quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pescadores artesanais

No dia 01 de dezembro estive em reunião com o Ministro da Pesca e com o presidente da Federação dos Pescadores Artesanais de Minas Gerais para discutir projeto de instalação de 59 unidades de criação de peixe em tanque rede, no valor de R$ 4,2 milhões. Na reunião discutimos também a questão dos criadores de peixe de Furnas que estão fora dos Sítios Aquícolas; uma forma de dar mais agilidade na aquisição das carteirinhas de pescadores artesanais; e uma proposta de planejamento, feita a partir do levantamento das 24 colônias da Federação dos Pescadores Artesanais de Minas Gerais, que possuem 25 mil associados em todo Estado, por meio da qual os pescadores serão capacitados, receberão orientação da Emater, passarão a ser criadores de peixe e, com o tempo, se tornarão guardiões dos rios.

3 comentários:

  1. Presidente,

    Boa Noite!

    Sabe que me afeiçõei tanto ao blog que não sei ficar sem passar, por aqui, um dia sequer. Se rastrear pelo IP, tem um punhado de acesso meu durante um dia à procura de novidades. (rsrs)!

    Aceitei de coração o convite de: _ VAMOS JUNTOS! Estou seguindo sua carreira, pq sei que ela vai longe...e eu quero dizer: "joguei minhas fichas na pessoa certa"

    Bem, de Piscicultura não entendo nada. Creio que deve ser um de seus assuntos prediletos, considerando que se especializou nessa área. Entretanto, a organização de um grupo é algo muito importante, principalemente, quando os componentes vão serem orientados para conservar a Fauna brasileira e tirarei o sustento dos "rios" sem prejudicar o meio ambiente.

    Desenvolvimento sustentável, evidentemente, inclui a preparação do BICHO HOMEM para lidar com os recursos renováveis e não-renováveis, e claro, com sua própria sobrevivência, afinal sem ela não há sustentabilidade.

    Olha, temos na minha família uma poesia feita por minha avó para homenagear meu vô que pescou um PEIXÃO ENORME! Se vovó não atestasse eu até ia acreditar que era história de pescador...vou deixar ela no blog qualquer hora dessa. É muita divertida. O que acho interessante, é que ela, com seu pouco estudo, conseguiu retratar o cenário político da época através da "façanha do vovô"!

    Um abraço,
    Felicidades para o Senhor e para todos que o acompanham nessa jornada em busca de um vida melhor para todos os mineiros e brasileiros.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Caro Presidente

    Os barranqueiros, agradecem esta iniciativa,pois muitas outras virão: reestuturação das colênias, Agroindústrias para parocessamneto, PAA, PAE, etc. pode contar conosco.

    Astolfo Caetano

    ResponderExcluir
  3. Bom fim de semana a todos!

    Ando bastante preocupada com a situação política e social do Brasil. Dia após dias, lembro-me de Renato Russo: "_Que país é esse?". Então, me apego as palavras de grandes homens; homens os quais suas PALAVRAS REFLETIAM SUAS AÇÕES, E QUE fizeram da política não um meio de enriquecer, mas uma forma de servir ao seu país, de promover a justiça social e disceminar a cidadania.

    "O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor,
    seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia. ULISSES GUIMARÃES

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir