quarta-feira, 15 de julho de 2009

Valores do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha, para quem não conhece, é uma região de encantar, por várias razões. A primeira é pela qualidade de sua gente. Povo alegre, lutador, com muita garra e com um calor humano admirável. No campo cultural, a diversidade das manifestações ligadas às tradições da região, com manifestações culturais únicas, ligadas aos mitos da natureza e às lendas, o rico artesanato de barro, os poetas populares com fortes expressões musicais e folclóricas.

A história de sua gente e a luta para superar as adversidades, aliadas à forte união em torno das causas regionais, também chamam a atenção. A região é detentora de exuberante beleza natural, com traços sobreviventes da cultura dos povos indígenas e da cultura negra.

Tenho uma visão muito diferente dos que falam que a região é pobre. Acredito que sempre faltou oportunidade. As agruras do clima semi-árido e a ausência histórica das políticas públicas com foco no desenvolvimento sustentável da região, tem como consequência os baixos índices de desenvolvimento nas áreas de infra-estrutura de logística, energia elétrica, habitação (especialmente no meio rural, onde ainda está mais de 75% da população), comunicação, escolas e, principalmente, nas atividades econômicas de inclusão produtiva.

E, é neste contexto que quero falar de dois encantos que venho cultuando nos últimos anos: O Queijo Cabacinha e a Farinha do Jequitinhonha. Patrimônios históricos de Minas Gerais. São tradições com a qualidade mineira do Jequitinhonha. Muito mais do que produtos derivados do leite e da mandioca, são produtos com a história da gente brava, honesta e alegre do Jequitinhonha.

Tudo começou há cinco anos, nas várias idas à trabalho na região. Comecei a observar nas margens da rodovia a beleza do queijo cabacinha, vendido nas tendas e barracas. Ver em cada casa toda comida sendo preparada e acompanhada com a deliciosa farinha do Jequitinhonha, e em todo fundo de quintal, a rústica cultura da mandioca e as modestas e históricas farinheiras que, tecnicamente, chamamos de agroindústria artesanal de farinha, e que contam a história e tradição de cada família, de cada comunidade.

Estaremos lançando nos dias 17 e 18 de julho os projetos: Queijo Cabacinha e Farinha do Jequitinhonha - Tradição com qualidade mineira. Nosso objetivo é valorizar e destacar a importância cultural, social e econômica destes produtos. Motivar e provocar a diversificação das atividades das propriedades da região. Garantir mais eficácia destas cadeias produtivas, por meio do aumento da produtividade, com disponibilização de informações, inovações para o avanço tecnológico, com boas práticas de produção, processamento e agregação de valor. E, o mais importante, fortalecer a marca Jequitinhonha. Por que o Jequitinhonha é muito mais que isso...

4 comentários:

  1. Mas que maravilha pra nos jequitinhonhenses ver o nossso Vale sendo valorizado. Mais gratificante ainda é ver que a nossa EMATER-MG, através do Presidente Zé Silva e demais colegas, teve a iniciativa de criar um programa como o do Queijo Cabacinha, que valoriza um dos produtos mais gostosos e conhecidos da região: o dito "queijo cabacinha".
    É por isto que orgulho-me de trabalhar com pessoas que preocupam-se com nossos agricultores, sua cultura, seus produtos tão carinhosamente e cuidadosamente produzidos e que levam pro Brasil o nome do nosso Vale.
    Aqui não é Vale da miséria... aqui é Vale do copanheirismo, da amizade, do trabalho honesto e criativo. Aqui´é "Vale de vida, verde, verso e viola". Dilmária - Jequitinhonha

    ResponderExcluir
  2. Caro Presidente José Silva
    O Jequitinhonha é isso que você falou e muito mais mesmo. Nesta página agradeço a você a oportunidade de ter conhecido e convivido neste ambiente tão bem retratado por você.
    Realmente é um lugar encantador de gente encantadora. A Farinha de Mandioca e o Queijo Cabacinha são mesmo produtos especiais na região e merecem ser valorizados.
    Parabéns pela iniciativa.

    Sandra - Ponte Nova

    ResponderExcluir
  3. Caros internautas,
    Ontem a noitinha fizemos o lançamento do projeto do Queijo Cabacinha na cidade de Pedra Azul. Foi um marco na história da região, uma vez que o artista Paulinho Pedra Azul é da cidade de Pedra Azul e estava presente na solenidade. Tivemos a presença de mais de 150 pessoas de toda região. Tive a honra de convidar o Paulinho para ser o Padrinho do projeto. Ele aceitou e mais que isto, fez uma fala emocionada que contagiou todos presentes. Agora o desafio é transformar o Queijo Cabacinha em um patrimonio imaterial de Minas Geraes.
    Agora estamos indo para a Câmara Municipal de Almenara fazer o lançamento do projeto Farinha do Jequitinhonha- Tradição com qualidade mineira.
    Bem, vamos lá...
    Sds.

    ResponderExcluir
  4. Caro presidente,
    Eu, em nome de todos os moradores do município de Monte Formoso, agradeço pela sua visita aqui no nosso vale. Sabemos do seu esforço em divulgar os produtos produzidos aqui na nossa região. Esperamos ter a satisfação de um dia poder recebe-lo aqui no nosso município. Parabéns pelo seu trabalho!!Sucesso!!!

    ResponderExcluir