domingo, 27 de dezembro de 2009

Em Santa Maria do Salto...

Amanhã, dia 28, a Comunidade Palmeiras, em Santa Maria do Salto, receberá sistema de abastecimento de água, uma iniciativa do Minas Sem Fome. Vamos, juntos, tornando o Estado de Minas Gerais cada vez nelhor para viver e investir.

3 comentários:

  1. Muitas vezes foi dito, aqui, que ÁGUA É VIDA. Nos habituamos com a água tratada de nossas torneiras e esquecemos de tantas pessoas que estão privadas desse precioso bem. Se queremos desenvolver com sustentabilidade precisamos estar sempre alerta em relação a essa benção da natureza.

    PLANETA ÁGUA

    Guilherme Arantes

    Água que nasce na fonte
    Serena do mundo
    E que abre um
    Profundo grotão
    Água que faz inocente
    Riacho e deságua
    Na corrente do ribeirão...

    Águas escuras dos rios
    Que levam
    A fertilidade ao sertão
    Águas que banham aldeias
    E matam a sede da população...

    Águas que caem das pedras
    No véu das cascatas
    Ronco de trovão
    E depois dormem tranqüilas
    No leito dos lagos
    No leito dos lagos...

    Água dos igarapés
    Onde Iara, a mãe d'água
    É misteriosa canção
    Água que o sol evapora
    Pro céu vai embora
    Virar nuvens de algodão...

    Gotas de água da chuva
    Alegre arco-íris
    Sobre a plantação
    Gotas de água da chuva
    Tão tristes, são lágrimas
    Na inundação...

    Águas que movem moinhos
    São as mesmas águas
    Que encharcam o chão
    E sempre voltam humildes
    Pro fundo da terra
    Pro fundo da terra...

    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água...

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Caro Jose Silva,

    Conheço muitas pessoas que têm vontade de crescer. Algumas ficam esperando que algo aconteça e outras desejam criar suas próprias oportunidades. No entanto, quase sempre, surge a grande questão: o que fazer para crescer?

    Vejo que a Emater-MG superou as expectativas, mesmo que grande parte das cidades ainda não tenha políticas claras, o que dificulta um pouco à estratégia de crescimento e desenvolvimento. Com planejamento bem definido fica mais fácil, pois é possível ver quais são as chances de crescimento e o que é necessário fazer para conquistá-las.

    Mas, como disse, mesmo sendo poucos municípios com propostas que apresentam essa política claramente para seus cidadãos, a Emater-MG viu o que é essencial e implantou diversos projetos do Programa Minas Sem Fome. Aqui no Vale, existem uma série de coisas que precisam ser analisadas para concluir o que é importante dentro deste novo momento da Emater-MG: no capital humano como as promoções costumam ser feitas, se o município dá prioridade para seus conterrâneos ou busca fora novos profissionais, se dá preferência a experiência ou escolaridade, entre outros.

    Também esta sendo muito importante esta nova visão entre o que é urbano e o rural proposta pela Emater-MG, pois identificar a possibilidade de crescimento permite que as pessoas cresçam em funções nas quais pretendem expandir a sua atividade econômica, indo e vindo. Outro ponto necessário, e que está sendo feito pela Emater-MG aqui no Vale, é o Planejamento Regional com Desenvolvimento Economico, Social e Ambiental,(Revitalização do Rio Jequitinhonha, certificação do queijo, abastecimento de água...etc...).

    Jesus Cristo, o maior líder de todos os tempos, “construiu sua autoridade servindo as pessoas”, as ações hoje da Emater me fazem pensar nisso.

    Quero parabenizá-lo junto com toda sua aquipe de extencionistas que com muito entusiasmo participam deste novo movimento na Emater-MG e promovem o crescimento das pessoas do vale Jequitinhonha.

    2010 com muita Saúde e Alegria a todos.

    Um grande abraço! De Rubim

    Jardel.Leone@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Jardel,

    Passo no blog todos os dias. Declaro-me uma apaixonada pela extensão rural. E, não consigo, entender porque um comentário tão precioso ficou sem ser lido. A precisão que você colocou as questões é admirável.

    A EMATER-MG é uma empresa que está sendo muito bem gerida e realmente, toda equipe está de Parabéns, entretanto, há questões que esbarram na PARCERIA feita entre os municípios e a EMPRESA. O que deixa a gente em uma bela "saia justa". A gente sabe que uma das melhores formas de gerir é formar parcerias para ter aliados, e principalmente, para quem esteja mais próximo das questões tenha condições "de acompanhá-las de perto", resolvendo-as, achando soluções. Mas eis que surge a grande questão: _quando o executivo municipal não consegue compreender a importância da EMPRESA para seus produtores, como eles devem agir? Eu até espero que com a descentralização da nova Lei de ATER surja alternativas para que outras Instituições assumam a reponsabilidade do convênio com o Estado.

    Moro em um município pequeno, sei que rixas políticas acabam muitas vezes prejudicando o desenvolvimento do trabalho. Creio que novas alternativas devem surgir.

    Gostei também das questões referentes ao RH. E muitíssimo da sua referência ao fato que Jesus o maior Líder venho para servir, e não ser servido. A bem da verdade, a história nos mostra que os grandes líderes (nada a ver com psicopatas fanáticos) são humildes, compreendendo que arrogância não leva ninguém a lugar nenhum.
    Aguardemos pelas respostas e estudo das alternativas.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir