quarta-feira, 8 de julho de 2009

Maior eficiência na produção agrícola

A agricultura brasileira passou por uma evolução muito grande nos últimos 40 anos. Áreas de cerrado, até então consideradas improdutivas, transformaram-se em verdadeiros celeiros de produção, colocando o Brasil como um dos mais importantes produtores de alimentos do mundo. Ao longo deste período, o país acumulou um vasto conhecimento técnico e científico que permitiu toda essa evolução.

De acordo com o levantamento de safras realizado pela Conab, divulgado no mês de junho de 2009, o Brasil possui 47,6 milhões de hectares ocupados com lavouras anuais. A maior área é a explorada com a cultura da soja, com 21,730 milhões de hectares. Em seguida aparece a cultura do milho com uma área total de 14,122 milhões de hectares e, em terceiro lugar, o feijão com uma área plantada de 4,159 milhões de hectares.

O Estado de Minas Gerais é o quinto colocado no ranking nacional de produção de grãos com uma participação de 10,2 milhões de toneladas, o que representa 7,6% da produção nacional de 134,15 milhões de toneladas.

Na produção de milho de 1ª safra, Minas é o segundo maior produtor do país e o terceiro maior produtor na produção de 1ª e 2ª safras juntas. No plantio de feijão o Estado é o segundo colocado representando 18,3% da produção nacional de 1ª safra e 15% da produção de 2ª e 3ª safras juntas.

Minas Gerais é o primeiro produtor brasileiro de café participando com 49,23% da produção nacional e, na exploração da cana-de-açúcar, é o segundo maior produtor do país, com 7,8% da produção nacional.

Em que pese toda a evolução do volume de produção, proporcionada pela aplicação do conhecimento técnico cientifico acumulado ao longo do período considerado, ainda há um grande caminho a percorrer, tendo como base as várias tecnologias disponíveis e ainda não utilizadas por boa parte dos agricultores, na busca de maior eficiência da produção agrícola.

Conversaremos mais sobre este assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário