domingo, 4 de outubro de 2009

Criatividade Rural!

Criamos na Emater-MG, há quatro anos, o Prêmio Criatividade Rural, uma valorização do produtor rural que, com soluções simples consegue melhorar muito a vida no campo e até a produtividade. São soluções que combinam economia de tempo, redução de custos e melhoria no desempenho das tarefas, com a possibilidade concreta de aumentar a renda familiar.

Os prêmios aos produtores classificados até o 5º lugar serão entregues no dia 6 de outubro, a partir de 14h, em cerimônia no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte. Também serão premiados os técnicos que orientaram os vencedores. Nesta edição do prêmio foram inscritos 150 projetos, 25% acima do número de inscritos em 2008 (120). Os projetos foram analisados e aprovados por uma comissão formada por especialistas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, Epamig, IMA, Ruralminas, Embrapa, Banco do Brasil, Ocemg/Sescoop-MG e Fetaemg.

Confira a lista de vencedores no portal da Emater-MG: http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/Classificacao_Final4.pdf

11 comentários:

  1. Presidente,

    Esse prêmio foi uma iniciativa brilhante!

    Temos agricultores com ideias fantásticas que realmente merecem ser divulgadas e difundidas.

    O primeiro lugar desse ano foi um agricultor do norte de minas, que com seu coletor de mamona - simples e funcional conseguiu otimizar tempo, dinheiro e muitas luvas.
    Isso sem falar do cuidado extra que passou a ter com suas mãos, ferramenta valiosa de trabalho!!

    Não podemos deixar morrer essa criatividade: tanto pela parte dos agricultores quanto pelos extensionista.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE JOSÉ SILVA SOARES, COMO VAI????????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ!!!!!!!
    FALANDO EM PRÊMIO CRIATIVIDADE RURAL, PODERÍAMOS CRIAR UM PRÊMIO DE CRIATIVIDADE DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAS COM UM VALOR EXTREMAMENTE ALTO QUE FIZESSE OS PRODUTORES SONHAR MAIS ALTO AINDA E COMO CONSEQUÊNCIA TERÍAMOS UMA ACELERAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DO PLANETA QUE SABEMOS PRECISA MUITO, PORQUE NA MINHA OPINIÃO AINDA ESTAMOS MUITO DEVAGAR NESSA ÁREA E NECESSITAMOS CRIAR SOLUÇÕES COMO AS QUE PASSOU HOJE NO MINAS RURAL, DAS BACIAS DE CONTENÇÕES QUE PRECISAM SER MULTIPLICADAS POR MIL.
    ESTÁ AÍ UMA BOA IDÉIA, SÓ PRECISAMOS DE PESSOAS QUE COLOQUEM EM PRÁTICA E VAMOS EM FRENTE QUE PODEMOS SIM FAZER A DIFERENÇA.
    ABRAÇÃO JOSÉ SILVA E TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA.
    EDER!!!!!!!!!!!

    4 de Outubro de 2009 20:50

    ResponderExcluir
  5. "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor;(...)Onde houver desespero, que eu leve a esperança;(...)Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.(...)."

    Hoje é dia do Santo da Paz, para os de outro credo do "homem da Paz". Filha de um "Francisco de Assis", que ganhou o nome pelo dia que nasceu, impossível esquecer essa data.

    Desejo que São Francisco de Assis proteja a todos que trabalham com seriedade com a Extensão Rural. De alguma forma ele é Padroeiro de vocês que amam a natureza, os animais,e, PRINCIPALMENTE QUE AMAM E LUTAM pelos menos favorecidos.

    Parabéns aos Produtores premiados pelo "Prêmio de Criatividade", aos técnicos que acompanharam os projetos e aos profissionais da Central que Coordenam o trabalho.

    Boa semana a todos!

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre o posicionamento do Dep. Lira Maia em relação, aos por ele denominado, de´"itens polêmicos".

    Sempre gostei de seus posicionamentos em relação aos assuntos propostos. Eles sempre trazem uma proposta de reflexão. O Senhor não tem aparecido mais. Há tempos venho observando, mas nessa oportunidade não poderia de deixar de pedir sua opinião.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Saudações Sr. Presidente
    A idéia do Criatividade Rural é fantástica. É uma grande oportunidade dos amigos do campo poderem mostrar um pouco de sua criatividade, afinal, os nossos agricultores são grandes estrategistas que conseguem sobreviver na dura realidade do campo superando grandes desafios. O reconhecimento deste trabalho se deve a Emater por buscar nos locais mais ermos, nossos grandes inventores.
    Pelo fato desta oportunidade está se espandindo com o sucesso do criatividade rural que já está em sua 4ªedição, gostaria de dar uma sugestão. Nesta ultima edição foram 150 projetos inscritos, certamente dentre eles existem muitas outras idéias brilhantes que merecem ser divulgadas, para que assim, outras pessoas possam desfrutar e conhecer estes inventos que poderão trazer grandes benefícios para faciliatar o dia-a-dia do homem do campo. Então a PUBLICAÇÃO dos demais projetos (certamente após passarem porum processo de seleção) poderá ser de grande serventia para os agricultores, seria um manual de idéias inovadoras que daria o reconhecimento aos seus criadores.
    Uma segunda idéia seria transformar este evento em uma EXPOSIÇÃO DE INVENTOS, alí os "professores pardais" poderiam expor seus inventos e na oportunidade concorrer ao premio em um processo ao vivo de avaliação e promoção. Tudo isso com o geitinho mineiro que a Emater saber de fazer valer os conhecimentos do homem do campo.
    Sinto-me orgulhoso por fazer parte do time campeão.

    José Roberto
    Esloc de Verdelandia
    Uregi de Janaúba vencedora da 4ª Edição do CRIATIVIDADE RURAL.

    ResponderExcluir
  9. Importante ressaltar que o Prêmio criatividade Rural preza pelas questões simples, porém mágicas, ou seja uma máquina simples, de grande valia, de ótimos resultados, como é o caso do coletor de mamona que teve 1° lugar prêmio criatividade rural ano 2009. Não que os produtores estejam impedidos de apresentarem tecnologias com recursos sofisticados,neste caso, o importante foi a simplicidade e a sua excência.
    Joel Lima da Fonseca
    Esloc/Coluna-MG

    ResponderExcluir
  10. O recado acima é para o Sotero. Ficou faltando o nome dele.

    ResponderExcluir
  11. O premio de criatividade rural expressa muitas TS - Tecnologias sociais que podem ser apropriadas pela sociedade. Estimular esse nicho de criatividade é muito gratificante. Parabens

    ResponderExcluir