domingo, 5 de julho de 2009

Segurança alimentar: o desafio

O mundo vive alguns dilemas. Um deles, a segurança alimentar. Só na América Latina são 56 milhões de famintos. O outro dilema, que está presente em todos os fóruns realizados no país e no mundo, é a segurança ambiental, uma expressão até então pouco falada.

O mundo precisa aumentar a produção de alimentos para uma população que cresce assustadoramente e, ao mesmo tempo, garantir às futuras gerações a oportunidade de viverem em condições, no mínimo, como a que estamos vivendo.

Temos testemunhado que a natureza, mesmo sendo generosa, quando maltratada, reage. Exemplo disto é o norte com enchentes e o sul com seca. Como disse o poeta: “ O sertão vai virar mar....” Será? Ou o sul vai virar semi-arido.

Dentro deste cenário, várias iniciativas, e um importante debate. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal realizou, no dia 02, audiência pública para discutir a certificação agrícola. A certificação é um conjunto de critérios importantes para garantir mercado para produtos agrícolas, diante de compradores cada vez mais conscientes e exigentes, bem como para dar segurança aos consumidores de que estão adquirindo produtos ecologicamente sustentáveis, socialmente justos e, é claro, economicamente viavéis. Resumindo, garantir segurança alimentar e ambiental.

Algumas certezas: o código florestal precisa ser amplamente discutido e ter um novo aparato legal, considerando a evolução cientifica e tecnológica do país e a diversidade regional, e contemplando os preceitos do desenvolviemnto sustentável. A sociedade deve pagar pelos serviços ambientais que os agricultores prestam. E, a responsabilidade é do estado brasileiro que, aliás, arrecada 38% do PIB do país em impostos. Esta é uma medida que, além de ser justa, irá criar um movimento no país de adequação das atividades nas propriedades rurais.

O assunto, dá um bom debate....

Nenhum comentário:

Postar um comentário