segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AGRONOMIA- Mais que uma profissão. Um compromisso social.

Se tivesse que decidir novamente que curso faria, sem dúvida, faria AGRONOMIA. Nas minhas andanças por Minas Gerais, em vários estados do Brasil e, até em outros países em defesa da Extensão Rural e da Agricultura Sustentável, especialmente a Agricultura Familiar. Tenho afirmado com convicção que a Agronomia é mais que uma profissão, é um compromisso social. E o mundo cada vez mais precisa de profissionais conscientes. Que atue de forma que não falte alimento com qualidade, barato e abundante na mesa dos milhões de pessoas no planeta terra. Mas também que oriente cada cidadão e cada agricultor da importância de garantir as gerações futuras, um meio ambiente equilibrado.
Fica aqui registrado este dilema que não é só dos agrônomos, mas de todos nós.
Vamos juntos resolver este desafio.
Viva o DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO!
Sds.

7 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,

    Nessa sua declaração de amor a sua profissão, e na reflexão feita sobre o compromisso social assumido pelos Agrônomos e Agrônomas, não há espaços para questionamentos, pois a gente sabe que são palavras viscerais, porque "é viva a palavra quando são as obras que falam."

    O Senhor tem feito muito, honrando sua profissão e demonstrando que quando se opta por seguir uma carreira por vocação a chama da paixão não se apaga, ela reluz cada dia mais...

    Imagino que o menino que corria pelos quintais seguindo "Dona Chica", nunca pensou que o seu amor: pelas plantas, pelos animais, pelo cheiro da terra molhada o levaria a escrever seu nome na História da Agricultura Brasileira, mas quando o amor é profundo e verdadeiro grandes obras se realizam...

    Um grande abraço,
    Parabéns... parabéns...
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE CARO JOSÉ SILVA, COMO VAI?????????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ!!!!!!!!!!!!!
    FELIZ DIA DO AGRÔNOMO, QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE INSPIRADOS A FAZER SIM O NOSSO MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS E APROVEITAR A OPORTUNIDADE DE SER UM LÍDER E FAZER PROEZAS COM ESSA LIDERANÇA.
    ABRAÇOS E TENHA UMA SEMANA CHEIA DE COISAS BOAS.
    EDER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente o Sr. João plantou uma semente de feijão, que produziu mais do que todos os outros pés de feijão, pacientemente aguardou até o próximo plantio, depositou as sementes ao solo, colheu tantas outras mais, e as repartiu entre os seus amigos.Estas sementes viraram o foco de pesquisas, foram avaliadas as suas caracteristicas, comportamento, potencialidades, os aspectos produtivos e o desenvolvimento econômico social.Também a horta da Dona Zumira que produz com tanta fartura, ela aprendeu com os seus pais,mas tem sempre em sua casa um folheto explicativo sobre hortas domésticas,ela lembra de todas às orientações, e das informações que aprendera nos cursos. Hoje a comunidade tem melhorado bastante. A semente de feijão lá do Sr. João depois de tudo foi pará também nas fazendas de Unai, estão colhendo muito bem, com áquelas máquinas enormes, mas importante saber, que 70% da produção de feijão deste país são plantados pelos pequenos produtores, e outros mais importantes iténs.A todos os extensionistas, aos colegas que neste dia 12 de outubro, comemoram a Ciência da Agricultura, mas comumente chamada Agronomia.
    Joel Lima da Fonseca
    Esloc/Coluna

    ResponderExcluir
  4. Depoimento bacana do Presidente Zé Silva, não é pessoal?

    Vou deixar, abaixo, o início de uma sentença e os Agrônomos e Agrônomas que puderem e quiserem completar, vão me deixar muito feliz. É sempre bom estar em contato com belas palavras e obras.

    Joel, Éder muito bacana o que foi escrito. Boa semana para vocês.

    SOU AGRÔNOMO (A) PORQUE...

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma Boa Noite a todos,

    Uma poesia de Carlos Drumond de Andrade para deixar o fim de noite mais belo e colorir o novo dia que logo-logo vem aí!

    MÃOS DADAS

    "Não serei o poeta de um mundo caduco.
    Também não cantarei o mundo futuro.
    Estou preso à vida e olho meus companheiros.
    Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
    Entre eles, considero a enorme realidade.
    O presente é tão grande, não nos afastemos.
    Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

    Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
    não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
    não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
    não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

    O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
    a vida presente."

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir