segunda-feira, 18 de maio de 2009

Extensão Rural no Chile

O Chile é destaque em todas as estatísticas de produção de frutos e pescados. Principalmente, no ranking de exportações. É um país que, em algumas regiões, praticamente não chove, e tem área territorial de 756.626 Km², o que se aproxima de alguns estados do Brasil, como Minas Gerais, com 586.528 km², e Mato Grosso, com 903.357 km².

Para saber o que o Chile faz para ter este desempenho e conhecer como funciona a Extensão Rural Pública e Privada no país, de 25 a 30 de maio, uma missão técnica de dirigentes das entidades de assistência técnica e extensão rural, composta por 12 estados brasileiros, estará no Chile. De lá, estaremos conversando sobre as novidades e inovações que conheceremos durante a missão. Se alguém tiver alguma pergunta sobre a agricultura chilena é só postar no blog.

10 comentários:

  1. Prezado José Silva, bom dia!

    Acho muito interessante este tipo de missão, pois, o Chile com todos sabemos , tem praticamente 1/3(sul) de de seu territótio gelado, 1/3(norte) seco e sobra praticamente a parte central de seu território para as atividades agrosilvopastoril. Tive a oportunidade de dar um giro por lá e pude perceber que são bem sérios e nacionalistas em todos os aspectos, ao contrário de muitos que tem este sentimento somente quando se trata de futebol. Só para ilustrar o que estou dizendo, parei em uma padaria para tomar um lanche, paguei e fui embora quando fui interpelado por outro cliente e por um funcionário do estabelecimento pelo fato de não ter exigido a nota fiscal. Na época em que estive por lá, adotava-se o imposto único e todos faziam questão de pagá-lo, independente de se comprar um pão ou um carro. Já faz parte de sua cultura nacionalista.
    Zé Silva, tem uma área que o Chile é referência mundial, sendo muito desenvolvido e que gostaria que desse uma levantada mais a fundo para nós, que a área de Silvicultura, como é a atuação da Extensão Rural em relaçao aos Silvicultores, financiamentos, incentivos, etc.
    No mais , boa viagem e gostaria de saber se a caneca dos 60 Anos da EMATER-MG, chegou até suas mãos.

    Sotero

    ResponderExcluir
  2. Presidente José Silva,

    Em relação à Agricultura familiar no Chile, gostaria de saber se o Associativismo é forte entre os camponeses, ou se prevalece o trabalho individual (entre uma célula familiar).
    Disseram-me que no Chile não se usa um parâmetro para classificar o Agricultor Familiar, bem diferente do Brasil, que tem os critérios estabelecidos na Lei 11.323/06. Essa informação confere? Caso confira a informação, gostaria de saber como é feito o controle da distribuição de recursos à agricultura familiar pelo governo.

    Obrigada, pela atenção dispensada as minhas perguntas postadas ontem.

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Caro Sotero
    A caneca dos 60 anos chegou. Gostei tanto que até pedi para fazer orçamento para sabermos se é possível fazermos um numero maior para as unidades da Emater. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado.
    Em relação ao Chile, quero agradecer pelas valiosas informações.
    Irei procurar na FAO e no contato com os agricultores saber mais sobre a silvicultura. E será um prazer disponibilizar as informações que conseguirmos.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  4. Cara Rosana,
    Irei com uma grande bagagem de dúvidas e muitas perguntas nesta missão técnica. De lá ou quando retornar espero poder ter uma resposta para sua pergunta. Que será de muita valia para todos nós.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  5. Prezado Zé Silva,
    Tenho a curiosidade de saber no Chile, de como é a intervensão do Estado no crédito rural, a abrangência da Extensão Rural nas cidades e a o medelo de atuação junto aos agricultores. O nível tecnológico utilizado e se tem subsidios, etc. E traga novidades para nós.

    Boa viagem!
    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  6. “Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER” (autor desconhecido)

    Presidente José Silva,

    Fico feliz que o Senhor esteja levando em sua bagagem muitas dúvidas em relação à Agricultura familiar no Chile. (mais um motivo para eu considerá-lo um homem sábio). É muito bom ter respostas a buscar, afinal a vida não teria o menor sentido se tivéssemos todas as respostas.
    Agricultura familiar é um assunto que me interessa muitíssimo. Com sua ida ao Chile e sua disposição em compartilhar conosco essa experiência, estou aproveitando para ler sobre o assunto. E as perguntas vão surgindo: _li, em um Artigo Científico publicado em 1997, que os técnicos agropecuários chilenos encontravam dificuldade para orientar os agricultores familiares por estarem mais bem preparados para lidar com Alta Tecnologia, é o que garantia o autor. Afirmava também, que havia um rodízio muito grande de profissionais dessa área, porque a remuneração era baixa.
    Confere para a gente a realidade dos Técnicos Agropecuários do Chile, por favor! Já se passaram 12 anos, vamos ver se algo mudou!

    BOA VIAGEM! QUE DEUS LHE ACAMPANHE!

    Rosana

    ResponderExcluir
  7. Caro José Silva,
    Acho de grande importância estas trocas de experiências e conhecimento da realidade de outros lugares, pois às vezes estamos aqui no Brasil achando que somos os pobres coitados, mas existem países em pior condição e que estão conseguindo superar as adversidades. Tivemos um depoimento muito interessante do DR. João Carlos, zootecnista ,professor da UFRJ, que deu uma palestra em Joaquim Felício, nos contando que acabava de chegar de uma região da Argentina que chovia 600 mm por ano,que a ocupação la era de 11 ha por unidade animal e que eles estavam la produzindo carne e milho sem subsídio, com a pesquisa e a extensão trabalhando juntas.
    Desejo-lhe boa viagem e que Deus esteja com você e com todos nesta jornada.

    ResponderExcluir
  8. Caro José Silva,

    bom dia!

    só para reforçar, gostaria de saber se os pequenos produtores e a Extensão Rural Pública Chilena, têm uma participação significativa na produção de madeira proveniente de florestas plantadas, área esta em que o Chile se destaca muito, inclusive exportando madeira para diversas partes do mundo.

    No mais, por enquanto é só.

    Um abraço!

    Sotero.

    ResponderExcluir
  9. Caro Jose´Silva,

    Gostaria de saber a forma de atuação da extensão rural no Chile. Pelos comentários, existem duas. Uma pública e uma privada. Como é a relação entre as duas, coexistem em um mesmo município? A atuação junto aos agricultores familiares é prioridade em alguma delas? Como funciona a parte de assistência técnica? Em MG estamos caminhando para atuação por cadeia de produtos e acredito que estamos avançando. Tem como fazer um paralelo com a nossa Emater e extensão rural no Chile?

    ResponderExcluir