quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caminhando com o produtor rural

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Na Caminhando com o Produtor Rural de hoje, temos a satisfação de responder a perguntas de nossos amigos e telespectadores. Hoje, vamos responder à questão encaminhada pela presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Riachinho, dona Vitória Estácio da Conceição. Dona Vitória quer saber por que o agente financeiro não tem interesse em contratar o Pronaf Jovem e o Pronaf Mulher.

Agradecendo sua participação, dona Vitória, primeiramente quero dizer que não é essa a orientação e determinação dos gestores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o MDA, onde se encontra o Crédito PRONAF. Convivo de maneira estreita e fraterna com esses parceiros, inclusive com o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Argileu Martins, que é também meu colega de carreira na Emater de Minas Gerais, e um dos idealizadores desses sistemas focados de Crédito Rural, como o Pronaf Mulher e o Pronaf Jovem.

Ao contrário, há no Ministério uma orientação clara de atendimento da melhor forma possível a esses segmentos da agricultura familiar, ou seja, aos jovens e às mulheres. São segmentos estratégicos para o desenvolvimento rural sustentável, pela posição que ocupam em suas famílias, pelo compromisso e responsabilidades que têm para com o futuro de suas famílias e de nosso País.

Os jovens do meio rural, por exemplo, precisam cada vez mais do apoio e do compromisso do Estado para seu desenvolvimento, de uma maneira especial.

Com os jovens estão a garantia de um futuro melhor para suas comunidades, para a agricultura brasileira e para com a melhoria da qualidade de vida em nosso País.

Quando presidimos a Emater de Minas, tivemos a oportunidade de apoiar firmemente a juventude rural. Através do Programa Minas Sem Fome, criamos e desenvolvemos o Programa Juventude Rural, que levou ações de capacitação profissional e educação para a cidadania para milhares de jovens do meio rural, além de crédito e projetos técnicos para iniciarem de forma adequada e assistida sua vida profissional. Mais de seis mil jovens tiveram participação e apoio desse programa da Extensão Rural em Minas Gerais.

Quanto às mulheres, todos sabemos de seu papel fundamental na estrutura familiar, nos processos de produção e principalmente na capacidade que têm de administrar e fazer a gestão das atividades agrícolas. Na agroindústria familiar, por exemplo, quase sempre são as mulheres que se encontram à frente de todo o processo, seja de produção ou de comercialização.

Por tudo isso, é uma pergunta preocupante a que a senhora nos faz, a respeito de postura dos agentes financeiros que trabalham com o crédito Pronaf. O mais breve possível, vamos nos reportar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, gestor do Pronaf, levando essas preocupações que, a partir de agora, são também nossas preocupações. Esperamos que a questão seja pontual, esteja acontecendo apenas aí onde a senhora teve conhecimento do fato.

Temos certeza, dona Vitória, que vamos tirar a limpo a situação. Mulheres e jovens, ao contrário, precisam ter ampliadas as oportunidades de acesso ao Pronaf, pelo que isso representa para o desenvolvimento rural sustentável brasileiro.

Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário