quinta-feira, 23 de julho de 2009

Extensão Rural agora é Lei!


Ontem foi um dia histórico para a Extensão Rural. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o documento, que encaminha ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do Executivo, em regime de urgência, para a criação da Lei Geral de Ater. Lula ainda afirmou que, com a Lei, a agricultura familiar será mais forte e mais produtiva.

O Projeto de Lei encaminhado ao Congresso assegura o repasse de recursos para os serviços de extensão rural no país, diminuindo a burocracia e assegurando que o crédito chegue na hora certa, a fim de evitar a descontinuidade dos projetos e ações de fortalecimento da agricultura familiar.

A nova Lei é um grande marco para o setor, que desde 2003 vive um ciclo de expansão. O número de agricultores familiares atendidos pela extensão rural passou de 1,8 milhões em 2002 para 2,8 milhões em 2008. A nossa expectativa é de que a Lei Geral de Ater garanta o repasse de recursos de forma continuada, não vai havendo necessidade de assinar um convênio e ficar aguardando o dinheiro chegar.

Com a Lei, todos os anos, independente de quem esteja no poder, os recursos da União estarão assegurados.

Esta é mais uma vitória para comemorarmos juntos!

5 comentários:

  1. Boa Tarde, Presidente!

    Parabéns a todos que se empenharam para transformar este sonho em realidade. Quanto menos complicar melhor! VIVA A LEI DA ATER!

    Os dias de serviço que os produtores perdiam lidando com os procedimentos burocráticos para adquirir recursos, representavam uma perda muito grande nos orçamentos deles, além de causar desânimo e cansaço.

    Por obséquio, Presidente, me informe o número da Lei para que eu possa acessá-la e divulgar entre os interessados pelo assunto.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Presidente,

    Fico feliz pelas notícias que leio em seu blog, creio que aos poucos a modernização do agronegócio esteja chegando ao pequeno produtor, estou lendo o relatório do agronegócio mineiro de 2009 e os números são impressionantes, a força da agricultura familiar e do café com leite são grandes, mas a diversidade de produção, ou seja, uma alternativa de renda conjunta com a cultura predominante seja fundamental, e creio que com aconsolidação da ATER os pequenos produtores serão orientados nesse sentido.

    ResponderExcluir
  3. Um abração para o pessoal do MÍDIA RURAL!
    Hoje me tornei seguidora do blog de vocês. Parabéns, está muito lindo!

    O comentário que li, aqui no blog, sobre liderança me chamou muito atenção e me fez procurar por vocês.

    Amigos do Blog Zé Silva visitem o blog do MÍDIA.

    Gente boa, idéias bacanas merecem ser divulgadas.

    Um abraço a todos. Que todos tenham uma boa semana.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Presidente!
    Mais uma importante conquista entre as inúmeras que conseguimos até hoje, através do seu empenho e luta: a criaçao da Lei Geral de ATER.
    Como já disse antes, isto significa valorização e da extensão rural, considerando-se aí todos os envolvidos (produtores/agricultores rurais e seus produtos, profissionais, Governos, etc.)
    Valeu pelo esforço!!!
    Valeu pela iniciativa!!!
    Valeu pela persistência!!!
    Valeu pela conquista!!!
    Mais uma vez vc conseguiu cumprir com um valorozo compromisso dentre os vários que Deus colocou na sua responsabilidade para realizar. Anime-se, pé na estrada, sua missão ainda é longa e muito importante.
    E, o prinicipal: Deus é contigo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cara Rosana,Dilmária e equipe do Mídia Rural,
    O Projeto de lei que o Presidente da República assinou para ser enviado ao Congresso Nacional, no dia do lançamento do Plano Safra da agricultura familiar 2009/2010, ainda não tem número. Na próxima semana, estaremos em reunião com todos dirigentes da entidades estaduais de ATER em Brasília ( dias 06 e 07). Haverá a participação do MDA e creio que nesta data teremos mais informações do andamento da lei. Realmente é uma conquista importante. Mas ainda há um longo caminho a ser trilhado. E vamos precisar cada vez mais do apoio de todos que acreditam na agricultura. Podem ter certeza que uma Extensão Rural forte é certeza de um país melhor. Com agricultura mais diversificada e com mais renda.
    Sds.

    ResponderExcluir