sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Café e leite!

Na quinta-feira, dia 27, estive na cidade de Alfenas participando do Circuito Mineiro de Cafeicultura – Etapa Alfenas. Este circuito tem o objetivo de debater nos municípios produtores de café, questões de interesse do setor.


Hoje, dia 28, realizamos entregas de tanques de resfriamento de leite, do Programa Minas Sem Fome, em Elói Mendes e Cordislândia. O Programa Minas Sem Fome é um projeto estadual de apoio à agricultura familiar. Possui quatro eixos principais de ação: projetos produtivos de lavouras, pomares e horta, por meio da disponibilização de sementes e insumos agrícolas; realização de capacitações; implantação de agroindústrias para processamento e beneficiamento de alimentos; e implementação de tanques de resfriamento de leite e sistemas de abastecimento de água no Semiárido mineiro.


Até o momento, o Minas Sem Fome entregou 42 tanques de resfriamento de leite, superando a meta de 2009, que é 39 tanques. Em 2008, o programa entregou 95 unidades do equipamento. Este é, sem dúvida, um belo Programa. Em outra oportunidade conversaremos mais sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,

    O Programa Minas sem Fome é um belíssimo programa com certeza. Somente, quem não o conhece, com profundidade, pode afirmar o contrário.

    A Associação dos Pequenos Produtores de Granada, do meu município, foi beneficiada, com um tanque de resfriamento de leite, em 2007, e só fazem agradeceer. Afirmam, sem hesitar, que a vida financeira deles melhorou muito depois de terem adquirido o mesmo.

    No último dia de cadastramento para se concorrer ao benefício, tudo favorecia para que desistíssemos de cadastrar a Associação. Foi poucos minutos antes do encerramento do prazo que a inserção foi efetuada.

    A partir daí, para conseguir cumprir os procedimentos burocráticos, foi necessário que as explicações partissem da Central, via-fone, através de MARCOS MEOKAREM, a quem serei eternamente grata.

    Ele orientou o Esloc de Abre Campo com presteza, gentileza e boa vontade. Havia a boa vontade, mas os conhecimentos prévios necessarios para efetuar os procedimentos burocráticos e técnicos eram poucos.

    Não estou supervalorizando o papel do MEOKAREM, mas tentando demonstrar, que não adianta que boas propostas partam do Palácio das Mangabeiras, se cada um de nós não fizer a sua parte. Se um elo se rompe a corrente se parte.

    Amo o meu País, amo meus compatriotas, mas a cada dia observo, que grande parte dos brasileiros estão cada dia mais, desenvolvendo o hábito de criticar os governantes sem antes se auto-criticar: _ e eu, estou fazendo a minha parte para meu País ser melhor?

    Mais do que lugar comum, o velho dito: "a união faz a força", deixou de ser frase feita, nesse caso, para se concretizar na ação conjunta que transformou o sonhos dos produtores em realidade.

    Um abraço,
    Um excelente final de semana para todos!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Olá Presidente,

    Recentemente li o relatório do comercio exterior do agronegócio mineiro, Minas é Café com leite, embora as duas atividades estejam cada vez mais difícies, essa é a vocação, principalmente aqui no Sul de Minas, não creio que seja fácil nem viável mudar isso, temos o Know How e a capacidade instalada e só precisamos de apoio e políticas que auxiliem o produtor a se modernizar a aumentar sua produtividade e qualidade, estou realmente impressionado com o salto de qualidade que a política estadual de fomento agropecuário aprsentou nos ultimos anos, tenho certeza que estamos no caminho certo e que os resultados já podem ser vistos em ações e na participação dos produtores nesses projetos. Um Grande abraço e tenha certeza que estaremos apoiando e divulgando essas iniciativas sempre que possível.

    ResponderExcluir