terça-feira, 21 de julho de 2009

O Vale é mais...

Nos dias 17 e 18 de julho, quando lançamos os programas de melhoria da qualidade do Queijo Cabacinha e Farinha do Jequitinhonha, e participamos da Feira de Touros do Pró-Genética, ficou claro que o Jequitinhonha é muito mais do que eu já havia escrito.

É difícil colocar no papel todas as potencialidades do Jequitinhonha. As terras férteis, o clima próprio para fruticultura, a água para irrigação, o turismo, a localização estratégica, muita história e gente boa.

É evidente que há um passivo muito grande de falta de políticas públicas. Nos últimos anos, na liderança do governador Aécio Neves, começou uma grande transformação na região, com programas importantes como o Pró-acesso, Eletrificação Rural, Telefonia, Pró-Genética, Educação, Inclusão Produtiva, Leite pela Vida e Minas Sem Fome. Além, é claro, da parceria com o Governo Federal, com programas como o Pronaf, Mais Alimentos, etc.

Nos últimos meses, estamos dandos passos importantes para otimizar a geração de renda, através das cadeias produtivas da pecuária de leite e corte, da fruticultura, liderada pela cooperativa de Crédito Credial. Os próximos passos, construirmos com os pecuaristas, com os técnicos, com as lideranças da região, com a cooperativa de leite Copleal e de crédito credial dois projetos: o primeiro, de melhoria da qualidade genética do rebanho e da qualidade do leite. O outro, é a implantação de um frigorífico, para que o excelente gado do Jequitinhonha seja abatido na região, garantindo assim agregação de valor.

Assim, juntos estaremos dando ao Jequitinhonha o valor que ele merece.

4 comentários:

  1. Prezado José Silva,

    Ver alguém falar com tanto carinho do Vale do Jequitinhonha, me emociona e muito. Sendo esse alguém o PRESIDENTE DA MELHOR EMPRESA DE AGRONEGÓCIO DO BRASIL, meu coração fica cheio de esperança.

    Quanto mais lhe conheço através do BLOG, percebo que O GOVERNADOR DO ESTADO indicou o homem certo, na hora certa, para a função certa, para ajudar a transformar "MINAS GERAIS EM UM MELHOR LUGAR PARA SE VIVER".

    Conheço poucas cidades do Vale do Jequitinhonha, mas durante um bom tempo de minha vida, fiz de Teófilo Otoni um ponto de encontro com meus amigos desse Vale e do Mucuri, também. E quando o Senhor, Presidente, fala do calor humano que dali emana, eu só posso fazer eco, porque acho que no meio daquele sangue há mel. É muita doçura! Esse pedaço de Minas que se mistura com o "chamego baiano", que diz "PAIINHO", "MAIINHA", transforma tudo em CARINHO. Além de chamar O G de "GUÊ, o f de "FÊ" e R de "RRÊ". É, "Minas são muitas" mesmo...

    A força do povo do Jequitinhonha, a garra para vencer as adversidades, sempre me fez parafrasear Guevara para sintetizar o que penso deles: "são duros sem perder a ternura"

    Mesmo sabendo que me torno repetitiva, não posso deixar de dizer o quanto lhe admiro. Quero lhe dizer que, hoje, no meu dicionário SENSIBILIDADE e INTELIGÊNCIA já são palavras sinônimas para JOSÉ SILVA.

    Sendo pretensiosa lhe agradeço em nome de todos os mineiros que AMAM, ADORAM e SÃO APAIXONADOS por MINAS, e principalmente pelo Norte e Nordeste de Minas.

    Um abraço fraterno, originado da Zona da Mata mas com o mesmo carinho do povo do Vale!

    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Sandra de Ponte Nova,

    "A vida só pode ser COMPREENDIDA olhando-se para atrás; mas só pode ser VIVIDA olhando-se para frente" kierkegaard


    Apesar da "Casa" ser do Presidente José Silva, mesmo sem pedir licença a ele,(ele é um homem com uma compreensão enorme da alma humana)TE DOU BOAS-VINDAS!

    Aqui neste espaço mato minhas saudades da Empresa que tanto amo.

    Sua presença me proporciona a oportunidade de estar sempre informada sobre o que se passa na UREGI de Ponte Nova.

    Rosana Corrêa - Abre Campo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. José Silva,

    A EMATER - MG, está mostrando novos caminhos, novas janelas estão abrindo no Vale. Estas oportunidades nos enche de esperança. Os projetos de Melhoria do "Queijo Cabacinha" e da "Farinha de Qualidade do Vale do Jequitinhonha", são produtos típicos que a anos são produzidos e comercializados de forma precária. Com a melhoria das estruturas de produção, comercialização e capacitações dos agricultores, sabemos que no futuro próximo o Vale não será lembrado pela desigualdade social, e sim pelos seus produtos típicos, pela culinária, cultura e etc.
    A caminhada será longa, mas alinhada com garra do povo do vale juntamente com a esperança, temos a certeza que todos os projetos que o presidente está acompanhando frutificará.
    Forte Abraço

    ResponderExcluir