quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sustentabilidade da Extensão Rural em debate

Ao longo dos 60 anos de história, são marcantes as conquistas da extensão rural brasileira. Democratização de novas tecnologias de produção agrícola, com o aumento expressivo da oferta de alimentos; socialização de conhecimentos e saberes; conquista e expansão de fronteiras agrícolas; contribuição organizacional para a gestão social; criação e viabilização de políticas de desenvolvimento rural; assistência para acesso a créditos rurais; desenvolvimento de ações de recuperação e preservação ambiental, entre outras, são algumas dessas conquistas.

Os resultados e seus impactos na qualidade de vida dos brasileiros comprovam a eficácia da extensão rural como uma ferramenta importante para a viabilização e implementação de políticas públicas indispensáveis para a redução das desigualdades sociais, aumento da oferta de empregos e promoção da segurança alimentar em nosso País.

Agora, precisamos garantir a sustentabilidade da extensão rural como política de Estado. A sinergia que existe entre governo federal, governos estaduais e organizações de agricultores tem de permanecer, independente dos tempos políticos.

Hoje o Brasil tem aproximadamente 16 mil extensionistas trabalhando em mais de cinco mil escritórios espalhados por todo o país, atendendo 2,8 milhões de famílias de agricultores. A extensão rural está em um bom momento, mas para que as Emateres possam trabalhar ainda melhor é necessário que algumas dificuldades relacionadas à liberação de recursos sejam solucionadas. Existe muita burocracia para a liberação de crédito para a extensão rural o que nos impede de atender os produtores a tempo.

Uma das formas de conseguir a sustentabilidade política, institucional e econômica da extensão rural é o governo federal editar uma medida provisória ou enviar um projeto de lei para o Congresso, que estamos chamando de Lei Geral de Ater, já em discussão com o MDA e as organizações dos agricultores, como é o caso da Contag, para garantir os recursos de forma continuada e permitir seu repasse com agilidade, fora do formato dos burocráticos convênios.
Para conversarmos mais sobre a sustentabilidade da extensão rural, espero você, hoje, às 14 horas.

33 comentários:

  1. José Silva,

    a Asbraer têm levantado a bandeira da Sustentabilidade da ATER através da criação de uma Lei gerl de ATER e também de PAC para a Extensão Rural.
    Como a Asbaer tem trabalhado para que isso realmente aconteça?
    Quais serão os próximospassos para tornar esse projetos realidade?

    ResponderExcluir
  2. Teste

    Parabens pela reeileição da ASBRAER.
    Abraços

    Januzzi

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com voce, quando disse que precisa ser desburocratizado o formato dos convenios, questao esta que ja esta sendo discutida pelo MDA, enviando o projeto de lei ao Congresso, criando a lei geral de ATER.
    Parabens pela reeleiçao da ASBRAER, fato este que mostra, o quanto foi fertil e produtiva a sua administraçao frente as EMATERES
    Neste tempo de crise, como voce bem disse, precisamos dar qualidades aos nossos produtos, utilizando financiamentos com juros fixos e menores, com equivalencia ao produto.
    Como faço parte do Programa Certifica Minas Cafe, posso lhe adiantar que estamos visualizando, naqueles que certificarm e nos que estão no processo, agregação de valores nos seus produtos.
    Concluimos que a agricultura familiar, tanto quanto os produtores rurais em geral, estão de braços dados em prol de uma agricultura de sustentabilidade, levando dignidade e prosperidade ao homem do campo.

    ResponderExcluir
  4. Nossos cumprimentos pela marcante e indiscutível atuação frente a EMATER-MG, sempre estendendo benefícios às gerações futuras.
    Queremos na oportunidade agradecer e dizer que seu apoio à CABEFE demonstra sua sensibilidade com a saúde dos empregados da extensão rural.
    Parabéns!
    Equipe administrativa da CABEFE

    ResponderExcluir
  5. Nossos cumprimentos pela marcante e indiscutível atuação frente a EMATER-MG, sempre estendendo benefícios às gerações futuras.
    Queremos na oportunidade agradecer e dizer que seu apoio à CABEFE demonstra sua sensibilidade com a saúde dos empregados da extensão rural.
    Parabéns!
    Equipe administrativa da CABEFE

    ResponderExcluir
  6. Prezado José

    Parabéns pela reeleição na ASBRAER!
    Conte comigo para aumentar a discussão aqui no campo, nas bases, sobre a criação de políticas públicas mais condizentes com o perfil agrícola e agrário do nosso querido país.

    Márcia Helena Barbosa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Zé Silva,

    Parabéns pela Medalha do Mérito Municipalista e pelas grandiosas conquistas frente à EMATER-MG e a ASBRAER. A Empresa tem renome nacional e respeito não é por acaso, com todo esse empreendedorismo aliado a proximidade conquistada por voce junto aos extensionistas do campo, fortalecida com essa ferramenta do blog. E a sustentabilidade no campo só tende a aumentar, pois inclusive o governo federal está apostando na nossa Gestão no Governo do Estado e no ano da Excelência em Gestão na EMATER-MG, conforme o discurso do próprio Vice Presidente - José Alencar - que o Governo Federal irá cobrir as perdas do FPM às Prefeituras, mantendo as parcerias e acordos.

    Parabéns por mais essa iniciativa! Estamos Juntos!

    Marco Aurélio Borba Moreira

    ResponderExcluir
  10. Olá José Silva, temos o programa na TV POÇOS, aqui no sul de Minas Gerais, em Poços de Caldas, o programa chama-se MÍDIA RURAL, é um programa técnico, que a 06 meses no ar tem tido como missão difundir conhecimento e informação a todos os envolvidos com o agronegócio aqui da região, sempre entrevistando o Péricles, o Ednan, o Ricardo, técnicos aqui do escritório local da emater, e a duas semanas fechamos contrato ai com vocês do programa MINAS RURAL, e estamos mostrando matérias, noticias e eventos que tenham relevância aqui para nossa região, também contamos com um blog, http://midiarural.blogspot.com/estamos abrindo o espaço para o Péricles e através dele que chegamos a noticia do lançamento de seu blog, ótima notícia, irei acompanhar com atenção seu blog, sou técnico agrícolas e administrador, diretor do Mídia Rural e também trabalho na prefeitura de POços de Caldas, caso tenha interesse em acompnhar nosso blog ou até mesmo ser mais um colunista, fica nosso sincero convite,

    um abraço e brilhante trabalho na direção da EMATER-MG, a melhor do Brasil

    att

    ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  11. Extensão Rural com sustentabilidade em um País que a educação é tratada com descaso, é conversa pra boi dormir.Só iremos conseguir sustentabilidade quando as pessoas estiverem preparadas para absorver está nova realidade. Sim, somos educadores,mas em uma cultura onde prevaleceu o ganha perde e pouco se aproveitou do que em 60 anos pregamos sobre cooperativismo, associativismo e igualdade social,não querendo ser pecimista, acredito termos que esperar mais 60 anos se não investirmos em ???
    -Deixa disso, já avançamos muito, o pais até superando crise mundial tá conseguindo!
    - Puro acaso deste mundo globalizado. Estamos com sorte. Precisamos mesmo é de conseguir colocar o pouco de conhecimento tecnologico que foram criados pelas nosssas empresas de pesquisa durante estas poucas decadas, para funcionar de verdade.
    Não apenas para uma maioria que sai na frente por questões políticas ou por terem tido oportunidades que outros não tiveram. Bom, se bem que os que não tiveram continuarão sem ter. Ou não? Será que o Brasil está mudando de verdade com paternalismo e programas que fazem agente acreditar que estão dando certo? Minas sem fome, como por exemplo, meu amigo e colega Sr. Presidente, falta muito para atender com dignidade a todos que realmente precisam.É um bom programa, porem apenas paliativo. Sim , a ideia é boa, mas os recursos são escassos.
    -Fiquemos com o que tai, vamos conseguir mais, um passo de cada vez, deixem acostumarem com a idéia,ainda é uma criança, vão nos apoiar com mais recursos ano que vem.
    -Pois é,por acaso ano que vem é ano eleitoral outra vez. Só pode executar o programa depois das eleições!! O povo carente, não apenas de recursos,mas, carente de respeito, de credibilidade fica sem entender que programa é este.Umildemente voltam pra casa dizendo para o extensionista:- é, este ano promete chuva, vai dar tempo de plantar depois das eleições;será que vai vir só aquele tanto do ano passado ?
    -Sustentabilidade engloba muita coisa, inclusive acertarmos mais nas nossas decisões.Cometemos falhas sim, é do ser humano, mas temos que de acordo com a nossa realidade sermos onestos conosco e com os que pagam os nossos salários e não fingirmos que tá bom , que foi feito o que pôde.
    A ordem é superação, se preciso for, chutemos o balde. Em três anos que acompanho de perto este programa , acho que ainda não foi feito isto. Caros colegas, Minas sem fome dá uma conotação de que o povo é miseravel e que estas migalhas que estamos gerindo vão salvar a lavoura. Este nosso programa deveria se chamar o campo em crescimento,sei lá, um nome que jogasse pra cima . Que não parecesse sinônimo de miséria. Já me perguntaram uma vez,quando iria chegar as sementes do Minas com fome. Acreditam?
    Bom, já que agora temos um canal aberto com o Presidente ficou mais facil de sermos sinceros e falarmos o que sentimos.Valeu José Silva por ficar mais perto ainda da gente.

    ResponderExcluir
  12. Excelente o artigo, mas ainda acho que precisamos de maior reconhecimento da sociedade como um todo. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  13. Cara Maisa,
    Estamos trabalhando para superar este desafio nos últimos dois anos. O marco mais forte foi a criação da Frente Parlamentar em defesa da Extensão Rural. Passamos a ter voz no congresso nacional pela primeira vez na história. Atualmente temos debatido este tema em diversos espaços democráticos e com várias organizações políticas e de agricultores...
    O próximo passo será a audiência pública a realizar-se no dia 09 de junho de 2009 as 9h30 no Senado...
    Até lá...
    Sds,
    josé Silva

    ResponderExcluir
  14. Caro Ulisses,
    Obrigado pela parceria. Fico satisfeito em ver mais um profissional do agronégócio que faz da comunicação uma ferramenta em defesa de causas importantes como a agricultura...
    Estarei acompanhando o blog do Mídia Rural. Irei fazer contato com você para combinarmos sobre escrever uma coluna...
    Sucesso para seu programa...
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  15. Caro Januzzi,
    A reeleição na Asbraer é uma conquista de todos nós da Emater de Minas. E também a maturidade dos líderes da Extensão Rural brasileira no sentido de caminharmos unidos pela superação dos desafios que estamos enfrentando.
    A qualidade certificada é hoje a garantia de inserção no mercado cada vez mais competitivo.
    Bom trabalho no sul (de Minas) maravilha...
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  16. Cara Equipe da CABEFE,
    Obrigado pelo contato e parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo no cuidado com a vida das pessoas...
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  17. Cara Márcia,
    Vamos juntos utilizar todos meios democráticos para discutir os problemas e soluções para a agricultura e extensão rural brasileira.
    Sds,
    josé Silva

    ResponderExcluir
  18. Olá ! Somos estudantes da Unimontes - Agronomia. Queremos participar do debate. Que horas vai ser mesmo ?

    ResponderExcluir
  19. Os acadêmicos da UNIMONTES - Norte de Minas Gerais - estão interessados em participar do debate 'Sustentabilidade da Extensão Rural'. Porém, nós da disciplina de Extensão Rural gostariamos de saber o horário exato da discussão.

    ResponderExcluir
  20. somos estudantes da unimontes, estamos esperando o debate começar e temos duvidas quanto ao horario

    ResponderExcluir
  21. Oi!!! sou estudante de Agronomia da Unimontes,estou querendo participar do debate, porém estou com dúvdas quanto ao horário.Que horas vai ser realizado???

    ResponderExcluir
  22. Os acadêmicos de agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros estão interessados em participar do debate "Sustentabilidade da Extensão Rural". Entretanto, há dúvidas quanto ao horário do início.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    Somos graduandas do 9º período do curso de agronomia da Unimontes, estamos aguardando o início do debate sobre sustentabilidade na extensão rural.

    ResponderExcluir
  24. Sou estudante de Agronomia, da UNIMONTES estou esperando para participar do bebate.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!

    Somos estudantes do curso de Agronomia da UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros/ MG, matriculados na disciplina de Extensão Rural e gostariamos de participar do debate, porém houve uma divergência em relação ao horário que o mesmo ocorrerá.
    Gostariamos de saber qual o horário que o mesmo ocorrerá.
    Atenciosamente
    Antônio Carlos e Thallyta

    ResponderExcluir
  26. Caro José Silva, sou estudante de Agronomia na Unimontes e estou com dúvida sobre o horário do debate. Será às 14:00?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Acadêmico do curso de agronomia, pela disciplina de Extensão Rural da Universidade Estadual de Montes Claros, fui apresentado à esse Blog, onde me interessa o debate sobre a sustentabilidade da Extensão Rural, forma de atuação de extrema importância nos dias atuais para a nossa profissão, onde atuamos como veículo dessas informações.

    ResponderExcluir
  29. Caros amigos,boa tarde!!! Sou estudante de agronomia da unimontes e estou aguardando o debate que tera inicio as 14:00hs... Obrigado,obrigado!!!

    ResponderExcluir
  30. A sustentabilidade na agricultura familiar avançou muito no decorrer da década de 90 até os dias de hoje. Pórem, acredito que para haver maiores mudanças, profissionais das ciências agrárias integrados com profissionais das ciências humanas devem trabalhar, juntamente com acadêmicos interessados, na passagem de conhecimentos tecnicos para a melhoria deste sistema de agricultura.

    ResponderExcluir
  31. Acredito que os cursos de Agronomia podem contribuir positivamente para a Sustentabilidade da Exrensão Rural uma vez que, a instituição juntamente com seus acadêmicos podem desenvolver trabalhos direcionados para os agricultores familiares em parceria com a Emater e assim, contribuir com os trabalhos de ATER, além de servir como experiência aos acadêmicos.
    As linhas de pesquisa da Unimontes sempre procuram atender as demandas de pesquisa dos agricultores,buscando formas alternativas de melhoria na agricultura de forma a otimizar a atividade sem colocar em risco o lado econômico. De forma que agricultura seja cada vez mais sustentável.

    Zé Silva obrigada pelo espaço .

    ResponderExcluir
  32. O debate começa às 16h com o assunto: O impacto da crise no próximo ano agrícola. Está na postagem inicial de hoje.

    ResponderExcluir
  33. Discutir sustentabilidade passa necessariamente pelas indagões: sustentar o quê? quem? até quando? quanto custa? quais os benefícios? entre tantas outras indagões. Chama atenção a leitura fragmentada das informações colhidas sobre a realidade diagnosticada e a propositura de cenários pretendidos ao desenvolvimento sustentável dos agricultores e suas famílias com avaliações de metas quantitativas e qualitativas para medir as alterações de posições sociais destes. Aliás, essa premissa está diretamente ligada a atuação do Estado com políticas públicas e ações que assegurem oportunidades múltiplas de acesso aos direitos: moradia, alimentação,educação, saúde, vestuário, lazer, seguridade social e ao serviço de pesquisa e extensão rural,como exercitar seus deveres: defender e preservar a natureza, o patrimônio imaterial e a família, por exemplo.
    Portanto a sustentabilidade desse complexo setor e suas categorias estão intimamente ligados ao organismo que vai executar as políticas públicas; nesse sentido, e a escolha do regime jurídico, faz a diferença. Por exemplo,as empresas públicas de direito privado de Minas Gerais e Santa Catarina, ora representadas pela EMATER e EPAGRI como a EMBRAPA executam bem suas tarefas, por isso são referências dentro e fora do país; assim o trabalho da ASBRAER,FASER E ABER é relevante no sentido de oferecer aos estados argumentos para efetivação esse regime jurídico, em detrimento da administração direta, autarquias, oscips entre outras, pois a agricultor e sua famílias por estarem em maioria nas classes D e E e como pobres (até meio salário mínimo) e outros em indigência carecem da presença direta do estado para assegura-lhe sua permenência e reprodução de sua lógica familiar: Terra( natureza e mitos), trabalho (mais-valia e serviços)e família (Transmissão, posse, renda e cultura).
    É o serviço de Exteñsão rural essa referência.

    ResponderExcluir