terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Caminhando com o produtor rural - Novos caminhos para economia rural

Caminhando com o Produtor Rural


Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.

O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Meus amigos e minhas amigas, bom dia!

No Caminhando Com o Produtor Rural de hoje, ao ensejo de estarmos iniciando um novo ano, de novos caminhos, vamos falar da necessidade desses caminhos para a economia rural. Vamos falar de estradas, de sua importância para o conjunto de nossa agropecuária.

Lembramos aqui, algumas vezes, que a agricultura precisa de condições adequadas tanto dentro das porteiras, nas propriedades, quanto da porteira para fora. É fora das porteiras que estão as condições de escoamento da produção, da redução dos custos econômicos, da garantia de qualidade dos produtos, no trajeto das propriedades rurais até os mercados consumidores.

E precisamos avançar de forma urgente no estabelecimento dessas condições de infraestrutura em nosso País. E não apenas das estradas vicinais, hoje sob responsabilidade exclusiva das Prefeituras, o que precisa ser mudado. A malha de estradas vicinais é grande e de difícil manutenção. Os municípios, sozinhos, não dão conta de conservá-las de forma adequada. Aqui, é preciso que Estados e União tenham maior parcela de responsabilidade para enfrentar o desafio.

Nesse sentido, propusemos no Câmara Federal o Projeto do PAC Rural, utilizando recursos do petróleo brasileiro para investimento em infraestruturas rurais, a começar das estradas.
Mas o problema também é grande nas estradas estaduais e federais. Não temos estatísticas de perdas de produção agrícola devido às condições de estradas, mas certamente trata-se de grandes prejuízos.
Essas condições precárias interferem na qualidade dos produtos; encarecem a logística de abastecimento; e enfim, se traduzem em perdas generalizadas para os produtores rurais e para nossa economia.

Trabalhar pela agricultura é também trabalhar por melhores condições da porteira para fora. Crédito rural, normatização das importações predatórias, questões da carga tributárias, e principalmente estradas adequadas, fazem parte desse cenário que precisa de intervenções e melhorias constantes. Vamos trabalhar também nessa direção, para uma agricultura cada vez mais forte para o desenvolvimento de nosso País.

Amigos e amigas. Estamos inciando um novo ano. Desejamos a todos vocês, às suas famílias, um 2012 de muita paz, saúde e renovadas esperanças. Um abraço fraterno a cada um de vocês que compartilha conosco essa caminhada.

Vamos Juntos!

Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um comentário:

  1. O Brasil só alavanca de vez, quando os governantes compreenderem a importância do "campo" para as cidades.

    Homens íntegros na liderança e assistencia ao campo. Bora, Brasil! #Vamosjuntos!

    Abs!

    ResponderExcluir