segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caminhando com o produtor Rural - Ações do Governo brasileiro para a erradicação da pobreza extrema e fome no Brasil

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Caminhando com o Produtor Rural

Amigos e amigas, bom dia!

No Caminhando com o Produtor Rural de hoje, vamos falar sobre as ações do Governo brasileiro para a erradicação da pobreza extrema e da fome entre os brasileiros.

As desigualdades sociais ao longo da História deixaram um legado dramático no Brasil e em toda a América Latina: a pobreza extrema e a fome, que atingem milhões de pessoas em nosso País e no Continente Sul.

O Brasil, nos últimos anos, vem alcançando grandes resultados nessa luta. Mas ainda enfrentamos esse desafio da fome e da miséria. No Brasil, são 16,2 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, em situação de miséria. Isto representa 8,6% da população. Segundo o IBGE, vivem na miséria famílias que recebem menos de R$ 70,00 mensais.

No campo, eram até 10 ou 12 anos atrás, 12,4 milhões de pessoas na miséria. Saíram dessa situação 4,8 milhões de pessoas. Hoje, são 7,6 milhões ainda vivendo na situação de miséria. Desses, cerca de 5 milhões estão na região Nordeste. Portanto, ainda temos uma situação social e humana dramática e desafiadora.

Na última semana de dezembro, a Presidente Dilma declarou, em viagem ao Uruguai para reunião do Mercosul, que 2012 é o Ano da Erradicação da Pobreza Extrema e da Fome no Mercosul. O que significa que essa luta se dará agora em nosso Continente, ultrapassando nossas fronteiras geográficas. E o Brasil, pela força de sua agricultura familiar, tem um importante papel a desempenhar nesse desafio regional de combate à fome.

O setor já responde pela produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos. E essa experiência será de grande importância para levar essa vocação para os demais países da América do Sul. Faz muito bem o Governo brasileiro em alargar a área de combate à fome e à miséria. Cada país tem sua própria experiência nessa área, e um intercâmbio dessas ações pode ser de grande proveito também para o Brasil.

Na condição de membro da Frente Parlamentar de Combate à Fome na América Latina e Caribe, convidado pela FAO – órgão da ONU para a Agricultura e Alimentação – sabemos da importância de somar forças e experiências para vencer esse desafio. É um desafio que exige capacidade de produzir alimentos em quantidade e qualidade. Portanto, que deve ser, também, uma nova fronteira para o aumento da produção de alimentos em nosso País, trazendo mais oportunidades para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar.


Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário