sábado, 5 de dezembro de 2009

A união no Sul




Na visita ao Sul de Minas, na semana passada, estive em Paraguaçu,na comunidade da Cachoeira. Além de a região ser altamente produtiva e da beleza do lugar, a união dos produtores associados da AFABACA( Associação Familiar do Bairro da Cachoeira) chamou a minha atenção.Fabiana,a secretária da associação, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Emater no município. São 53 anos de parceria em Paraguaçu, no qual o incentivo dado ao associativismo trouxe bons resultados. De início, os moradores da Cachoeira não acreditavam no poder de uma associação. Hoje, com o apoio do CMDRS, da prefeitura e de outras lideranças, os produtores de leite da associação conseguem um valor de R$ 0,16 a mais por litro, por trabalharem e comercializarem em conjunto. Duas moças da comunidade participaram do Projeto Transformar e formaram em Lambari no mesmo dia. Com isso, são geradas oportunidades para elas permanecerem no campo. O próximo passo para melhoria das condições da comunidade é a construção de áreas de lazer para os moradores. Mas temos que avançar, uma vez que não temos política publica para este tipo de apoio ao meio rural.

2 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,

    Todas essas boas notícias me deixam muito feliz!
    Dar a oportunidade a um jovem, a uma jovem de permancer no campo e integrado com as inovações tecnológicas é extremamente positivo para a sociedade brasileira.

    Lógico que não queremos "ilhar" o jovem no campo, mas sim, dar a oportunidade a eles de optarem. É necessário deixar caminhos abertos, para que a saída do campo não seja a única solução em busca de uma vida digna.

    Sábado passado, recebi a visita de dois Produtores dos quais fiquei amiga, no período que prestei serviço a EMATER. Eles foram taxativos: _ Que saudade dos tempos de Manoel Pontes, Geraldinho, Ana Paula, Márcia Pimentel...,enfim da "EMATER" dos velhos tempos.

    Essa empresa é fundamental para um município que vive da Agricultura e da Pecuária.
    Sou abre-campense e sei de todas as dificuldades que a EMATER enfrentou, aqui, nos últimos tempos, mas mesmo assim, quero pedir ao Senhor, que ajude os produtores do meu município, da forma que o Senhor achar conveniente, e que esteja, evidentemente, dentro de suas possibilidades. Estou consciente, que não basta somente boa vontade de uma das partes, quando o assunto é parceria, mas alguém precisa estender a mão ao pequeno produtor abre-campense que tem enfrentado muitas dificuldades.

    Por favor, Presidente, não deixe os produtores do meu município ficarem para atrás nessa etapa tão gloriosa que a EMATER tem vivido nesses últimos tempos.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos nós que lutamos arduamente nesta missão de buscar o fortalecimento da agricultura familiar através da extensão rural, levando ao homem do campo todo o nosso apoio para que juntos busquemos, com sutentabilidade, um mundo melhor para viver. Willem, Guaxupé/MG

    ResponderExcluir