segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Caminhando com o Produtor Rural: Leite verde-amarelo

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Caminhando com o Produtor Rural

Amigos e amigas, bom dia!

No Caminhando com o Produtor Rural de hoje, vamos falar sobre uma conquista importante para os produtores de leite. Uma das principais cadeias produtivas da agropecuária, a produção leiteira tem papel estratégico em nosso desenvolvimento rural.

Já falamos aqui do projeto de lei chamado Leite Verde-Amarelo, propondo mecanismos de defesa na comercialização de nosso produto. O leite brasileiro vem enfrentando a importação de leite em pó, vindo principalmente dos países do Mercosul. Pelo projeto, do qual também somos um dos autores, o leite em pó importado não poderá ser utilizado por Governos e entidades públicas.

O projeto está em tramitação na Câmara, já desperta a atenção de autoridades e começa a dar frutos. Recentemente, já à luz desses problemas levantados pela Subcomissão do Leite, da qual fazemos parte na Câmara Federal, representantes dos setores leiteiros do Brasil e da Argentina firmaram novo acordo para a importação do leite em pó. Uma nova cota de importação foi estabelecida entre os dois países.

Pelo acordo, com duração de um ano, a cota de exportação mensal da Argentina passa a ser de 3.600 toneladas de leite em pó desidratado e integral. A cota é maior que a que se encontra em vigor, de 3.200 toneladas/mês, mas inferior ao que pretendia a Argentina, de 5 mil toneladas por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário