quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais uma vitória: Plenário aprova Lei de Ater

O Plenário da Camara dos Deputados aprovou o substitutivo da Comissão de Agricultura para o Projeto de Lei 5665/09, do Poder Executivo, que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater) e institui uma política para o setor, a Pnater. O Projeto agora será enviado para o Senado. Tivemos algumas das nossas sugestões inseridas no PL 5665/2009, uma delas, é que a entidade terá que comprovar 5 anos de experiência de atuação em ATER. É a Extensão Rural sendo reconhecida como um serviço essencial. Viva a Extensão Rural. Vamos juntos!

9 comentários:

  1. Podemos dizer que agora a Agricultura Familiar está a um passo de um marco histórico. Pois este ato irá garantir a agilidade necessária para execução da Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na reforma agraria em nosso Pais.

    Parabéns, Agricultura Familiar;
    Parabéns, Minas Gerais;
    Parabéns, Brasil;
    Parabéns, José Silva.

    Forte Abraço.

    Ataliba Mendes.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE JOSÉ SILVA, COMO VAI ??????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ !!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS PELA VITÓRIA CONSEGUIDA ATÉ AGORA.
    SABEMOS QUE É APENAS O COMEÇO DE UMA NOVA ERA AONDE POSSAMOS SIM FAZER MUITO MAIS DO QUE TEMOS FEITO ATÉ AGORA, MUITAS COISAS PRECISAM SER CONVERSADAS E DISCUTIDAS PARA QUE REALMENTE O RESULTADO SEJA CADA VEZ MELHOR.
    EM TODAS AS ÁREAS DA AGRICULTURA HÁ NECESSIDADES IMPORTANTES E PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, SENÃO PODEMOS TER CENTENAS DE LEIS APROVADAS, MAS NÃO TEREMOS AONDE APLICÁ-LAS POIS CORREMOS SÉRIOS RISCOS DE EXTINÇÃO.
    NÃO PENSE QUE É EXAGERO MEU NÃO CARO JOSÉ SILVA, PRECISAMOS OLHAR COM MAIS CARINHO ESSA ÁREA E A ÁREA HUMANA QUE SEMPRE FALO, POIS ASSIM NÃO ACONTECERÁ COISAS RUINS QUE TEM ACONTECIDO NO PLANETA.
    ABRAÇOS, CONTINUE FIRME, TENHO MINHA LUTA LOCAL E OLHA QUE NÃO É NADA FÁCIL TAMBÉM, MAS É GRATIFICANTE E HOJE QUANDO UM PRODUTOR DISSE GOSTEI DO ZÉ SILVA, ELE UM MENINO MUITO BOM, QUEM DISSE ISSO FOI SENHOR BRUNO SASSERON, O SENHOR CONVERSOU COM ELE EM ANDRADAS E ESTEVE COM ELE NUM CONCURSO DE CAFÉ QUE ELE FOI PREMIADO, VALE A PENA ACREDITAR QUE HÁ HOMENS BONS E QUE PODEM SIM FAZER ALGO DE MUITO ESPECIAL.
    PARABÉNS DENOVO, ABRAÇÃO.
    EDER!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos a um passinho da vitória: aguenta coração!

    Como brasileira, como mineira "uai" assumida, daqui de um recanto da Zona da Mata, quero lhe dizer que estarei sempre acompanhado o seu trabalho e colaborando naquilo estiver dentro das minhas possibilidades, porque sobra-me razões para admirar-lhe.

    Minha felicidade só não é completa, porque eu queria tanto que meu pai-avô tivesse entre nós, para que pudesse falar dessas maravilhas, para ele.

    Eu vi muitas vezes, "meu velho" (José Inácio Corrêa, UM GRANDE HOMEM!), falando da saudade que sentia "da vida no campo". Quando ainda criança, sem entender muito das coisas, eu o perguntava o porquê de lá não estar, e ele me dizia: A MISÉRIA ME FEZ ENTERRAR UMA FILHA, EU NÃO IA DEIXAR OS OUTROS MORREREM DE FOME!

    Obrigada Presidente, por sua garra e determinação. Em nome dos "Corrêa", que conheceram a fome e a miséria no campo, eu lhe agradeço, porque essa realidade vivida por eles, me faz ser totalmente 100% uma seguidora de quem defende, se alia, e luta pelo direito dos homens do campo.

    Um abraço fraterno,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Éder,

    Um abração para você. Dá um abraço no seu Bruno Sasseron, por mim.
    Menino, ficando pensando, se meu avô tivesse conhecido o "Presidente Zé Silva", ele ia ficar feliz demais. Até posso imaginar aquele tom de voz baixo e rouco dizendo: _ GRANDE HOMEM, ESSE MENINO! (paradoxal, mais a cara dele!)

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Caro José Silva
    Tendo Rubéns Alves como referencia,
    Reflito - Caminhar perto de coisas e pessoas de VERDADE ,desfrutar desta oprotunidade de conviver com gente humana ,muito humana.
    Que pensa e age em nome de todos ,inclusive daqueles que nâo conhecerá!
    Parabéns a vc e atodos que apoia e ajuda a construir nosso projeto!! Vamos pois é hora!!
    Abraço,
    Eugênia Mara

    ResponderExcluir
  6. Depois de refletir que a extensão rural no Brasil foi prejudicada e teve consequencia de atraso no desenvolvimento no país, ocorre agora a iniciativa de restruturação da ATER, que tem papel fundamental e necessita de suporte para alavancar o desenvolvimento, e se queremos o Brasil para 2020 como maior país produtor mundial devemos pensar também na agricultura familiar por sua sustentabilidade.
    Um abraço
    Wilson Marajó e Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Presidente Zé Silva!
    Bom dia, Mara!

    Mara, que bom que saber que dividimos outra paixão, além da EXTENSÂO RURAL: _ RUBEM ALVES!
    Refletir com Rubem Alves, com certeza, é abrir o coração para o AMOR UNIVERSAL.
    Olha que lindo, Gente... (Ah, não custa lembrar que Rubem Alves, também, é mineiro. (rsrs) Êta, Minas Gerais que produz gente boa!. Amo o Brasil inteiro, viu! Mas sabe como é que é: "SOU DO MUNDO, SOU MINAS GERAIS"!

    "(...) o que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves, 2002)

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Ataliba, Rosana, Wilson, Mara e Éder...
    Viva a Extensão Rural e também a luta de todos que acreditaram que é possível ter um Brasil melhor. A luta continua, na semana que vem iniciaremos as ações no Senado Federal. Como o PL 5665 foi aprovado por unanimidade, creio que não teremos problemas no Senado. Não vamos descuidar um minuto...
    Bom final de semana...
    Sds.

    ResponderExcluir
  9. Estamos em um momento de relevancia para o segmento da Assistencia Técnica e Extensão Rural. A primeira sensação é que a ATER seja valorizada com a aplicação da lei pois pode possibilitar um ordenamento de recursos para que sejam investidos em salário e na melhoria da qualidade de vida dos extensionistas. Mais que isso, é ofertar serviços cada mvez melhores e compatíveis com a necessidade de qualidade de vida e sustentabilidade.A lei institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar (Pnater) e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater) Estas são ferramentas essenciais para sua aplicabilidade. Creio que a criação da Secretaria Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural poderá otimizar a entrada de recursos, que beneficiarão agricultores familiares quanto os consumidores. O importante é que nesse processo não fique fissuras para exposição de conquistas da ATER. Confiamos na sua liderança. Sucesso. Estamos acompanhando o desenrolar pelos meios de comunicação da EMATER-MG. Nossa tese de mestrada sobre Formas de intercenção institucional na UFV poderá ter um segundo desdobramento analsiando esse processo de evolução da ATER. Estamos a disposição para contribuir. ZENAIDO LIMA DA FONSECA 37 8826 1600

    ResponderExcluir