quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pela Lei Geral de Ater!

Uma ação na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados retirou o Deputado Geraldo Simões da relatoria do Projeto de Lei 5665/2009 (Lei Geral de Ater), colocando o Deputado Lira Maia, do DEM-PA. O relatório do Deputado Lira Maia retira do texto da Lei Geral de Ater, dentre outros itens, a possibilidade da dispensa de licitação, fundamental para desburocratizar a entrada de recursos nas empresas de Ater e agilizar o atendimento aos agricultores.

Precisamos mobilizar os membros da comissão de agricultura da Câmara, os Secretários de Estado de Agricultura, de modo a encaminharmos o projeto para votação, mantendo os itens que foram excluídos.

A Lei Geral de Ater, da forma como foi proposta, é a garantia da consolidação da extensão rural como serviço essencial no Brasil e a certeza de que extensionistas terão melhores condições de trabalho e agricultores um atendimento mais qualificado e eficiente.

Vamos juntos!

MINAS AJUDA A ÁFRICA

Através de um Termo de Cooperação Técnica entre a Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, a EMATER-MG e a UFV conduziram uma missão técnica àquele país de 16 a 25 de setembro. O objetivo da missão foi o de apoiar técnicos do Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural na implantação do Programa Nacional de Extensão Rural – PRONER.
Estiveram presentes o Engº Agrº Gelson Soares Lemes pela EMATER-MG e o sociólogo José Norberto Muniz pela UFV.
O trabalho consistiu na criação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Rural – CADR que será a estrutura do Ministério que irá conceber, articular, coordenar e executar as atividades de assistência técnica e extensão rural naquele país.
Foram construídos o Estatuto e o Regimento Interno do CADR, que será enviado na primeira semana de outubro ao Conselho de Ministros para a sua aprovação e imediata implantação.
Também foram elaboradas peças de divulgação do PRONER junto aos diferentes públicos-alvo, esclarecendo a sua forma de implantação organizacional e estrutural no âmbito da estrutura governamental da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Já está em fase avançada a licitação para compra de veículos e equipamentos de informática e a contratação de técnicos para o serviço de ATER.
Ainda este ano a EMATER-MG e a UFV enviarão mais 02 missões àquele país para capacitação de técnicos santomenses em Planejamento Estratégico dos serviços de extensão rural e para criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com produtos da Agricultura Familiar.
É mais uma ajuda da Extensão Rural para um mundo mais justo e solidário.

Lei Geral de Ater!

Ontem acompanhei as discussões em plenária na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 5.665/2009, Lei Geral de Ater, era o segundo assunto da pauta. Porém, não foi votado, pois a Câmara não concluiu a apreciação da MPV 466/09, com prazo já encerrado. Vamos aguardar o desenrolar da sessão ordinária de hoje. À noite volto com mais informações.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EXTENSÃO RURAL COMO AJUDA HUMANITÁRIA

Desde que comecei os meus primeiros dias, lá nos rinções do triângulo mineiro, na comunidade rural de água amarela,todas vezes que ia para a horta, ouvia uma agricultora dizer: Quem planta e cria, colhe, e tem alegria.Esta agricultora é a dona Chica- Minha mãe. Já no inicio da minha carreira de extensionista rural, no primeiro assentamento pós governo militar, comecei a perceber que ser extensionista, é mais que uma profissão, é um compromisso social. Na ASBRAER, o desafio, é a conquista do espaço da Extensão Rural como um serviço essencial. Nos últimos meses, a extensão começa a consolidar como uma ajuda humanitária.
vejam os fatos: O Extensionista Gelson esteve na África, em São Tomé e Príncipe, O Marcelo, coordenador técnico no sul de Minas, na Bolívia, A Laura , coordenadora do Departamento Técnico,estará indo para Jamaica, O Ewerton-Extensionista em Datas no vale do Jequitinhonha e um extensionista do Rio Grande do Sul estarão indo para dois estados da região do Caribe. Todos para implantar projetos de cooperação técnica e ajuda aos outros países.Hoje estarei consolidando um projeto de cooperação com o Governo Peruano, para que a Exensão Rural contribua com a redução do plantio de coca, incentivando os agricultores a plantar café e cacau. O projeto irá treinar extensionistas, agricultores e pequenos empresários. A região que o projeto será implantado,tem área equivalente ao dobro da área do estado de Minas Gerais. É cercada pela cordilheira dos andes. É chamada de VRAE- Vale dos rios Apurimac e Ene. Lá os agricultores tem propriedades com tamanho médio de 3 ha. Cultivam de forma rudimentar, café, cacau , palmito e coca. A área de cafe é de aproximadamente 30.000 ha, de cacau 30.000 ha e de coca 17.000 ha. Neste projeto Minas e Bahia se unem na ajuda. A CEPLAC da Bahia será a executora do projeto de cacau, a EMATER-MG do projeto de café. Estes projetos é resultado da parceria da ASBRAER com a ABC-Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério da Relações Exteriores, que é financiadora. Assim confirma-se : EXTENSÃO RURAL É MAIS QUE UM SERVIÇO ESSENCIAL, É UMA AJUDA HUMANITÁRIA.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PÉ NA PROPRIEDADE E OLHOS NO MERCADO

Um dos desafios que enfrentamos como extensionistas rurais é assessorar com competência os agricultores, de forma que além de produzir, vendam sua produção e tenham lucro. Nesta ótica, criamos na Emater-MG uma assessoria de mercado e comercialização-ASMEC. Conheça um pouco mais deste trabalho. Leia o novo informativo da Asmec/Emater-MG. O Boletim da Asmec, pretende levar, periodicamente, informações conjunturais sobre Soja, Milho, Café, Feijão e Leite.Esperamos que as informações lhes sejam úteis. Os interessados podem solicitar pelo e-mail: ciagro@emater.mg.gov.br.

Transformar é modelo em Mato Grosso

No período de 14 a 18 de setembro foi realizado no município de Araputanga-MT o programa-piloto de capacitação de jovens rurais. A coordenadora estadual do Projeto Transformar da Emater de Minas Gerais, Maria Helena Alves Silva, e o Extensionista Geraldo Agostinho de Jesus foram os facilitadores na capacitação da etapa presencial do Projeto “Jovem no campo”, realizado pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Emater de Minas Gerais, Coopernoroeste e Banco do Brasil.

Foram capacitados 26 jovens, filhos e filhas de agricultores familiares cooperados, e 12 extensionistas da Empaer e da Coopernoroeste, que serão multiplicadores em outros municípios do Estado do Mato Grosso.

A capacitação tem duração de 100 horas, sendo 32 horas de aulas teóricas em sala de aula e mais 68 horas em atividades de campo, monitoradas pelos técnicos. Com essa capacitação, os jovens estarão habilitados a conseguir uma linha de crédito especifica, junto ao Banco do Brasil, que é o Pronaf Jovem, com um crédito de até sete mil reais para investimento, com juros de 1% ao ano e até 10 anos para pagar.

domingo, 27 de setembro de 2009

DESTAQUE NO SITE DO INDG

Caros internautas visite o site do INDG- www.indg.com.br- E veja na primeira página, destaque para EMATER-MG, especialmente, por ter criado o Sistema Integrado de Gestão. Um conjunto de metodologias e ferramentas da administração moderna, que até então só eram utilizadas em empresas privadas.

Votação!

A Lei Geral de Ater já tem nova data para votação na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 5.665/2009 é o 2º ítem da pauta do dia 29 de setembro, terça-feira. A plenária terá início às 14h30.
Para acompanhar o andamento do projeto de lei acesse o link:

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Na era do conhecimento!


Na manhã desta sexta-feira, dia 25, fizemos o lançamento do Campo Digital, um projeto de inclusão digital dos jovens rurais, contribuindo para a
formação de uma nova geração de agricultores familiares. O projeto tem como meta capacitar 300 jovens rurais dos municípios de Minas Novas, Montalvânia e Jequitinhonha. Participarão jovens entre 14 e 29 anos, filhos de agricultores, residentes no meio rural. Extensionistas locais da Emater-MG fizeram mapeamento da demanda na região, para a seleção dos beneficiados.

Os cursos de inclusão digital para jovens rurais no Estado de Minas Gerais serão realizados por meio dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A experiência piloto com estes três municípios tem como objetivo principal ajustar a proposta à realidade de cada CVT e município, e de identificar ajustes no projeto final.

Minas Sem Fome

Agora à tarde, estaremos em Bonfim e Piedade dos Gerais, levando os benefícios do Minas Sem Fome para dezenas de famílias. Em Piedade dos Gerais, além da entrega aos produtores de 100 sacos de sementes de milho e 100 de feijão, será feita a doação de dois tanques de resfriamento de leite, que beneficiarão 30 famílias de pecuaristas de leite do município. Com os equipamentos, será possível manter por mais tempo a qualidade do leite produzido nas pequenas propriedades rurais, além de agregar valor ao produto, aumentando a geração de renda para as famílias.

Em Bonfim serão doados aos produtores 40 sacos de sementes de milho e 40 de feijão, além de três máquinas de costura para a Associação Mineira de Produtores de Bucha Vegetal. A bucha é um produto típico do município e serve de matéria-prima para diversos produtos artesanais, como bonecas decorativas, buchas de banho, chinelos e outros.

Nos eventos desta sexta-feira, nos dois municípios, será formalizada ainda a adesão de dez propriedades de cada um no Programa Minas Leite, que tem como objetivo apromorar a gestão na cadeia produtiva do leite.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mais qualidade para o queijo de Minas!

Amanhã, dia 24 de setembro, estarei em Medeiros (Serra da Canastra) e Rio Paranaíba (região do Cerrado), onde a Emater-MG vai implantar Centros de Qualidade do Queijo Minas Artesanal. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro em Medeiros será realizada nesta quinta-feira, às 11h30min, na Câmara Municipal. Já em Rio Paranaíba, a solenidade será no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha, às 16h30min.

A previsão é que os Centros de qualidade fiquem prontos em março de 2010. Serão investidos R$ 393.700 para a construção em Medeiros e R$ 324.170 para o Centro de Rio Paranaíba. Cerca de 15 integrantes da Associação dos Produtores de Queijo Canastra de Medeiros (Aprocame) serão beneficiados. Em Rio Paranaíba, o Centro vai atender 20 agricultores da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado de Rio Paranaíba (Apromar).

Os Centros de Qualidade vão contribuir para a valorização de um dos principais produtos da cultura mineira. O queijo minas artesanal deve ter sua forma tradicional de produção preservada, mas temos de garantir segurança alimentar para os consumidores. Com os Centros, os produtores poderão manter a qualidade e assegurar competitividade no mercado.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sessão encerrada na Câmara

A Câmara dos Deputados encerrou a Sessão Ordinária de hoje, 22 de setembro, sem votar a Lei Geral de Ater, Projeto de Lei 5.665/2009. A Matéria não foi apreciada devido a não conclusão da apreciação da MPV 462/09, com prazo já encerrado. Volto amanhã com mais informações.

Votação!

A Lei Geral de Ater deve ser votada ainda hoje na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 5.665/2009 é o 4º ítem da pauta. Mais tarde volto com outras informações.

Extensão Rural na Bolívia!

O extensionista Marcelo Martins, da Regional da Emater-MG de Alfenas, acaba de chegar a La Paz, na Bolívia. Ele e mais uma comitiva de 17 pessoas que representam entidades como o Senai, Conab, ABC, Sebrae, Emater-MG, Incra e Embrapa, estão na Bolívia com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de diversas áreas no país.

Em Dezembro de 1996 foi assinado um termo de cooperação, e o mesmo foi promulgado em 2002, a fim de contribuir com o desenvolvimento de diversas áreas. Na primeira fase foi implantado na Bolívia algo semelhante a estrutura da Embrapa, chamado no país de INIAF - Instituto Nacional de Inovação Agropecuária e Florestal e, no ano passado, três novas propostas do governo boliviano foram feitas, visando implementar a ação desses Institutos.

A Emater-MG vai ser parceira desse projeto e contribuirá levando a experiência com a Extensão Rural, nos projetos de Transferência de Tecnologia e também com as ferramentas de planejamento e acompanhamento GPD e GMD.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Extensão Rural em São Tomé e Príncipe

Encontra-se em São Tomé e Príncipe o extensionista Gelson Lemos- gerente da unidade de planejamento e gestão da Emater-MG, juntamente com o professor Norberto da Universidade Federal de Viçosa –MG. Eles estão numa região localizada em frente a costa oeste da África, no golfo da Guiné. As ilhas de São Tomé e Príncipe foram colonizadas por portugueses no século XV e, a partir desse período, inseriram-se na economia colonial, primeiramente pela produção de açúcar e, no século XIX, pelo café e pelo cacau, possibilitadas por um clima tropical úmido, com uma estação chuvosa, de outubro a maio. A independência foi alcançada em 1975. O desafio da economia tem sido prover as necessidades básicas da população por meio de limitados recursos naturais e econômicos e capacitá-la para a competição no mercado internacional. Do lado brasileiro a coordenação é da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores , do lado do Governo de São Tomé e Príncipe, o Ministério da Economia – Direção de Agricultura.É mais uma conquista da Extensão Rural brasileira. E vale lembrar que a ASBRAER celebrou recentemente uma parceria com a ABC-Agência Brasileira de Cooperação, com intuito realizar este tipo de ajuda humanitária, especialmente aos países africanos. Eles estão lá para implantação de um programa de assistência técnica e extensão rural. Temos muita convicção de que vamos conseguir criar lá uma entidade nacional de extensão rural....

domingo, 20 de setembro de 2009

Lei Geral de Ater será votada!

A Lei Geral de Ater está prevista para ir à votação, na Câmara dos Deputados, no próximo dia 22 de setembro, terça-feira. A votação do Projeto de Lei é o 4º ítem da pauta da reunião, que tem início às 14 horas. O objetivo do Projeto de Lei nº 5.665, de 2009, é ampliar e qualificar a oferta da Assistência Técnica e Extensão Rural em todo o território nacional e diminuir a burocracia no repasse de recursos do governo federal, para fortalecer o trabalho da assistência técnica e extensão rural. Sem uma extensão rural forte, não haverá redução das desigualdades entre pessoas e regiões, e os agricultores também não terão acesso às políticas públicas, para desenvolverem com sustentabilidade a agricultura brasileira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Emater em Caetanópolis

Neste sábado, dia 19, às 17 horas , será inaugurado o escritório local da Emater-MG em Caetanópolis. As instalações do escritório, oferecem espaço amplo e condições de trabalho para prestar assistência técnica e extensão rural aos agricultores e suas associações. É um espaço aberto a todos, que está à disposição para construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável do município.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TV Assembléia

Participei hoje do Programa Panorama, da TV Assembléia. A Entrevista foi ao vivo e também contou com a presença do Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg. Falamos sobre Plano Safra, Lei de Ater e Lei da Alimentação Escolar. Quem não pôde acompanhar, vai poder assistir hoje às 19h ou no domingo, dia 20/09, às 14h30 ou às 22 horas pelo canal 11 - TV a cabo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Plano Safra

Nesta quinta-feira, dia 17, eu participo do Programa Panorama, da TV Assembléia, para falar sobre Plano Safra e agricultura familiar. O Programa é ao vivo, das 08h30 às 09 horas, e transmitido pelo canal 11 - TV a cabo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pronaf tem crescimento de 164% em operações do Banco do Brasil

Desde o início da safra 2009/2010, até o final de agosto, o Banco do Brasil (BB) investiu mais de R$ 1,2 bilhão na agricultura familiar, representando um crescimento de 164% em relação ao mesmo período da safra 2008/2009. Na agricultura familiar, foram aplicados R$ 594 milhões em operações de investimento, representando um incremento de 534% em relação à safra anterior, com destaque para o Programa Mais Alimentos, por meio do qual foram contratadas cerca de 2,2 mil operações no valor de R$ 96 milhões. Nas operações de custeio, foram aplicados R$ 670 milhões, um aumento de 74% se comparado com o mesmo período da safra 2008/2009.

domingo, 13 de setembro de 2009

Minas Sem Fome em Taiobeiras e Salinas

Nesta segunda-feira, dia 14, estarei em Taiobeiras e Salinas para entrega de equipamentos do Minas Sem Fome, que vão beneficiar dezenas de famílias da região, agregando valor à produção e melhorando a qualidade de vida das pessoas. O Minas Sem Fome é um projeto estadual de apoio à agricultura familiar no Brasil. Possui como eixos principais de ação: projetos produtivos de lavouras, pomares e horta, por meio da disponibilização de sementes e insumos agrícolas; realização de capacitações; implantação de agroindústrias para processamento e beneficiamento de alimentos; implantação de tanques comunitários de resfriamento de leite; e implementação de sistemas comunitários de abastecimento de água no semi-árido mineiro.

O Minas Sem Fome inova na implementação de Políticas Públicas direcionadas ao fomento e autonomia dos mineiros e mineiras. Ultrapassa o atendimento meramente assistencialista ao estabelecer como foco de sua ação a implementação de projetos produtivos voltados para a produção de alimentos e agregação de valor aos produtos, o incentivo ao associativismo e o empoderamento das pessoas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EXTENSÃO RURAL NA TV

No dia 7 de setembro foi ao ar no Canal do Boi uma entrevista comigo, para o programa Notas e Cotações, sobre a forma de repasses de recursos para a extensão rural. A entrevista está no link http://www.canaldoboi.com.br/frmVideos.aspx é só procurar pela data. Vale a pena conferir as informações.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Programa Nacional de Biodiesel

Participo na tarde desta quinta-feira, dia 10, de uma reunião com o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, para apresentar propostas ao Programa Nacional de Biodiesel, discutidas por um grupo técnico da Asbraer, com representantes de cada Estado. Dentre os principais pontos que estamos defendendo está que o preço pago pela Petrobras pelas oleaginosas cubra, pelo menos, o custo da produção dos agricultores, de acordo com cada região do País. O Programa Nacional do Biodiesel é muito importante para a matriz energética do Brasil e para a inclusão da agricultura familiar.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Safra histórica de grãos

A produção nacional de grãos na safra 2008/2009, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do País. De acordo com o 12º levantamento da safra, divulgado nesta terça-feira (8), pela Conab, a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás das 144,14 milhões toneladas do período anterior (-6,8%).

Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões de toneladas, sendo cerca de 90% nos estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões de toneladas, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.

Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, o que representa aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões hectares. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões hectares) e milho 1ª e 2ª safras (14,1 milhões hectares). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.

A estiagem que prejudicou as culturas de soja e milho, no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no estado gaúcho, que teve recorde de produtividade ao sair de 6.902 kg/ha para 7.150 kg/ha.

O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões hectares (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões de toneladas (-0,5%).

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Encontro de Extensão Rural

Hoje, dia 08, e amanhã, dia 09, participo de dois Encontros de Extensão Rural e Agricultura Familiar em Águas Formosas e Ataléia, respectivamente. É uma ótima oportunidade para conversar com os agricultores e debater políticas públicas para o setor. Também no dia 09 será inagurada, em Poté, uma agroindústria de processamento de mel, uma iniciativa do Minas Sem Fome em parceria com o Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Garantia Safra

O Programa Garantia Safra 2009/2010 está com inscrições abertas até 21 de setembro. O programa é também uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), executado em parceria com estados e municípios. O Garantia Safra é uma certeza para o agricultor, que sabe como vai garantir sua renda, mesmo acontecendo qualquer intempérie climática. É um programa destinado a agricultores de baixa renda, com pequenas áreas e, por isso, a participação dos municípios é muito importante.

Os recursos para bancar os benefícios vêm das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, a partir de um fundo financeiro solidário chamado Garantia Safra. A inscrição é aberta aos agricultores familiares que vivem no Semiárido, e é feita por meio da obtenção, atualização ou complementação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), dentro do período de inscrição definido para cada município que aderir.

Portanto, os interessados devem procurar a prefeitura para se informar sobre os períodos e locais de inscrição de cada município.

Para a safra 2009/2010, o benefício é de R$ 600 que será pago em quatro parcelas de R$ 150.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Independência da Extensão Rural

Mais um debate sobre a Lei Geral de ATER aconteceu hoje, na Câmera Federal. A audiência na Comissão de Agricultura foi coordenada pelo Deputado Wanderkolk Gonçalves (PA), autor do requerimento. Além de mim, foram expositores Argileu Silva, do Dater - Ministério do Desenvolvimento Agrário; Antoninho Rovaris, da Contag; Elisangela Oliveira, da Fetraf; Eugênio Ferrari, da Associação Nacional de Agroecologia – Ana e Raimundo Ribeiro, da Emater do Pará.


Vários parlamentares estiveram presentes, tais como: Deputados Pedro Eugênio, Antonio Andrade, Geraldo Simões, Marcio Reinaldo – Presidente da Frente Parlamentar da ATER, Valdir Colatto – Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Lira Maia, Leonardo Vilela, Luciana Costa, Tatico, Waldemir Moka, Fernando Nascimento, Zé Geraldo, Senador Augusto Botelho, Camilo Cola, Eduardo Amorim, Zonta, a Secretária de Estado de Agricultura do Mato Grosso do Sul - Tereza Cristina, além de dirigentes de ATER de vários estados (Paraná, Paraiba, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Norte) ,Hur Ben Correia da ABER e Cícero da FASER.


Pela Asbraer defendemos que, com base nos resultados e nas ações da extensão rural, o serviço seja institucionalizado como essencial. Que a semana da independência seja também um marco histórico da independência da Extensão Rural.


Sem uma extensão rural forte, as inovações e as novas tecnologias não chegarão aos agricultores, especialmente aqueles de menor renda. Sem uma extensão rural forte, não haverá redução das desigualdades entre pessoas e regiões, e os agricultores também não terão acesso às políticas públicas, para desenvolverem com sustentabilidade a agricultura brasileira.


Dentre as proposições apresentandas para a Lei estão a necessidade de comprovação de experiência mínima de 5 (cinco anos) para as entidades que não sejam públicas e que todos os recursos do Orçamento Geral da União – OGU, para ATER ,sejam geridos pelo programa a ser criado pela Lei.


Mais detalhes é só consultar o site da ASBRAER (www.asbraer.org.br).


E o debate continua...

Em Brasília!

A Lei Geral de Ater garante benefícios diretos para o produtores rurais, porque possibilita mais assistência técnica e a desburocratização no repasse dos recursos para as Emateres. Assim, os agricultores poderão ser atendidos na hora certa. Não queremos, de forma nenhuma, dar a conotação de que esse projeto de Lei é para beneficiar “A” ou “B”; esse projeto de Lei é, na verdade, para desburocratizar - inclusive nós temos sugestões de Minas, já discutidas com os relatores desse projeto de Lei, na área de constituição e justiça e na área financeira do Congresso Nacional.

A nossa expectativa é de que a discussão com a comissão de agricultura não venha polemizar e colocar dois assuntos que não tenham relação com o projeto de lei. Um deles é a questão ambiental e o outro é a questão dos índices de produtividade das propriedades rurais. Esse projeto é, na verdade, para possibilitar o repasse de recursos para as Emateres, fora dos burocráticos convênios.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lei Geral de Ater na Comissão de Agricultura

Amanhã, dia 03, estarei novamente em Brasília para debater a Lei Geral de ATER. Desta vez, participando de audiência na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A reunião será realizada às 10 horas. Esse será um momento para apresentação de sugestões ao relator desse projeto, com o objetivo de melhorar o texto encaminhado pelo Poder Executivo. Também estarão presentes o ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Agricultoras brasileiras mostram o artesanto, na França

As agricultoras familiares do Programa Talentos do Brasil vão apresentar seus trabalhos em Paris, na França. As peças são da Coleção Talentos do Brasil - Mãos que Refazem o Mundo, e serão exibidas durante o Salão Prêt-à-Porter, entre os dias 04 e 07 de setembro. A expectativa é que a exposição resulte na conquista de clientes e parceiros no mercado europeu. A participação do Talentos do Brasil no Salão Prêt-à-Porter também vai ajudar a fortalecer os objetivos do Programa, que visa a organização produtiva das agricultoras familiares, a estruturação da gestão do produto e do mercado. As trabalhadoras rurais que fazem parte do Talentos do Brasil usam matéria prima encontrada no meio rural brasileiro para fazer roupas e acessórios. Participam agricultoras de Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Pará e Maranhão. É mais um espaço conquistado pela agricultura familiar. Este projeto é executado pela Asbraer com recursos de convênio com Ministério do Desenvolvimento Agrário, com diversos parceiros, tais como: Sebrae, associações de produtores rurais, cooperativas...