quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caminhando com o Produtor - Cafeicultura em Minas Gerais e o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas

Caminhando com o Produtor Rural

Amigos e amigas, bom dia!

No Caminhando com o Produtor Rural de hoje, vamos falar sobre a cafeicultura, mais exatamente da busca de qualidade para o café mineiro, um dos objetivos do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas.

A Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais realizou, em dezembro passado, o encerramento do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas. O Concurso, coordenado pela Emater, se iniciou ainda em 2004, mobilizando os cafeicultores de todas as regiões de Minas para este projeto que é, na realidade, uma importante etapa do longo processo que é a conquista de alta qualidade para um dos mais tradicionais produtos mineiros, que é o café.

Mostrando a importância que o Governo de Minas concede para todo esse processo, as solenidades de encerramento foram na Cidade Administrativa de Belo Horizonte, a sede do Governo estadual. Cafeicultores de todos as regiões do Estado estiveram presentes, mostrando que acreditam e estão mobilizados em busca dessa qualidade para o produto.

De fato, a qualidade do café é o primeiro e indispensável passo para a ocupação de outras espaços em sua cadeia produtiva. Não podemos ficar ocupando apenas o espaço da produção. Precisamos avançar para outras áreas, como o processamento, a industrialização, porque muitas vezes é aí que se encontram as maiores oportunidades para a geração de renda e emprego de que o Brasil e Minas tanto precisam.

Esperamos que esses trabalhos para a qualidade do café mineiro sejam um exemplo e um incentivo para outros setores de nossa agropecuária. Os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes, inclusive quanto às questões ambientais. Então, é preciso mudar com determinação para se adequar às novas realidades. Como diz o ditado: O otimista pensa que o vento vai acabar; o pessimista acha que o vento vai mudar; mas o realista procura ajustar suas velas, para não perder o seu rumo.

Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.


Um abraço, e Vamos Juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário