quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um ano da Lei Geral de ATER

11 de janeiro, completa-se um ano da instituição da Lei Geral de ATER, batalha travada ao longo de mais de sessenta anos de extensão rural no Brasil e direito firmado por lei há somente um ano.

Esta é uma grande conquista, marco histórico na extensão rural. Os resultados aparecem agora com as Chamadas Públicas onde muitos segmentos da agricultura podem ser atendidos com mais agilidade. Um exemplo está no trabalho da Emater de Minas, onde demos início a busca por esta conquista: em um ano a empresa participou de dez Chamadas Públicas vencendo nove delas para destinação de recursos de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural – para os nove Territórios da Cidadania de Minas. Já a outra chamada foi destinada para empreendimentos que fornecem produtos para o programa de alimentação escolar. Com este trabalho 154 municípios integrantes dos Territórios da Cidadania de Minas.

Vejo com convicção que a Lei Geral é um mecanismo que possibilita o aumento da oferta de assistência técnica para os agricultores além de proporcionar mais transparência à destinação de recursos e mais autonomia às entidades prestadoras de assistência técnica.

Me lembro ainda quando do lançamento do PAC da Pesquisa, na oportunidade, em conversa breve com o então Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse que o PAC tinha uma mãe, Dilma Rousseff, hoje nossa presidente, e sugeri a ele que fosse criado o PAC da Extensão Rural de quem então ele seria o pai. Fiz esta sugestão acreditando que somente pesquisas não seria suficientes para acelerar a agricultura, e hoje ainda mantenho esta convicção.

Vemos na prática que nossas buscas tem nos trazido bons resultados. Como sempre lembro numa boa alusão ao trabalho que desenvolvemos: colhemos os frutos da boa semeadura! E vamos seguindo juntos, forte e em frente!

Saudações extensionistas!

2 comentários:

  1. Meu eterno presidente, agora meu deputado federal!

    Um ano, com certeza, faz parte daquelas datas a serem celebradas, e comemoramos da forma, que nós extensionistas rurais, mas sabemos fazer: lá junto com os nossos agricultores familiares. Lá... está a força e a inspiração para a nossa caminhada, em cada familia, com os seus sonhos e ansiedades.
    Vamos seguindo semeando, para que a nossa colheita seja a cada dia mais produtiva, e mais sonhos se realizem!!

    Parabéns!!!

    Claudia El Armali
    Uberaba-MG

    ResponderExcluir
  2. Zé Silva, o deputado da Extensão Rural. A lei de ATER ja está dando resultado, uma vez que premia a eficiência e a prova disto é que a EMATER-MG ganhou nove das dez chamadas. Peço que ao iniciar sua caminhada no congresso brigue ainda mais pela Extensão Rural e que busque trazer a chamadas de ATER para a nossa querida Zona da Mata e Campo das Vertentes.

    Vamos juntos fortalecer cada vez mais a extensão rural de Minas e do Brasil.

    Odair José Gerônimo
    Capela Nova-MG

    ResponderExcluir