quinta-feira, 27 de maio de 2010

Retrospectiva de Uberaba

No dia 5 de maio de 2010 estivemos em Uberaba para visitar a Expozebu 2010, e na oportunidade visitamos também outras entidades do setor agropecuário.

Na ABCZ estivemos com seu presidente, José Olavo Borges, onde ele reafirmou a democratização da genética zebuína, dentro do programa Pró-Genética, do qual participamos na etapa de elaboração. Em nossa conversa discutimos a importância da realização da Femig em Uberaba, uma parceria da ABCZ, Sindicato Rural e Emater.
Reafirmamos também a realização da mesma devido ao apoio do Governador Anastasia e ex-Governador, Aécio Neves. A ABCZ quebrou um paradigma ao abrir espaço para a agricultura familiar.

No Parque Fernando Costa, visitamos o Estande da AMUR, Associação de Mulheres Rurais de Uberaba e Região, o Estande da BPW, e também Associação de Mulheres de Negócios, onde pudemos perceber a integração do universo feminino, unindo as forças urbanas e rurais. Pude contar a elas as várias ações que realizamos na Emater com mulheres rurais de regiões de Almenara, Noroeste de Minas, Paracatu, Urucaia, União de Minas, Carneirinho entre outras. Destaquei ainda a parceria com a Asbraer e MDA com o projeto Talentos do Brasil, desenvolvido em vários estados. Uma oportunidade de renda e trabalho para as mulheres rurais que ao mesmo tempo as valoriza e propus ainda a criação de um circuito mineiro de artesanato rural, onde, através do intercâmbio de projetos bem sucedidos, estaremos incentivando a criação de novos grupos de mulheres criativas como estas!

Visitamos a CERTRIM, Cooperativa dos Empresários Rurais do Triangulo Mineiro, onde fomos recebidos pelo presidente Luiz Henrique Borges, vice-presidente financeiro, Frederico Misson e Antonio Bosso, gerente Administrativo. Na oportunidade fomos ouvir as necessidades do Setor, uma vez que integramos a comissão nacional da Asbraer. Comissão esta que tem a finalidade de montar um documento contendo as necessidades do setor de agronegócio, e as entregaremos aos candidatos à presidência da República e aos candidatos a governos estaduais.

Ainda nessa missão estivemos no Sindicato Rural, com o presidente Rivaldo Machado Borges e outros associados onde vimos a importância da integração dos Sindicatos Rurais através do núcleo criado no Triângulo Mineiro. Assim o pequeno produtor também pode participar mais ativamente das conquistas do setor. Em seguida visitei também a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde ouvi as reivindicações de produtores, uma delas a universalização do setor rural. Recentemente estive na Fetaemg em Belo Horizonte com a participação de mais de 300 dirigentes de sindicatos dos trabalhadores do estado e pude notar o quanto este setor quer estreitar parcerias com as Emateres. Visitamos lideranças comunitárias, como o Sr. Dedé Santana, onde falamos muito sobre a importância da sociedade civil na construção de políticas públicas em conjunto com o poder público, e ainda a integração das associações rurais e de bairro.

Estive ainda na Premix, empresa produtora de sal mineral, para também escutarmos o setor empresarial, uma categoria importante na economia de nosso país, e lá tomamos conhecimento da necessidade de adequar a legislação brasileira em relação as produtos homeopáticos.

Fechamos nosso dia com acolhida carinhosa na propriedade do meu amigo e companheiro, Luiz Henrique Borges.

Agradeço a todos as pessoas presentes nestes encontros pela oportunidade de ouvir companheiros e seguir construindo um trabalho forte!

Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário