segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caminhando com o Produtor Rural - Processos de comercialização da Agricultura Familiar


Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui, às segundas feiras, o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Processos de comercialização da Agricultura Familiar

http://www.redeagromais.com.br/mostraVideo.php?id=357&video=http://www.youtube.com/v/pIZycnrF_8s?version=3&hl=pt_BR&rel=0

Primeiramente, devemos dizer que a comercialização é um dos grandes desafios da agricultura familiar de nosso País. Por diversas razões, esse processo nem sempre se dá de forma mais adequada, e às vezes até acarretando prejuízos às famílias rurais. E justamente no momento de valorizar sua produção, de recompensar todo o esforço do trabalho, os agricultores se encontram desamparados, entregues às forças cegas do mercado.

É por isso que na Emater de Minas Gerais, dentro do Programa Minas Sem Fome, do Governo do Estado, criamos diversos projetos de apoio à comercialização, com ações de suporte nesse processo tão importante para a rentabilidade da atividade rural. Um exemplo desses projetos são os Centros de Comercialização da Agricultura Familiar, um espaço para a comercialização, manifestações culturais suportes de informações de mercado, onde os produtores recebem os consumidores de uma maneira digna e adequada.

Recentemente participamos da inauguração de um desses Centros, no município de Carneirinho, no Triângulo Mineiro, onde 21 associações rurais estão comercializando dessa maneira inovadora os seus produtos. Outros Centros estão em construção, como o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar de São Francisco, no Norte de Minas.

No Plano Safra 2011/2012, do Governo Federal, o apoio a esses processos de comercialização está presente com políticas como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos; o Programa Nacional de Alimentação Escolar; e o de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do Programa Fome Zero, que garante o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessária para atender as populações carentes de nosso País.

Com o programa, comprando diretamente da agricultura familiar, o Governo forma estoques estratégicos de alimentos, com a armazenagem da produção para comercializá-los a preços mais justos. O Programa de Alimentação Escolar é outra grande oportunidade de comercialização para a agricultura familiar. Esse programa determina que, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação sejam destinados à compra direta de produtos da agricultura familiar.

Vele à pena conhecer melhor essas políticas públicas de apoio à comercialização da agricultura familiar. Para este ano, por exemplo, os recursos governamentnais para o Programa de Aquisição de Alimentos chegam a 194 milhões de reais. Isso permite ampliar o número de agricultores participantes do programa, comercializando seus produtos a preços mais justos que os oferecidos pelo mercado formal.

Informe-se em seu município, junto aos órgãos competentes, se essas políticas estão sendo colocadas em prática. O apoio à comercialização é fundamental para a rentabilidade e lucratividade com a produção agrícola familiar, e um formador de preços mais justos para o trabaho rural.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Um comentário: