segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Caminhando com o Produtor Rural - Agricultura Familiar

Caminhando com o Produtor Rural

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui, às segundas feiras, o tema que tratamos a cada semana no Programa.

AGRICULTURA FAMILIAR

http://www.youtube.com/watch?v=uzNi339zJm0&feature=channel_video_title

Falamos bastante aqui neste espaço sobre agricultura familiar. E nem sempre a gente tem o cuidado de explicar um pouco mais quem são os agricultores familiares, seu perfil e as características que a identificam. E isso pode fazer falta ao entendimento de quem nos assiste, principalmente se o amigo telespectador é uma pessoa que sempre viveu na cidade, longe do dia-a-dia do meio rural. Vamos então falar sobre os agricultores familiares do nosso País, conhecê-los um pouco melhor.

Bem, alguns requisitos precisam ser atendidos para a identificação do agricultor familiar. Sua propriedade, por exemplo, não pode ser maior que quatro módulos fiscais. Isso significa em média uma área de cerca de 250 hectares, porque varia de Estado para Estado, e até de de região para região, como é o caso de Minas Gerais. O sistema de trabalho na agricultura familiar tem de ser com mão-de-obra predominantemente da própria família, e pelo menos 80 por cento de sua renda familiar tem de ser gerada com a atividade agrícola. Uma informação importante: cerca de 70 por cento dos alimentos que os brasileiros consomeme vêm da Agricultura Familiar. Então, estamos falando de um setor estratégico para nossa qualidade de vida e bem-estar.

E por que foi um avanço extraordinário para o Brasil a identificação da agricultura familiar? Porque isso possibilitou, nos últimos 20 anos, a criação e implementação de políticas públicas focadas para o setor, portanto, com resultados expressivos para todo o País. Essas políticas públicas – crédito rural, legislações diferenciadas, como por exemplo para as questões ambientais, assistência técnica e outras – começaram de uma maneira mais planejada com a criação de um ministério exclusivo para a agricultura familiar. Que é o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na esteira dessa estrutura vieram outras políticas públicas, como o crédito rural Pronaf, que para esta safra é de 16 bilhões de reais para a agricultura familiar. Temos no Brasil cerca de 4,8 milhões de agricultores familiares. E o grande desafio é universalizar essas políticas de apoio ao seu desenvolvimento. Como a assistência técnica e extensão rural. Hoje, esses serviços chegam para menos da metade desses agricultores, pela carência de novos profissionais e fortalecimento das empresas públicas de extensão rural.

Mas, o maior desafio é levar para a Agricultura Familiar as políticas de infraestruturas sociais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. São os chamados direitos de cidadania, que a maioria das pessoas que vive nas cidades já conquistou. Telefonia, estradas adequadas, programas de habitação, saneamento básico, educação e saúde de qualidade, locais para a prática de esportes e lazer: esses são alguns desses direitos que a imensa maioria de quem vive no campo ainda não tem.

Precisamos avançar, e muito, no atendimento às famílias rurais. O Brasil tem uma dívida social histórica com o campo, e resgatar essa dívida é um dos grandes desafios do nosso País, nesse início de século vinte e um.

Um abraço a todos, e vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário