quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Inauguração do Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar de Iturama

PRONUNCIAMENTO ITURAMA - 11/08/11

Inauguração do Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar de Iturama

Devo confessar que estou vivendo aqui e agora, junto de todos os senhores, um momento especial de minha vida. Todos sabem que nasci numa comunidade rural, que sou de uma família de agricultores familiares, e que tenho na atividade da agropecuária as bases de minha cultura, de meus trabalhos, de minhas realizações como ser humano e profissional da agronomia e da extensão rural.

E tenho também agora, com o apoio, a confiança e o votos de mais de 110 mil mineiros, as responsabilidades com o trabalho parlamentar, comprometido com o desenvolvimento sustentável dos municípios, das comunidades rurais, da economia agrícola e de todos os serviços necessários ao seu desenvolvimento, entre os quais se destacam os serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural.

Estava me dirigindo para a inauguração desta obra histórica para Iturama e toda a região do Pontal, tomado de emoções e de uma alegria que vão marcar para sempre a minha vida. Que vão marcar por sentidas com a intensidade com que esses sentimentos nos tomam em ocasiões especiais como esta.

Eu me lembrava de minha adolescência de menino que chega do meio rural, e fica encantado com a grandeza e movimento das cidades. Aqui neste mesmo lugar, lembrava da minha vontade de participar das festas da agropecuária, na Exposição de Iturama, e eu, como tantos outros garotos, sem condições de pagar a bilheteria para entrar e participar da festa maior de nossa atividade rural.

Mas tudo isso são águas passadas, e o que vale na vida são as lições e o aprendizado a cada dia sobre a melhor maneira de viver e realizar nossos sonhos. E os valores maiores para uma vida com dignidade, ética e compromissos com o trabalho, eu graças a Deus recebi de meus pais, de minha famílias, e das famílias trabalhadoras e dignas de minha terra natal.

E é por isso que minha alegria nesse momento é muito grande. Porque trata-se de uma realização que é fruto do trabalho em parceria, do trabalho comprometido com o futuro de nossos jovens e nossas crianças. Quando temos a oportunidade de construir um legado dessa natureza, a alegria e a emoção que sentimos é uma forma de gratidão a Deus pela possibilidade que nos foi dada para trabalhar, empreender e realizar as obras para sermos uma comunidade melhor, com mais oportunidades para todos realizarem seus trabalhos em busca de uma vida melhor para todos.

A parceria construída para a realização desse Centro para todas as famílias e produtores rurais de nossa região teve início com a generosidade dos sonhos e das parcerias. Pensamos um empreendimento que fosse a âncora para a construção de uma nova história no desenvolvimento agrícola de nossas comunidades. Emater de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Iturama, Sindicato dos Produtores Rurais, com a participação de organizações sociais como o CMDRS, idealizamos uma construção que desempenhasse esse papel de suporte e indutor de um novo tempo para nossa economia agrícola.

Dessa forma, o Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar de Iturama é uma obra que revela de maneira incondicional os valores da parceria, que mostra a necessidade de sonhar que é possível construir novas realidades. E que mostra, sobretudo, a força dos produtores rurais e sua capacidade de participar de forma decisiva do desenvolvimento econômico e humano de nossas comunidades.

Neste Centro, as famílias rurais de Iturama e dos municípios do Pontal têm a oportunidade de trabalhar com as melhores condições oferecidas pelos meios de informações, pelo conforto da segurança, pelas possibilidades que o conhecimento e as tecnologias podem oferecer para o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola.

Criamos aqui um Espaço para a capacitação. Isso é importante para a profissionalização, é fundamental para a ocupação de mercados, para conseguir maior rentabilidade com a produção agropecuária, criando mais oportunidades de trabalho e renda no meio rural e nas cidades. Desse complexo para a capacitação fazem parte as Unidades Didáticas para processamento de alimentos. Avançar na produção da cadeia produtiva é uma forma eficaz que o produtor rural e suas famílias têm para aumentar a renda, gerar empregos e ocupar novos mercados.

Também compõem o Centro de Formação e Capacitação de Iturama outros espaços indispensáveis ao desenvolvimento rural de nossos municípios. Espaço da Emater de Minas Gerais, do IMA, do CMDRS e de agentes financeiros, que são estruturas fundamentais de apoio e suporte para a atividade agropecuária. Essa concentração de setores e estruturas significa mais conforto, mais intensidade nos relacionamentos estratégicos, e sinaliza a presença de Governos, instituições e organizações sociais que pensam e realizam os suportes necessários para o desenvolvimento municipal e regional.

Temos também aqui no Centro um espaço para debates, cursos, seminários e encontros que possibilitam traçar os rumos e a melhor maneira de conduzir o fortalecimento do setor agrícola. São 172 lugares num auditório moderno, confortável, para receber as organizações rurais, os setores de tecnologias e conhecimento, as autoridades públicas para debates e apresentação de demandas legítimas para o setor rural.

Precisamos destacar, ainda, o espaço destinado ao comércio para a produção agropecuária. É um ambiente bem equipado, com sistemas de informações que trazem de forma ágil e segura as mudanças e tendências da comercialização e produção para o dia a dia do setor rural. São tecnologias e equipamentos que abrem possibilidades de ocupar novos mercados, tanto para a venda de produtos ou a compra de insumos necessários à produção. Melhorar as condições de comercialização para a atividade agrícola é uma demanda histórica dos produtores rurais. E é isso que o Centro de Iturama oferece aos produtores de nossa cidade e região.

Graças a Deus, e com a participação de todos os colegas extensionistas rurais, e ainda com o apoio decisivo do Governo de Minas Gerais, através do então Governador Aécio Neves e do atual governador Professor Anastasia, realizamos na Emater de Minas Gerais uma transformação necessária, em direção sobretudo às ações de fomento para as famílias rurais. Este Centro que hoje inauguramos é um dos maiores símbolos dessa nova Extensão Rural, empreendedora e com atuação consoante com as necessidades e demandas das famílias do campo e dos produtores rurais.

Por isso, cumpro com satisfação o dever de agradecer de forma especial os parceiros que tivemos na Emater, quando ocupamos a presidência da Empresa, para a realização desse projeto. Agradeço ao Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, com jovens lideranças que revelam a capacidade de trabalho e o espírito empreendedor de nossa gente. Reconhecemos em todos os gestores do Sindicato Rural, que participaram dessa realização, mais um exemplo do compromisso do povo de Iturama com o desenvolvimento sustentável, com os valores do trabalho, da ética e da parceria solidária como caminho maior para a melhoria da qualidade de vida.

Queremos agradecer de forma especial ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, aqui representado pelo seu Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, o nosso querido amigo e companheiro de Emater Argileu Martins da Silva. Juntos sonhamos, Argileu, e juntos estamos conseguindo cumprir – com a Graça de Deus - os nossos compromissos de extensionistas rurais e de gestores públicos, com o coração militante pelas causas mais generosas dos brasileiros que vivem e trabalham no meio rural. As famílias, os homens, as mulheres, os jovens e as crianças que sonham e esperam com todo o direito que têm, um futuro a cada dia melhor para se viver em nosso País.

A Emater de Minas Gerais é também a minha casa. Portanto, à nossa Emater, senhor Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Eumiro Nascimento, e senhor presidente da Empresa, Maurílio Guimarães, aqui representando toda a Diretoria Executiva e todos os seus profissionais em mais de 800 municípios, quero externar nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho que os senhores vêm liderando na Extensão Rural de Minas.

E agradeço pelo comprometimento e participação, à Prefeitura Municipal de Iturama, de fundamental parceria para a realização desse Centro. Senhor Prefeito, Claúdio Tomaz (Burrinho), agradecendo ao senhor por esta fundamental parceria, o faço também a todos os seus colaboradores, Secretários municipais e demais funcionários que se empenharam solidariamente pela realização dessa obra.

Finalmente, quero agradecer aos senhores produtores rurais, e a todas as organizações sociais como o CMDRS. Os senhores são a razão de ser dessa parceria construída para erguer esse empreendimento. Do trabalho do setor rural dependem em grande medida a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico que temos em nossas comunidades. Tenho certeza de que, a partir dessa conquista, mais o apoio que os senhores têm das Administrações Municipal, Estadual e Federal, haverão de construir um desenvolvimento cada vez maior para a atividade agrícola de nodda região.

E desse desenvolvimento virão os resultados para toda a sociedade, com a geração de receitas públicas, com mais oportunidades de trabalho, e com a garantia da segurança alimentar em nossas comunidades.

Um abraço a todos, e Vamos Juntos!

Zé Silva
Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário