estar em contato com aqueles que são 100% EMATER.

    Que você seja muito feliz em seu trabalho, e, que faça uma brilhante carreira na Empresa.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa.

    ResponderExcluir
  7. Caras Rosana, Patrícia e Ana Laura,
    Vejam que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaço. É só olhar a participação no blog. E por falar no Blog, a semana passada foi o recorde de acesso, superando os 200 acessos diarios. Acho que deve ser o interesse pela Lei Geral de ATER.
    Rosana, ainda não sei como será a tramitação do PL na Câmara. Iremos pedir informações aos relatores e repassaremos.
    Vimos que os pensamentos da Patrícia, Ana laura e Rosana são todos convergentes em relãção ao papel importante que a ATER tem, e por isso, nos encanta.
    Sds.

    ResponderExcluir