sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cooperativas da agricultura familiar participam da maior feira de orgânicos do mundo

Café, cacau e cachaça. Esses e outros produtos brasileiros que agradam o paladar e conquistam o mercado internacional estarão na Biofach Nuremberg, na Alemanha. São produtos de nove empreendimentos da agricultura familiar que participam, entre 15 e 18 de fevereiro, da maior feira de orgânicos do mundo, com mais de 2,6 mil expositores, distribuídos em nove pavilhões, e que recebem 45 mil visitantes de 130 países.

Os participantes brasileiros integram o espaço coletivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), em uma área com 112 metros quadrados. No estande Projeto Organics Brazil/IPD/MDA, haverá exposição de produtos orgânicos das diversas regiões do Brasil, entre amostras de café, cacau, açúcar mascavo, sucos, derivados do umbu e derivados de fruto do palmito juçara, além de frutas e cachaça. Os visitantes também poderão degustar doces e geleias de umbu e bebidas - café, cachaças e sucos.

"Pela nona vez (desde 2003), estamos levando para a Biofach empreendimentos que vão fechar negócios. As palavras Brasil, agricultura familiar e orgânicos passam a estar cada vez mais associadas e com uma oferta de produtos diferenciados, que leva sociobiodiversidade, produtos regionais, produtos típicos do nosso país. É uma conquista de espaço no mercado internacional, e essa presença continuada mostra que existe capacidade de oferta e que há empreendimentos da agricultura familiar capazes de ocupar esses espaços e essas oportunidades lá fora", avalia o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos.

Para a agricultura familiar, essa participação no evento representa mais mercado, mais renda e mais valor para a produção, segundo Campos: "O mercado de orgânicos e de produtos sustentáveis cresce, e nós queremos capturar esse crescimento para a agricultura familiar. Os empreendimentos que são apoiados pelo MDA, por meio do projeto do IPD, estão com oportunidade de gerar negócios onde muitas vezes não imaginavam que poderiam chegar".

Os empreendimentos selecionados a partir de Chamada Pública são: Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), de São Paulo; Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) e da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Bahia; da Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoam), do Pará; da Cooperativa Agropecuária de Produtos Orgânicos da Terra (Cooper Terra), do Paraná; da Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol), de São Paulo; da Cooperativa Regional das Agroindústrias Familiares Ecológicas do Vale do Rio Uruguai (Cooperafe) e da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Cai (Ecocitrus), do Rio Grande do Sul, e da Ciano Indústria de Alimentos Ltda (Ciano), do Rio de Janeiro.

Juntas, as oito cooperativas e a associação representam mais de 12,4 mil famílias e produzem mais de 30 produtos. A Abrabio, com 52 associados de 18 estados brasileiros, terá amostras de produtos diversos de seus associados, todos com certificação orgânica.

Fonte: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário