segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caminhando com o Produtor Rural

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.


Meus amigos e minhas amigas, bom dia!

No Caminhando Com o Produtor Rural de hoje, vamos falar sobre uma atividade agrícola muito importante. Tanto para as famílias rurais quanto para os consumidores, que é a produção de hortaliças e de legumes, alimentos de alta qualidade para nossa saúde.

Os grandes e médios municípios precisam dar atenção especial à produção de horticultura. Esses alimentos devem fazer parte de nossa alimentação diária, principalmente das crianças, pois são de fundamental importância para a saúde, para o crescimento, e o bom funcionamento de nosso corpo.

No Brasil, a Extensão Rural foi pioneira na implantação do que hoje conhecemos como cinturão verde, que são áreas no entorno das cidades onde se produzem as hortaliças, as frutas e os legumes que abastecem nossa mesa. Todas as grandes capitais brasileiras têm seu cinturão verde, que garantem o abastecimento regular desses alimentos.

Também as médias cidades, como Unaí, precisam dessa forma de produção, precisam de áreas exclusivas para a produção de hortaliças e legumes. Com isso, se evita que esses produtos tenham de ser importados de regiões distantes, e aqui cheguem sem qualidade e com preços altos aos consumidores.

Portanto, um município como Unaí, que tem dado atenção à produção de horticultura, está no caminho certo da segurança alimentar e na promoção da qualidade de vida das pessoas. Além disso, é uma atividade que gera oportunidades de trabalho para muitas famílias, gera renda local e garante as condições para que a população tenha uma alimentação saudável e de qualidade.

Essa é uma parte da agricultura que nem sempre é reconhecida pela maioria das pessoas. A gente às vezes pode pensar que agricultura são apenas as grandes lavouras de feijão, de milho ou de soja. E esquecemos que a produção de alface, de couve, de quiabo, de jiló e outros produtos, também vem da atividade agrícola e são tão importantes para nossa saúde quanto a carne, o arroz e o feijão.

Enquanto eu falava, vocês viram aqui imagens de uma família que trabalha com a produção de horticultura. É a família de um senhor que trabalha diariamente nessa nobre missão de produzir nossos alimentos do dia a dia. E produzindo com responsabilidade, usando água de qualidade para regar as plantas, acondicionando com cuidados necessários as hortaliças, tudo para que o alimento não perca suas condições nutricionais, e que cheguem de maneira adequada até o consumidor.

Parabéns a todos os horticultores de Unaí, a todas as famílias que cumprem essa sagrada missão de prover o alimentos que nos sustenta.

Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário