segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pequena propriedade acessa mais crédito que as médias e grandes propriedades

Os recursos liberados para a agricultura mineira na safra 2008/2009 tiveram os seguintes desempenhos: para a agricultura familiar, o número de contratos em Minas Gerais tiveram uma redução de 3,3% em relação a safra 2007/2008, enquanto o montante de recursos cresceu 21,7%. Já no Brasil, o número de contratos reduziu 11,5% e o montante de recursos cresceu 17,8%, portanto, Minas teve desempenho superior ao país em 3,9%.

Para os médios e grandes produtores, tanto em Minas como no Brasil, houve redução no número de contratos e também no montante de recursos liberados. Em Minas, o número de contratos reduziu 13,2%, e no país 11,3%, portanto, o desempenho no Brasil foi 1,9% superior.

No montante de recursos, Minas reduziu 14,7% e, no país, a redução foi de 14,3%, praticamente o mesmo desempenho. Minas Gerais, que em 2003 era o 5º estado do Brasil em aplicação de crédito para agricultura familiar, hoje ocupa a 2ª colocação, saindo dos 202 milhões em 2003 para 1 bilhão em 2008.

É Minas avançando mais que o Brasil.

2 comentários:

  1. Sem barrismo, posso dizer que a cada dia me orgulho mais de ser mineira. Sempre brinco: _ o que seria do Brasil, se não fosse Minas Gerais? Não teríamos: JK, Tancredo Neves, Guimarães Rosa, Carlos Drumond de Andrade e etc...etc...
    Bom demais saber que os produtores mineiros estão sendo beneficiando com tantas coisas boas.

    Presidente José Silva, é bom ter um contemporâneo que está ajudando a escrever a história de Minas.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Cara Rosana,
    Minas realmente é o berço das transformações mais importantes que aconteceram no Brasil.
    Estamos liderando a causa da extensão rural e da agricultura familiar, como forma de tornar o Brasil mais justo e solidário.
    Sds.

    ResponderExcluir