terça-feira, 1 de setembro de 2009

Agricultoras brasileiras mostram o artesanto, na França

As agricultoras familiares do Programa Talentos do Brasil vão apresentar seus trabalhos em Paris, na França. As peças são da Coleção Talentos do Brasil - Mãos que Refazem o Mundo, e serão exibidas durante o Salão Prêt-à-Porter, entre os dias 04 e 07 de setembro. A expectativa é que a exposição resulte na conquista de clientes e parceiros no mercado europeu. A participação do Talentos do Brasil no Salão Prêt-à-Porter também vai ajudar a fortalecer os objetivos do Programa, que visa a organização produtiva das agricultoras familiares, a estruturação da gestão do produto e do mercado. As trabalhadoras rurais que fazem parte do Talentos do Brasil usam matéria prima encontrada no meio rural brasileiro para fazer roupas e acessórios. Participam agricultoras de Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Pará e Maranhão. É mais um espaço conquistado pela agricultura familiar. Este projeto é executado pela Asbraer com recursos de convênio com Ministério do Desenvolvimento Agrário, com diversos parceiros, tais como: Sebrae, associações de produtores rurais, cooperativas...

3 comentários:

  1. Por falar em conquista de mais espaço pelos nossos agricultores familiares vale também informar que no município de Jequitinhonha,na comunidade Guaranilândia, existe uma associação de agricultoras artesãs - a Ari-Ari-Guarani - que também já conquistou a Europa expondo seus produtos na Itália, em importante evento internacional.

    As meninas também estão na batalha por clientes e parceiros no mercado europeu.
    E uma maravilha de trabalho com o algodão cru, artesanalmente pintado (colchas, panôhs, almofadas, bijouterias, etc. Ficamos muito felizes de, como EMATER-MG, poder trabalhar com todas aquelas artesãs que são orgulho de Jequitinhonha.

    ResponderExcluir
  2. Presidente Zé Silva,
    Dilmária,

    É uma vitória estar na França exibindo trabalhos artesanais; estar na Itália conquistando novos mercados.

    Acho, que fica mais fácil derrubar as barreiras junto a Elite brasileira que faz a moda. Há uma baixo auto-estima no brasileiro com poder de consumo elevado, então demonstrar que os franceses aprovaram; que os italianos aprovaram os trabalhos estimula a aceitação da Classe Alta no Brasil.

    Parabéns, a ASBRAER e a todos os parceiros.

    Boa viagem a todas que vão a França. Estar no salão Prêt-a-Porter não é para qualquer um. Há estitlistas famosos que dariam tudo para ter esta oportunidade. Então aproveitem!

    É a Assistência Rural abrindo portas para o Brasil!

    Abraço a todos,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Presidente Zé Silva,

    Gostaria que quando possível me respondesse a seguinte pergunta:

    _ Pelos meus cálculos a Lei de Ater deverá ser votada por volta do dia 15/09. Sendo hoje 01/09 como está o andamento em relação a votação? O Senhor está otimista?

    ResponderExcluir