sábado, 11 de julho de 2009

Conhecimento e integração para fortalecer a agricultura

Nos dias 08 e 09 de Julho, estive na cidade de Uberlândia. Foi um dia cheio, dentre vários compromissos e entrevistas.
Pela manhã de quarta-feira, participei da abertura da 21ª Semana da Família Rural, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com autoridades do município. Na abertura fiz questão de destacar a importância do evento como forma de integração, troca de experiências , conhecimento de novas tecnologias e, principalmente da participação dos jovens do Projeto Transformar e seus resultados para o futuro no campo. Outro ponto que destaquei, foi a comercialização dos produtos de quem participou da Semana da Família Rural nos anos anteriores e agora comercializam os seus produtos, como: doces, bordados, requeijão, dentre outros, aumentando assim a renda familiar. Ainda na solenidade, juntamente com o Secretário de Agropecuária e Abastecimento e Diretor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Leonídio Bouças, assinamos convênio de estágio entre a Emater-MG e a faculdade.
Depois da abertura, seguimos para uma entrevista ao vivo para o Jornal MG Tv, da Rede Integração. Logo após, participamos do Jornal da Rádio Educadora e do Programa Balanço Geral, exibido pela Tv Paranaíba. A revista Campo e Negócios e o Jornal Correio de Uberlândia também cobriram o evento. Em todas as entrevistas ressaltei a importância da Semana da Família Rural e as políticas públicas para agricultura familiar e o agronegócio mineiro, como o Programa de Aquisição de Alimentos, Inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, Juventude Rural, Minas Sem Fome e Crédito Rural.
Na cidade de Tupaciguara, estivemos na parte da tarde, em reuniâo com empresários europeus para discussão da implantação de um sistema de captação de energia solar. Encontramos também com lideranças rurais e autoridades da cidade, para tratar das propostas de trabalho para o setor agropecuário.
Finalizando o dia, e olha que dia produtivo, ministrei uma palestra para os alunos do curso de Agronomia e Medicina Veterinária, 8° e 9° período respectivamente, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Bloco 4T, Auditório da Odontologia. Os alunos estão cursando a disciplina de Extensão Rural, com a Professora Cristiane Amaro da Silveira, e o tema da palestra foi “Jeito Mineiro e as políticas públicas para extensão rural”.
No dia 09 na parte da manhã, encerrei o trabalho na cidade de Uberlândia, participando da gravação do programa exibido aos domingos, Paranaíba Cidade.
E encerramos o dia em Guanhâes, numa importante reunião com produtores de Queijo Artesanal, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto de Mineiro de Agropecuária, Prefeituras, Emater-MG. Com objetivo de discutir a criação de um consórcio Intermunicipal de Sanidade dos produtos da agricultura familiar.

10 comentários:

  1. Caro José Silva,

    Sua presença na Semana da Família Rural foi muito importante para nós, coordenadores e também para os participantes, sendo você um grande defensor e incentivador da agricultura familiar.
    Agradeço o carinho e a atenção por mais uma vez ter prestigiado o nosso evento.

    Abraços!
    Áurea

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé Silva,
    Tudo vale a pena...quando nos deparamos com o brilho nos olhos de uma participante da Semana da Família Rural de 83 anos...quando recebemos um abraço forte de agradecimento de outra participante vinda de Palmas-TO...quando outra conta com satisfação que já participa do evento a 4 anos e se Deus quiser voltará no ano que vem, trazendo as amigas...quando outra dá uma entrevista para programa de Tv, ressaltando que já participa do evento a 14 anos ...quando o bazar com venda de artesanato e produtos processados rende para instituições filantrópicas cerca de R$2000,00...quando constatamos a alegria de quem participou da feira e vendeu mais de 400 pasteis...quando os extensionistas, apesar do cansaço, se dedicam com afinco até os últimos detalhes...quando tantos parceiros e lideranças prestigiando o evento...quando vemos as pessoas passarem encantadas pela mesa de degustação dos produtos processados durante o evento...quando um jovem participante do Projeto Transformar de anos anteriores, hoje é estudante universitário e inicia estágio na empresa...quando somos procurados por estudantes para estágio, logo na segunda feira, após participarem da sua palestra sobre extensão rural... Tudo vale a pena!!! A Extensão rural VALE A PENA.
    Abraço
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. MÍDIA RURAL NO YOUTUBE



    Lançamento do MÍDIA RURAL no youtube
    Inovando ainda mais e em comemoração dos seus oito meses no ar, o programa lança, no
    dia oito de julho, o canal MÍDIA RURAL no youtube. Aagora você poderá assitir todas as
    matérias produzidas pela equipe por meio da página www.youtube.com/midiarural
    O objetivo é possibilitar a você telespectador mais um meio de acomponhar o programa,
    adiquirindo informação e conhecimento sobre o agronegócio reginal.

    ResponderExcluir
  4. Caro José Silva,
    Este título escolhido e os acontecimentos bem comentados pelo SR.vieram na contramão do que vem acontecendo em algumas escolas agropecuárias, cito aqui a CEDAF(Central De Ensino E Desenvolvimento Agrário De Florestal), na qual tive o orgulho de me formar,pois, segundo um aluno de lá que faz estágio aqui conosco, a matéria de Extensão Rural, que era tão bem ministrada pelo professor Aluísio (desde os meus tempos), foi retirada da grade curricular; dai eu me pergunto: o que estes alunos vão fazer na hora que chegarem no campo"cheios de conhecimento", mas sem capacidade para compartilhá-lhos com o agricultor? onde esta o bom senso destes gestores?será que a UFV, da qual a CEDAF é extensão também retirou esta matéria da sua grade?.
    Pegando um gancho nos comentários que o SR. fez a respeito dos alunos de Agronomia e Veterinaria que se encantaram com "A EXTENSÃO RURAL", a colega que citou que logo na segunda feira eles já estavam a procura de estágio nos nossos escritórios, aproveitei este espaço para desabafar e pedir ao SR. que se caso tiver oportunidade e achar prudente, dê um puxão de orelhas neste pessoal.
    Um abraço e fiquem com Deus.

    EDUARDO FARGNOLI

    ResponderExcluir
  5. Patrícia,

    É contagiante o seu entusiasmo. Dá para perceber uma genuína sinceridade. Cultive-o, pois é a paixão pelo que se faz que dá sentido a vida.

    Acredito, também, que tudo vale a pena, "quando a alma não é pequena".

    Um pensamento do poeta, Fernando Pessoa, em sua homenagem:

    "Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

    Um grande! Grandes realizações!

    Rosana

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo José Silva

    Fiquei muito feliz ao ler o seu comentário em relação a Semana da Família Rural e como não poderia ser diferente, agradeço a iniciativa por destacar tão carinhosamente o Projeto Transformar. Por 2 anos estive a frente na coordenação regional do projeto, que com o apoio dos colegas, conseguimos obter bons resultados. Hoje sob a coordenação dos colegas DIEGO , NEY E CINTIA, que brilhantemente finalizaram a etapa presencial realizada durante a Semana da Família Rural, sendo que o compromisso, a confiabilidade e responsabilidade foi e será destaque durante todo o processo.

    Este programa é uma oportunidade para que os jovens se familiarizem com as questões da educação e com os problemas vividos pela família , tanto nas questões social , cultural e econômica. Conscientes da proposta , estaremos então mais perto das soluções. Vamos dar para o estado um passo importante em direção aos jovens ao iniciar o processo de promoção e cidadania de um público pouco trabalhado.

    É muito gratificante ouvir de um jovem a seguinte frase: “Depois que fiz o TRANSFORMAR. Minha vida mudou”. A partir desse momento, passei a acreditar que não seria apenas um projeto, mas um objetivo de vida , uma conquista. Grandes homens, grandes empreendedores surgem de grandes projetos.

    Conscientes de termos executado em equipe um excelente trabalho, onde nossa empresa a cada dia que passa torna-se marcante e faz a diferença nos projetos e programas sociais e econômicos que envolve a família de agricultores do nosso estado.,dividimos com todos que nos apoiaram e incentivaram momentos importantes do nosso trabalho. E a você um especial abraço, pois temos a consciência do esforço e dedicação na contribuição de tornar pessoas mais entusiasmadas e acreditando que tudo é possível quando se quer.

    Carinhosamente

    Regina Marins - Araguari-MG

    ResponderExcluir
  7. Caras Áurea e Patrícia,
    É muito importante estarmos cada vez mais próximos das pessoas que são a razão da existência da nossa Emater-MG: Os agricultores.
    Realmente vale a pena cada detalhe para transformar a vida das pessoas para melhor. E a extensão rural é uma excelente ferramenta para isto...
    Parabéns à toda equipe da Emater e aos parceiros que realizaram a Semana da Família Rural.
    Sds.

    ResponderExcluir
  8. Caros Amigos do Mídia Rural,
    Parabéns! Cada dia vocês inovam para dar-nos a oportunidade de estarmos bem informados sobre o agronegócio. Estarei no Sul de Minas dia 23/07/09, na cidade de Inconfidentes. La no IFET. Estaremos discutindo com lideranças das comunidades rurais, professores e técnicos as políticas públicas para o meio rural.
    Sds.

    ResponderExcluir
  9. Caro Eduardo,
    Agradeço sua informação. Ela é valiosa e irei tomar providências no sentido de sensibilizar a direção do CEDAF a rever esta posição. Iniciamos em 2006, através da ASBRAER, um levantamento em todas escolas de ciências agrárias, a situação da disciplina de extensão rural. Para sabermos se é obrigatória ou optativa. Em seguida percorri como presidente da ASBRAER várias faculdades e universidades do país levando material atualizado da situação da extensão rural no Brasil. Ministrando palestras para os estudantes, como esta que fiz na Universidade Federal de Uberlândia. Estamos percebendo que as escolas estão repensando suas decisões...
    Mas é um trabalho contínuo.
    Sds.

    ResponderExcluir
  10. Cara Regina,
    O que nos une é uma causa muito justa, transformar a vida das pessoas. Mas o que nos encanta é o entusiasmo e envolvimento de cada um dos extensionistas. Que fazem da profissão uma missão. São profissionais como você que a cada dia tem mais compromisso e dedicação.
    Vamos juntos! Sabemos que os jovens são a certeza de um futuro melhor.
    Sds.

    ResponderExcluir