quinta-feira, 28 de junho de 2012

Agência Brasileira de ATER é uma vitória da Extensão Rural e uma conquista do Brasil





Na solenidade de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira 28, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação da Agência Brasileira de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, uma das maiores reivindicações dos setores da
extensão rural e da pesquisa agropecuária públicas. Um dos papéis dessa entidade, segundo lideranças e parlamentares presentes na solenidade, será promover a coordenação dos recursos públicos para a extensão rural e propor diretrizes e ações que levem à universalização
desses serviços aos agricultores familiares de todo o País.
     
Participando da solenidade, como um dos líderes do movimento de reivindicação dessa demanda histórica, o deputado federal Zé Silva, profissional de carreira da extensão rural pública, disse que estava emocionado e gratificado com esta conquista, “fundamental para o fortalecimento das entidades públicas de ATER, e que abre um novo período histórico para a extensão rural, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira”.
Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural e também presidente da Subcomissão da Agricultura Familiar na Câmara Federal, Zé Silva afirma que recebeu esse anúncio da presidente Dilma “como um dos momentos históricos da Extensão Rural, um divisor de águas para os serviços de ATER no Brasil, sobretudo nesses tempos de grandes desafios para o desenvolvimento rural sustentável”.

Fortalecimento e universalização – Ainda em seu pronunciamento, a presidente Dilma externou seu entendimento e visão sobre os setores produtivos da economia agrícola, declarando que “a agricultura familiar e a não familiar são complementares”, e por isso apoiá-las em seus processos de fortalecimento é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e para a qualidade de vida do povo brasileiro. 

Também presente na solenidade no Palácio do Planalto, Evair Vieira de Melo, presidente da empresa de extensão rural e pesquisa do Espírito Santo – Incaper e presidente do CONSEPA – Conselho Nacional de Empresas de Pesquisa Agropecuária, disse que o anúncio de criação da Agência Brasileira de ATER foi um momento que marcou uma das maiores conquistas para o rural brasileiro, “um momento que eu tenho a alegria de vivenciar. Essa Agência Brasileira de ATER – acrescentou – “ significa mais recursos, maior capacidade operacional das entidades e encaminhamento para a universalização dos serviços de ATER em nosso País, com a pesquisa e outros conhecimentos gerados também em escolas e universidades chegando a todos os agricultores familiares do Brasil, estejam onde estiverem”.

Também falou de sua emoção e alegria com esse momento histórico da ATER brasileira o presidente da ASBRAER – Associação Brasileira das Entidades Estaduais de ATER, Júlio Zoé, uma das lideranças desse movimento nacional para fortalecimento da assistência técnica e extensão rural:  “Essa conquista, ponto fundamental para um serviço de ATER forte e eficaz, democrático e universal, é fruto de muito trabalho e mobilização das entidades de ATER, dos extensionistas rurais e pesquisadores, e sobretudo de lideranças e entidades da agricultura familiar brasileira na luta pelo fortalecimento da ATER. E quem mais recebe com essa conquista é o povo brasileiro, do campo e das cidades”, finalizou Zoé.

Visite o site: www.zesilva.com.br

Um comentário:

  1. Vitórias...conquistas...que alegram os apaixonados pela causa da Assistência Técnica e Extensão Rural.
    Entrei no dia 04/11/2006 em um "escritório" da EMATER a trabalho, sem sequer saber o que significava a Sigla. Saber o que era ATER, ASBRAER nem em sonho imaginava. Percorria outros caminhos, onde as siglas nada a mim diziam. Naquele mesmo dia nasceu uma grande PAIXÃO, que se transformou em AMOR ao longo destes 06 anos. (Quase fazendo niver. rsrs...).
    Vivo todas as minhas paixões e amores intensamente, mas para vivê-los sempre quero saber em que solo piso. Uma mistura de razão e emoção e vice-versa que vive em mim.
    Estudando o meu solo me deparei com o Senhor.
    E é como uma pessoa que se embrenhou nesse universo e sabe que a Extensão Rural no Brasil, tem que ser contada antes e pós Zé Silva; com os pés bem fincados no chão; sem lhe conceder méritos que o Senhor não mereça, que lhe digo: _ VALEU, ZÉ SILVA! Obrigada de coração, já estamos colhendo os frutos das sementes lançadas pelo Senhor.

    Um grande Abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir