quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Espaço no Congresso Nacional

A cada dia, a Extensão Rural conquista mais espaço no Congresso Nacional. Foi muita negociação para que a reunião realmente pudesse acontecer. Na tarde de terça-feira quando cheguei em Brasília, tive a notícia que o Senado havia cancelado o empréstimo do auditório para a reunião da Frente Parlamentar em defesa da Extensão Rural, Asbraer e MDA discutirem o Projeto de Lei (PL) 5.665/2009. O motivo seria o fato de o Movimento dos Sem Terra (MST) ter ocupado o Ministério da Fazenda e que poderiam deslocar a mobilização para o Senado. Passamos momentos tensos até que foi viabilizado outro espaço, com esforço concentrado pela Frente Parlamentar, ASBRAER e MDA. E vejam como a história às vezes se repete. Conseguimos realizar a reunião no Auditório Nereu Ramos, lugar histórico, onde em 2007 criamos a Frente Parlamentar em defesa da Extensão Rural.


Estiveram presentes dirigentes de 20 Estados, agricultores familiares, extensionistas rurais de diversos Estados, Faser, senadores, deputados federais, prefeitos, vereadores, Secretários de Estado, presidentes de associações rurais e presidentes de conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável (CMDRS).


Os trabalhos da mesa ficaram a cargo do deputado federal por Minas Gerais, Márcio Reinaldo. Também participaram da mesa o ministro do MDA, Guilherme Cassel, os deputados federais Fábio Souto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Pedro Eugênio e Geraldo Simões, relatores do PL; Roberto Rocha, presidente da Comissão de Meio Ambiente; o secretário estadual de Agricultura do Acre, Nilton Cosson; Aldo Filho, presidente da Faser e eu representando a Asbraer.


O Ministro Guilherme falou dos avanços e importância da extensão rural, o papel da Asbraer e sobre o momento histórico com o PL da Ater. Os deputados federais falaram da importância da Ater e se comprometeram a elaborar um relatório conjunto, fato que agiliza a tramitação do projeto na Câmara.


O secretário Nilton Cosson destacou o papel desempenhado pela Asbraer e Dater/MDA, ressaltando que o programa que a Lei cria deve estar articulado com a política agrícola de cada Estado. O extensionaista e presidente da Faser, Aldo, enalteceu a importância da Lei.


Tive a oportunidade de falar em nome da Extensão Rural Brasileira, destacando os avanços nos últimos anos e levantando algumas questões sobre o projeto de lei que pode ser modificado pelos relatores. Veja abaixo os principais pontos para emendas ao PL:


1. Relação entre governo federal e entidades estaduais de Ater: Como está no projeto de lei, o mesmo tratamento que é dado à uma entidade estadual, também é dado à entidades com um ano de criação e sem comprovação de experiência de atuação com os serviços prestados de assistência técnica e extensão rural. Nossa proposta é a comprovação de no mínimo 5 anos para as entidades não estatais.


2. Já que o momento é histórico, e estamos criando um programa nacional de Ater, propomos que todos os recursos do orçamento geral da união (OGU) para a Ater, devam estar nesta lei. Recursos para a Ater nos mais diversos ministérios, e não apenas no MDA como propõe o PL.Como por exemplo os recursos para Ater no Ministério da Agricultura, Ministério da Integração Nacional,etc.


3. Conforme destacou o secretário de Estado do Acre, Nilton Cosson, o programa criado pela Lei deve estar articulado com os programas estaduais de Ater.


4. Também estamos propondo que se estabeleça um montante mínimo do OGU para a extensão rural no país.


Houve participação ativa de todos na reunião. Principalmente de agricultores familiares, extensionistas e vereadores que, em depoimento, destacaram a importância da extensão rural. Nossa avaliação é que foi um avanço esta discussão. Nos próximos dias, estaremos publicando no blog e no portal da Asbraer, um vídeo da reunião.


Agora, estou indo para Alagoas, onde participo, amanhã, de sessão na Assembléia Legislativa para criar a Emater-AL.


E o debate continua....

6 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,

    Primeiro vou pedir licença ao Senhor para sempre usar seu nome da forma acima. É assim que o uso quando comento sobre sua pessoa e sobre o seu trabalho a frente da EMATER-MG e na ASBRAER com as pessoas do meu convívio.

    Entre os produtores há uma empatia grande com o nome. Acho que eles, assim como eu, consideram que "ZÉ SILVA" LEMBRA BRASIL: UM HOMEM GENUINAMENTE BRASILEIRO.

    Bem, Presidente, desejo que as negociações na terra do MENESTRAL sejam bem-sucedidas, e que assim como de Brasília o Senhor nos traga boas notícias das Alagoas. Se houver imprevistos, assim como houve no Distrito Federal, sei que o Senhor é competente o suficiente para entrentá-los, como o fez.

    Hoje, pensando sobre Tetônio Vilela, fiquei pensando o quanto nossa geração foi feliz. Tínhamos ídolos; tínhamos pessoas que nos inspiravam em uma fase que é fundamental acreditar, para não se transformar em um adulto amargo e descrente.

    Então, prezado Zé Silva, eu quero lhe dizer que hoje quando falo do Senhor para minha sobrinha, para meus primos, para os meus amigos mais jovens, estou procurando disseminar entre os jovens que amo a esperança, pois eu quero que eles tenham ídolos e ideais a seguir.

    Grandes realizações! Muito sucesso!

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE ROSANA, COMO VAI?????
    QUE ESSE A ENCONTRE SEMPRE COM ESSE ESPÍRITO VOLTADO PARA O LADO BELO DO EXISTIR!!!!!!!!!!!!!
    PRECISAMOS MUITO DE SERES COMO VC, QUE NÃO TENHAM VERGONHA DE ELEVAR SEU LADO ESPIRITUAL, TEM GENTE ACHANDO QUE É VERGONHA FALA DE DEUS, QUANDO AQUELA FRASE QUE ME MANDOU QUER DIZER QUE SOMOS TODOS UNIVERSAIS E LIGADOS AO ETERNO.
    QUANDO OS GOVERNANTES DO PLANETA TIVEREM ESSA VISÃO, COMO CERTEZA O RESULTADO SERÁ ASSIM, UM MUNDO MARAVILHOSO PARA NOSSOS DESCENDENTES VIVEREM.
    ABRAÇOS GRANDE ROSANA, TENHA UM FINAL DE SEMANA AUSPICIOSO E PRÓSPERO.
    DEUS TE PROTEJA!!!!!!!!!!!
    APARECIDO EDER GRESPAN
    OBRIGADO PELAS BONITAS PALAVRAS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Presidente Zé Silva,

    Obrigada, por ter se transformado em um elo, através do blog, entre tantos sonhadores e idealistas. Lendo as palavras generosas do Éder Grespan em relação a mim, não me cabe outra atitude a não ser agradecer-lhe por ter aberto esse espaço.

    Obrigada!...Obrigada...!

    Tenha um excelente final de semana.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Éder,

    Suas palavras são generosas, creio que fruto de sua bondade e beleza interior, mas tenho consciência que não sou uma grande pessoa. Parafraseando o poeta, sou "UMA CAÇADORA DE MIM,". Tenho muito que caminhar e aprender, principalmente no que se refere a ação de PERDOAR.

    Em relação a crença em Deus manifestada em minhas palavras, considero-a fruto da orientação que recebi dos meus avós maternos que foram responsáveis por minha educação.

    Não creio que haja outra explicação para minha preocupação com a vida espiritual, pois sou católica por formação, mas não tenho uma prática religiosa, o que faço é: _ler a Biblía Sagrada todos os dias e procurar pôr prática as palavras que ali estão, pois acredito, assim como diz o livro sagrado, que "A FÉ SEM AÇÃO É MORTA."

    Valendo-me mais uma vez das palavras de um poeta, digo: _ O BEM E O MAL EXISTEM, como posso escolher, escolhi o BEM. Porém, como em toda opção se paga um preço: _ já tive por muitas vezes minha boa-fé usada, mas eu não desisto do ser humano, pois o não que falta neste mundo é gente boa, assim como você!

    Éder, você viu? Chegou mais uma sonhadora no Grupo: A CLEIDE LACERDA.
    Seja bem-vinda Cleide!

    Um grande abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. SEJA BENVINDA CLEIDE LACERDA!!!!!!!!!!!!!
    ROSANA REALMENTE JOSÉ SILVA DEVE FICAR FELIZ EM PODER AJUDAR E SER ESSE ELO QUE DEVE SE TRANSFORMAR NUMA CORRENTE POSITIVA A PROCURA DE SOLUÇÕES IMPORTANTES QUE TANTO NOSSO MUNDO PRECISA!!!!!!!!!
    JOSÉ SILVA FOI BOM PARA MIM E ACREDITO QUE ELE PODE FAZER UM GRANDE E MARAVILHOSO TRABALHO ALÉM DO QUE JÁ FAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS A TODOS!!!!!!!!!!!!!!
    DEUS OS PROTEJA!!!!!!!!!!!!
    EDER

    ResponderExcluir
  6. Caras Rosana e Cleide, caro Eder...
    Fico realmente feliz por estar possibilitando este espaço democrático. E mais que isto, discutindo assuntos importantes para melhorar a vida de muita gente. Em Alagoas ocorreu tudo bem. Amanhã irei falar um pouco mais da reunião.
    Sds.

    ResponderExcluir