terça-feira, 28 de julho de 2009

Ater conquista mais espaço em Goiás

A comemoração do Dia do Produtor Rural, 28 de julho, será marcada pelo anúncio da recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás, criada em 1975, a partir da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás – Acar-GO e transformada em 1999 em Agência Rural.

Com a reforma administrativa feita pelo Governo de Goiás em 2007, a Agência Rural passou a fazer parte da Seagro. Agora, com a recriação da instituição, a extensão rural no Estado vai voltar a ser feita pela Emater, que passa a ser um órgão vinculado à Seagro.

Durante o período em que esteve atuante, a Emater desenvolveu inúmeras pesquisas e prestou serviço de assistência técnica e extensão rural à milhares de agricultores. Hoje o Estado é destaque na produção de variedades mais resistentes de soja, além de arroz, feijão, algodão, trigo e tomate industrial. As variedades gado de corte e de leite também se beneficiaram com as pesquisas desenvolvidas pela empresa.

Sem dúvida, esta é mais uma grande conquista da ATER brasileira. Goiás é o coração do agronegócio brasileiro e a assistência técnica e extensão rural estará mais uma vez presente para somar esforços. Em 2008, entidades representantes do setor agropecuário, entre elas a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Frente Parlamentar pela Extensão Rural e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reivindicaram ao Governador de Goiás, Alcides Rodrigues, o retorno e manutenção do sistema de extensão rural no Estado de Goiás, que tem uma longa história de prestação de serviço à agricultura familiar.

A Asbraer em parceria com o MDA, apresentou projeto de reestruturação do sistema de assistência técnica e extensão rural, com o objetivo de conferir mais agilidade ao trabalho e modernizar os procedimentos administrativos e financeiros.

4 comentários:

  1. Dr. José Silva,
    Esta notícia certamente fará brilhar os olhos de muitos colegas da extensão rural de Goiás. A colega da rede de comercialização, Elen Pacheco-GO, e o Marcelo Lemos-MA, que vive a mesma situação, deixam claro, a diferença que isto faz ao serviço de ater, pelos relatos que constantemente fazem no grupo. Fico feliz da sua ação viotoriosa, frente a restruturação dos serviços de ATER Brasil afora. Estou certo, pela história que vem construindo, que ainda terás oportunidade de contribuir muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ademar,
    O próximo desafio é recriar a Extensão Rural em Alagoas. Teremos no dia 14/08, uma audiência pública na Assembléia Legislativa em Maceio, para discutir as estratégias de conscientização do Governo do Estado da importância da ATER.Estamos apoiando o Estado de Roraima a criar uma entidade de ATER. Recebemos a visita do Secretário de Agricultura em Minas.
    O Maranhão também é nossa prioridade.
    Bem, é uma causa nacional. E muito nobre.
    Sds.

    ResponderExcluir
  3. Presidente Zé Silva,

    Quando vejo tantas conquistas, e os trabalhos em andamento, me recordo da primeira vez que vi o nome JOSÉ SILVA SOARES:

    encontrei um cartão de natal sobre a mesa do Técnico Responsável pelo Esloc que trabalhava, e vi escrito:

    É PRECISO VIVER O SONHO E A CERTEZA DE QUE TUDO VAI TRANSFORMAR.
    É NECESSÁRIO ABRIR OS OLHOS E PERCEBER QUE AS COISAS BOAS ESTÃO DENTRO DE NÓS, ONDE OS DESEJOS NÃO PRECISAM DE RAZÃO, NEM OS SENTIMENTOS DE MOTIVOS.
    O IMPORTANTE É VIVER CADA MOMENTO E APRENDER A SUA DURAÇÃO, POIS A VIDA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM SABER VER.
    QUE...A GENTE SAIBA SE FAZER DE NOVO.

    Um homem que divulga a esperança, que acredita na transformação dos sonhos em realidade. Essa foi a primeira impressão que tive do Senhor, e ela se renova sempre, com base no seu trabalho e no seu esforço para transformar o Brasil em um país melhor.

    Desejo que o trabalho se desenvolva da melhor maneira possível em Goiás e que tenhas êxito nas negociações com o estado de Alagoas e Maranhão.

    Grandes realizações!

    Rosana corrêa

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que,como formanda do curso de agronomia pela ufg,poderei colocar em prática o que me foi ensinado em aula para quem realmente precisa. O fortalecimento da agricultura familiar será a base para um país mais justo e certamente menos violento.Terra para quem trabalha nela!!!

    ResponderExcluir