segunda-feira, 24 de maio de 2010

Transformação social a partir do campo

Ainda caminhando por minha Minas Gerais, algo que se tornou um hábito de trabalho e do qual não pretendo me afastar, penso a cada dia no que falta ao campo e, cada vez mais, o enxergo como lugar seguro para investimentos capazes de trazer retornos sociais e financeiros. E o que seria das cidades sem o campo!

Vejo que, primeiramente, é preciso levar ao campo a devida infraestrutura: estradas vicinais, locais para armazenamento de produção, e claro, habitações apropriadas que sejam atendidas por serviços básicos, como os já prestados nas cidades, de saneamento, telefonia, correios, atendimento de saúde nas proximidades, etc. Em seguida urge desburocratizar o acesso ao crédito, fundamental como incentivo ao empreendedorismo do homem do campo, e viabilizar maior participação de médios produtores através do acesso a políticas públicas, o que significa dizer que tais políticas devem ser abrangentes e atender a todos.

A partir do momento que os produtores buscam condições de empreender esbarram em mais um empecilho: as condições legais para que seu negócio inicie e sobreviva. Portanto é necessário também adequar a legislação para processamento de produtos agrícolas, legislação trabalhista para trabalhadores rurais, além de readequar a legislação ambiental para que seja efetiva e possa ser cumprida, e tirar a visão antiga do Estado que só pune e fiscaliza para o Estado que educa e premia. E num nível mais profundo, que vai abranger todas as outras etapas, é imprescindível universalizar a Assistência Técnica, condição essencial para garantir capacitação, especialização e conseqüente qualidade do trabalho no campo.

Além disso, também é um papel público o de proporcionar fortalecimento de mercados locais, de forma que haja plenas condições de escoamento de produção, um dos maiores gargalos da pequena e média atividade agropecuária. Inclusive, devemos ainda, garantir todos estes serviços e prestar a devida atenção aos assentamentos da reforma agrária, proporcionando a eles, como qualquer outra área de produção, condições de infraestrutura produtiva competitiva, notando o quanto este projeto é importante para nosso país.

Acredito firmemente nestas bases que cito como pontes que nos levarão ao desenvolvimento sustentável e a melhores condições de vida, baseadas na igualdade de direitos e no respeito a todas as populações!

Vamos juntos nesta estrada!

Um comentário:

  1. ÊTA, vida difícil!

    Tentei de todas as formas me excluir do blog. E ainda não consegui! As contas travaram.
    Então, até eu conseguir, tô aí, mas não tô, viu?
    (rsrs)!

    Só rindo, para não perder a calma!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir