quarta-feira, 16 de junho de 2010

Meio rural em pauta

Acompanhando, ainda que não assiduamente, a mídia, tenho percebido uma quantidade relevante de protestos e problemas ligados a produtores rurais ou a situação de calamidade em que se encontram certas regiões rurais.

E não se trata só de nosso estado. As notícias abrangem todo o país. Protestos no Mato Grosso, protesto em Alagoas, paralisação no Mato Grosso do Sul, assaltos em zonas rurais de Minas, falta de infra-estrutura, de estradas, mau uso de solos em todo o nordeste brasileiro...

Estes fatos vêm mostrar o quanto precisamos dar atenção às áreas rurais e aos produtores. Se há protestos é preciso criar frentes de discussão para negociar com produtores, atender suas reivindicações e proporcionar ajuda de forma que também resguardemos os recursos dos Governos para atender todas as demandas com igualdade.

Em regiões potencialmente desgastadas se faz ainda mais urgente a presença constante de assistência técnica que oriente os produtores e os garanta produção visando sustentabilidade. Uma de nossas maiores preocupações, afinal é preciso cuidado rigoroso para que não se chegue a um estado irreversível.

Vejo sempre a união e organização como um grande passo para superar as dificuldades e alcançar melhores condições de trabalho e, principalmente, de vida. É o que incentivo e pretendo continuar incentivando ao longo de minha caminhada.

Essas regiões precisam de uma representatividade atuante, que os mostre caminhos para resolver seus problemas e desafios. Em janeiro, uma grande conquista: o Presidente Lula sancionou a Lei Geral de Ater. Agora é hora de buscar garantias junto aos Governos Estaduais também, para que cada região garanta assistência técnica de qualidade através de serviços previstos e providos pelo próprio Estado. É hora de termos Lei Geral de ATER(Assistência Técnica e Extensão Rural) em cada estado.

Vamos Juntos!



Links:
http://www.tudonahora.com.br/noticia/politica/2010/06/09/99479/lula-encara-protesto-de-produtores-rurais-e-promete-resolver-endividamento
http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?258352
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/06/nordeste-brasileiro-esta-em-processo-acelerado-de-desertificacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário