segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caminhando com o Produtor Rural - Telefonia Rural e outros direitos sociais

Caminhando com o Produtor Rural

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui, às segundas feiras, o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Telefonia Rural e outros direitos sociais

Em boa hora o Governo de Minas se prepara para a implantação do Programa Comunica Minas, para dotar os distritos rurais mineiros de sistemas de telefonia móvel, os telefones celulares. Além da melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais, com a implantação dessa política social, a telefonia rural é um instrumento fundamental para os negócios, para a comercialização de produtos, a compra de insumos e outras ações que agilizam os processos e o desenvolvimento da economia rural.

Finalmente, começam a chegar no meio rural as políticas sociais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. E que são um direito de cidadania, portanto, precisam chegar para todos os brasileiros, sem distinção do local onde vivem e trabalham, seja nas cidades ou no meio rural. Mas, precisamos avançar muito mais na promoção desses direitos. Porque além da telefonia, o direito ao abastecimento domiciliar de água, ao saneamento básico, a programas de habitação rural, entre outros, ainda são um sonho para as famílias rurais.

Conheço centenas de distritos e comunidades rurais de nosso Estado. Em todos eles, há uma grande demanda de políticas sociais. Que vão desde a reivindicação de estradas de melhor qualidade até programas de habitação rural. E o momento histórico para essas conquistas é agora. Nosso País vive um ciclo virtuoso de desenvolvimento, e não podemos repetir o erro de deixar de fora dessa transformação o meio rural. E não apenas para corrigir essa injustiça, mas porque sem um meio rural com os seus direitos sociais reconhecidos pelo Estado, não há como falar em desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Estamos lutando duramente para fazer chegar ao meio rural esses direitos fundamentais de cidadania. Nossa proposta é que os recursos para a implantação dessas políticas públicas venham do Fundo Social do Pré-Sal, um fundo bilionário formado com os recursos do petróleo brasileiro. Reconhecemos o valor e a necessidade de um programa social como o Brasil Sem Miséria que, segundo o Governo Federal, deve retirar da pobreza extrema 16 milhões de brasileiros, grande parte vivendo no meio rural do País.

Precisamos ir além disso. Para esses direitos sociais devemos considerar toda a população rural, sem distinção de classes, que vive e trabalha de sol a sol na construção de nossa Nação. Para todos esses brasileiros – principalmente as crianças e os jovens – temos de garantir uma vida com dignidade, com horizontes de desenvolvimento humano e econômico. E isso só será conseguido com determinação política dos Governos, em todos os níveis – Federal, Estadual e Municipal – e com o aporte de recursos.

No Brasil de hoje, temos os recursos necessários, do Fundo Social do Pré-Sal. E temos, finalmente, uma consciência clara de que as populações do campo não podem mais ficar sem os direitos sociais que grandes parcelas das populações das cidades já conquistaram.

Um abraço, e vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário