quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Mais Extensão Rural para Alagoas
A Extensão que nos une e a extensão que nos separa

Na apresentação do Dr. Marcos -presidente do Sindicato dos funcionários que atuam na extensão rural pela Secretaria de Estado da Agricultura , 70% da população do Estado recebe até 1 salário mínimo por mês. Neste contingente estão incluídos os agricultores familiares. E metade da população do Estado é pobre,ou seja, recebem menos que um dólar por dia(Segundo dados do Ipea).
O Estado tem 20% de sua área plantada em cana-de-açucar, 42% em pastagens e 19% em lavouras. Num Estado que as propriedades tem em média 12 ha cada. Que são imóveis considerados minifundios, uma vez que o módulo fiscal em Alagoas é de 15 ha.
Não sei se é coincidência e com todo respeito a história do Estado, é de Alagoas o responsável pela extinsão da Embrater em 1990. Fato marcante no desmonte da Extensão Rural no País. E quem está pagando um preço alto são os agricultores, que hoje, não tem uma entidade para apoiá-los. Com isto continuam cada vez mais excluídos do acesso às políticas públicas do Estado brasileiro, para produzir mais alimentos , terem mais renda e continuarem no campo e com qualidade de vida. Sem precisarem migrar para as cidades na busca de realizar seus sonhos. Em sua maioria não conseguem e passam engrossar as fileiras das mazelas sociais.
É este o sentimento da audiência pública que participei na Assembléia Legislativa, na capital do estado- A bonita cidade de Maceió. Estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, FASER, Embrapa, Fetag, vários parlamentares e muitos agricultores. O Secretário de Estado da Agricultura, Dr. Jorge Dantas em sua exposição deixou bem claro sua convicção da importância de se criar uma entidade de Extensão Rural. Parece que caminha para criar uma autarquia. O Sindicato dos funcionários defende a criação de uma Empresa, com argumento de maior autonomia adiministrativa. No meu ponto de vista, independente da personalidade jurídica, o importante, é ter uma entidade forte, que utilize modernas ferramentas de gestão , assistência técnica e extensão rural. Assim, os agricultores terão apoio e com certeza a distância que irá separar os agricultores de Minas e os de Alagoas, será apenas a extensão dos quilometros de distância entre os dois estados.
Vamos juntos fortalecer a Extensão Rural como ferramenta de viabilização de políticas públicas, e para reduzir as desigualdades entre pessoas e regiões.

Um comentário:

  1. Presidente Zé Silva,

    Não creio que a situação exposta acima, pelo Senhor, seja conscidência. A Lei da Fisica garante: "Toda ação provoca uma reação."

    O difícil é engolir, que o responsável pela extinção da EMBRATER em 1990, representa o Estado de Alagoas, no Senado, eleito com 44% dos votos.

    Das duas uma: ou o povo brasileiro toma consciência do valor e o poder do seu voto, ou aprende a aplaudir os vigaristas de colarinho branco de pé.

    Tem cidadãos honestos para serem votados; há opções. Mesmo que eles sejam as exceções. Fazendo a escolha errada, infelizmente, tem-se que assumir a responsabilidade pelo ato praticado.

    Bem, eu que pensei na casa dos 20, que depois dos 40 anos jamais precisaria citar Vandré, sou obrigada a dizer: "VEM, VAMOS EMBORA, ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ HORA NÃO ESPERA ACONTECER."

    Um abraço a todos

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir