segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Caminhando com o Produtor Rural - Queijo Minas Artesanal

Caminhando com o Produtor Rural

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. A partir desta semana, passamos a publicar aqui, às segundas feiras, o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Queijo Minas Artesanal

http://www.youtube.com/watch?v=MgPeR9My6x4&feature=related

O queijo artesanal é um dos mais tradicionais produtos da agropecuária de nosso Estado. É uma referência de Minas, um cartão postal da cultura mineira, uma marca dos compromissos de nossas famílias rurais com a qualidade, a tradição e a tecnologia que empregamos na fabricação de nossos melhores produtos.

Trabalham nessa atividade em nosso Estado mais de 27 mil famílias rurais, com uma produção anual de 70 mil toneladas. O setor gera mais de 26 mil empregos diretos, e em muitas microrregiões é talvez a única atividade que as famílias têm para prover seu sustento e sua renda.

O Queijo Minas Artesanal, produzido em cinco regiões mineiras com caraterísticas ambientais e culturais reconhecidas como indispensáveis em sua produção, alcançou a condição de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, o que agrega valor diferenciado ao produto, e mostra a contribuição das famílias rurais para o rico acervo de nossa cultura. Apenas a produção do queijo minas artesanal é hoje de 29 mil toneladas por ano.

Mas, são grandes as dificuldades que os produtores enfrentam para a comercialização do queijo artesanal. Muitas dessas dificuldades vêm de uma legislação sanitária com quase 60 anos de idade, feita ainda em 1952. Para citar um exemplo: por esta legislação, a maturação do queijo minas artesanal tem de ser feita em 60 dias. Entretanto, há estudos técnicos bem feitos dizendo que bastariam 21 dias para a maturação do produto.

E as consequências disso é que os produtores não têm como “segurar” por dois meses o seu produto, e aí aparecem os atravessadores, que compram os produtos logo após a produção, e os comercializam de forma ilegal, conforme denunciou recentemente o jornal Estado de Minas, mostrando a rota do tráfico de queijo artesanal de nossas regiões produtoras para São Paulo. Todos perdem com isso – o Estado, os consumidores e, principalmente, as famílias rurais.

São esta legislação e outros gargalos que precisam ser debatidos, numa audiência que reúna os produtores rurais, os técnicos do setor, as lideranças políticas e acadêmicas, como um primeiro passo para sistematizar informações e processos que precisam ser revistos na produção e comercialização do queijo artesanal mineiro. Precisamos ver até onde são verdadeiros os requisitos da legislação sanitária, no interesse maior dos consumidores, e até onde não passam de proteções para reserva de mercado às grandes agroindústrias do setor lácteo. Vamos trabalhar nesse sentido, buscar essas mudanças tão necessárias para milhares de famílias que trabalham com a produção de queijo em nosso Estado.

Um grande abraço, e vamos juntos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário