segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Internet no campo

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.


No Caminhando com o Produtor Rural de hoje, vamos responder a uma pergunta de nosso telespectador, o senhor Pedro, que nos enviou um email cumprimentando pela nossa participação, e perguntando quando, afinal, teremos Internet no meio rural.

Um abraço, senhor Pedro, e obrigado pelas suas palavras de incentivo ao nosso trabalho. Olha, a questão da Internet faz parte de uma história maior, da marginalização histórica a que o estado brasileiro tem relegado o meio rural quando se trata de direitos de cidadania, de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida das populações rurais de nosso País.

Temos falado muito dessa situação, aqui nesse programa e principalmente no Congresso Nacional. Temos lutado diariamente para reverter de uma vez por todas essa situação. Os que nos acompanham se lembram de que falamos aqui do nosso Projeto PAC Rural, que se encontra em tramitação na Câmara Federal. Com esse projeto, queremos que o campo seja contemplado com políticas públicas para infraestrutura social e direitos de cidadania, como ocorre na maioria das cidades brasileiras. Os recursos para isso serão do Fundo Social do Pré-Sal, o petróleo brasileiro que foi recentemente descoberto no fundo do mar.

Essa é a oportunidade que o Brasil tem de corrigir essa dívida histórica com as populações rurais. O senhor sabe, seu Pedro, não é apenas as Internet que não chega ao meio rural como deveria. Também não chegam os programas de habitação, a coleta de lixo, o saneamento básico, a telefonia, as condições para a prática de esportes e de lazer, as condições adequadas para as manifestações culturais, e assim por diante. A Internet é só mais um direito social que não chega ao meio rural. É essa situação que queremos mudar, fazendo justiça às famílias rurais e estabelecendo as estruturas para um País melhor, de mais igualdade de condições para todos os brasileiros.

E é engraçado que quando falamos disso, não são poucos os que pensam que estamos sonhando, que tudo isso é algo impossível de se realizar. Essa descrença é o preço que pagamos por tantos séculos convivendo com a marginalização desses direitos sociais. As pessoas começam a pensar que a vida é assim mesmo, que não tem solução. Mas não é verdade, não podemos nos conformar com isso.

Estivemos recentemente na França, onde fomos aprender um pouco mais sobre políticas públicas para o desenvolvimento rural, especialmente na forma como os franceses organizam a cadeia produtiva do leite, que gera renda, riqueza, trabalho e qualidade de vida para todos os franceses, das cidades e do campo.

E lá, esses direitos chegaram para todas as famílias rurais, sem distinção do lugar onde vivem e trabalham. Essa, senhor Pedro, é a nossa luta nos dias de hoje, de trabalhar para o desenvolvimento de nosso País através de investimentos e apoio ao meio rural. A começar das políticas e direitos sociais para a qualidade de vida das pessoas. Temos certeza de que, assim, os resultados de uma vida melhor chegarão para todos os brasileiros.

Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário